Assistente de Produtor de Casting

assistente de produtor de casting

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de produtor de casting é o braço direito do produtor de casting (produtor de elenco). Ele é o responsável pelo elenco durante os castings, mas também pode tratar de assuntos burocráticos, como a realização dos contratos de trabalho com os profissionais escolhidos.

Se és uma pessoa dinâmica, que gosta de comunicar, e com grande sentido de responsabilidade e organização, esta pode ser uma profissão interessante para ti.

Sem dúvida, é uma carreira cheia de desafios e é empolgante fazer parte de uma equipa que está a escolher os elencos para filmes, séries, publicidade, entre outras produções audiovisuais.

Ficaste interessado nesta profissão? Então estás no sítio certo! Aqui, vais descobrir o que faz este profissional, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Produtor de Casting?

O assistente de produtor de casting, também chamado simplesmente de assistente de casting, ajuda o produtor de casting (também conhecido como produtor de elenco) nas suas atividades.

É ele que contacta o elenco e os convoca para as filmagens, acompanha os atores, modelos, entre outros artistas, nos testes (castings) e pode também realizar os contratos de trabalho com os profissionais selecionados.

Este assistente ajuda o produtor de elenco a organizar tudo o que é preciso para a fase de recrutamento e seleção, e também pode ajudá-lo no treinamento dos profissionais (também uma das funções do produtor).

Para entenderes melhor tudo o que faz um assistente de produtor de casting, deixamos-te aqui um vídeo de uma jovem que trabalha na área e nos explica, de forma sucinta, como é o seu dia de trabalho.

Ora vê!

Quais as suas funções

Se assististe ao vídeo anterior, já ficaste a perceber que o dia a dia de um assistente de casting é muito atarefado.

Ele acompanha os profissionais que vão fazer o casting, veem se está tudo em conformidade, se os profissionais precisam de alguma coisa, e são eles que preenchem as placas com a identificação dos candidatos para as gravações.

Além disso, eles ajudam o produtor de casting a realizar os contratos para os profissionais que foram selecionados, contactam os candidatos selecionados para estes se apresentarem no dia das gravações, entre outras mais burocráticas.

Ao realizar este trabalho, o assistente liberta o produtor de elenco para que este possa dedicar-se ao planeamento do casting e à seleção dos candidatos ideais.

Como vimos, o trabalho do assistente de casting envolve o contacto direto com várias pessoas. Por isso, se queres seguir esta carreira, tens de ser uma pessoa muito comunicativa. Além disso, deves ser uma pessoa observadora e organizada.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

Como assistente de casting, vais trabalhar com os produtores de casting, ou produtores de elenco. Existem muitas saídas profissionais para estes dois profissionais, entre as quais destacamos, por exemplo:

  • Agências de Modelos
  • Agências de Atores
  • Empresas de castings e de escolha de elencos
  • Televisão
  • Produtoras de cinema
  • Agências de Publicidade

Embora seja uma profissão com muitas saídas profissionais, devemos deixar claro, aqui, que este é um meio difícil de entrar. Não existem assim tantas vagas de emprego, e as que há, costumam ser ocupadas por meio de uma indicação ou recomendação.

Como entrar na carreira de Assistente de Produtor de Casting?

Para seguires a profissão de assistente de produtor de casting, o mais importante é seres uma pessoa comunicativa e motivada. Ter vontade de aprender e de fazer um bom trabalho é essencial para teres sucesso como assistente de casting.

Mas, como dissemos, esta é uma área difícil de “entrar”, porque as poucas vagas de emprego que existem são preenchidas por meio de uma recomendação de pessoas que já trabalham na área.

Sendo assim, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, é fundamental trabalhares a tua rede de contactos. Ora, a melhor forma de conheceres outras pessoas do meio é estudando na área.

O ideal é que procures um curso de produção de casting que tenha um estágio no final. Assim, vais conseguir trabalhar antes mesmo de terminares a tua formação. Além disso, vais começar a trabalhar os teus contactos e, assim, terás mais hipóteses de conseguir mais trabalho no futuro.

Outra possibilidade é começares como ator ou modelo. Sem dúvida, muitos assistentes e produtores de elenco começaram as suas carreiras como modelos ou atores, permitindo-lhes ganhar experiência na área.

Onde estudar para Assistente de Produtor de Casting?

Como dissemos, o ideal é que tenhas um curso em produção de casting. Com esta formação, terás mais facilidade em conseguir um trabalho como assistente de produtor de casting, mas também te permite abrir horizontes e crescer na carreira. Quem sabe, no futuro, até te podes tornar um produtor de elenco de relevância no mercado!

Para te ajudarmos, reunimos, aqui, alguns cursos que podem ser bastante interessantes para ti. Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um assistente de produtor de casting de sucesso, então não deixes de investir na tua formação, não só antes de começares a trabalhar, mas ao longo de toda a carreira. Dedica-te bastante, pois todo o teu esforço vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top