Diretor Circense

Diretor Circense

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

2000€ - Máximo

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor circense, ou diretor de circo, é a pessoa que desenha todo o espetáculo. É ele que faz a programação, coordena e dirige os ensaios e a apresentação e é o maior responsável pela organização do espetáculo. 

Nenhum espetáculo se faz sozinho. É sempre preciso ter alguém que comande, que consiga indicar o norte para os diferentes artistas. No caso dos espetáculos de circo, a pessoa que lidera toda a equipa é o diretor circense. Esta é uma profissão de grande responsabilidade, mas também é bem recompensada por isso.

Não é fácil chegares a um cargo de direção, mas quando realmente queremos uma coisa, não há nada que nos possa parar! 

Portanto, se achas que tens perfil de liderança e gostavas de trabalhar na área circense, está na hora de conheceres a profissão de diretor circense. Neste artigo vamos mostrar-te o que faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho e tudo o que precisas fazer para conseguires um cargo na direção de um circo. 

Vens connosco à descoberta? 

O que faz um Diretor Circense?

O diretor de circo, ou diretor circense, faz a programação de todo o espetáculo e é a pessoa que organiza a apresentação. Para garantir que tudo está perfeito, ele dirige os ensaios, assim como está à frente de tudo durante as apresentações ao vivo, ou gravadas. 

Ele é uma figura central do mundo do circo e tem a palavra final no que diz respeito às apresentações. Todos os artistas de circo devem-lhe obediência, pois ele é a figura máxima de autoridade no circo. 

Por isso, se quiseres seguir esta profissão, tens de ter um perfil de liderança forte e uma excelente capacidade de comunicação. Lembra-te que o teu papel principal será liderar uma equipa. Por isso, mais do que saber fazer acrobacias, vais ter de saber gerir pessoas. 

Para entenderes melhor a profissão de diretor circense, vamos ver agora as principais funções que terás no dia a dia de trabalho. 

Quais as suas funções

O diretor de circo desempenha as mesmas funções que qualquer outro diretor de espetáculo. Portanto, entre as principais funções temos:

  • Formar a equipa de trabalho
  • Desenvolver ideias para o espetáculo
  • Comunicar as suas ideias e decisões com a equipa
  • Dirigir ensaios e apresentações
  • Planear a produção do espetáculo circense
  • Avaliar os resultados dos diferentes artistas, assim como de outros profissionais circenses, como, por exemplo, rabolistas, capataz de circo, entre outros.
  • Supervisionar a criação das apresentações
  • Criar novos projetos para o circo
  • Recolher dados e informações que possam ajudar na avaliação dos trabalhadores, assim como para ajudar no planeamento de novos espetáculos
  • Supervisionar a montagem do espetáculo
  • Pesquisar novos temas que possam ser inspiração de apresentações
  • Avaliar as necessidades e oportunidades do mercado
  • Listar todos os recursos que são precisos para a produção do espetáculo
  • Gerir conflitos que possam surgir na equipa de circo
  • Fazer acordos com patrocinadores
  • Fazer reuniões com a equipa para definir objetivos, traçar metas e formar o espetáculo
  • Definir o cenário do espetáculo
  • Escrever textos para jornais, sites, entre outros meios de comunicação para fazer avisos, promoções, entre outros comunicados
  • Aprovar o cronograma dos trabalhos
  • Avaliar novos talentos 

Para conseguires fazer estas tarefas, tens de estar preparado para trabalhar sob uma grande pressão, para lidar com as transformações no padrão de comportamento do público (e dos próprios artistas), assim como para as inovações tecnológicas que transformam, de tempos em tempos, a forma como se prepara um espetáculo. 

Além disso, tens de ser uma pessoa altamente criativa, com uma grande perceção estética, além de uma grande capacidade de flexibilidade. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor circense, tal como o próprio nome indica, trabalha em produções de circo. Cada circo tem apenas um diretor e, tendo em conta que não existem muitos circos e companhias circenses, conseguir uma vaga de diretor de circo não é nada fácil. 

Sem dúvida, as saídas profissionais são poucas e as oportunidades de trabalho escassas. No entanto, quando gostamos do que fazemos e temos talento, não há nada que nos possa deter. O mais importante é que te sintas feliz e realizado no teu trabalho, e que o desempenhes sempre com muita paixão. Pode ser que comeces por baixo, mas luta sempre pelo teu objetivo. Um dia vais conseguir chegar onde sempre sonhaste!

Como entrar na carreira de Diretor Circense?

Se queres seguir a carreira de diretor circense, antes de mais nada tens de conhecer bem o mundo do circo. Não podes querer entrar logo para um cargo de direção se não conheces os meandros do circo. Portanto, inicialmente deves tornar-te um artista circense. 

Precisas conhecer bem o espetáculo de circo, assim como as diferentes artes dentro de um espetáculo circense. 

Além de saberes como é a vida de um circo, precisas dominar a arte de comunicar e liderar equipas. A gestão de pessoas não é fácil. Por isso, a nossa sugestão é que faças um curso de liderança de equipas. Vai ser-te de grande utilidade para chegares ao cargo de diretor circense. 

Vamos dar uma olhadela a alguns cursos úteis de liderança e gestão de equipas!

Onde estudar para Diretor Circense?

Portugal: 

Brasil: 

Gostavas de ser um grande diretor circense? O teu sonho sempre foi montar um espetáculo de circo e liderar a equipa? Então luta por todos os teus sonhos e nunca desistas. Acredita sempre em ti, nas tuas capacidades e luta para conseguires tudo o que queres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top