Assistente Financeiro

Assistente Financeiro

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente financeiro auxilia em todas as atividades financeiras (geralmente ao lado de consultores e coordenadores financeiros) dentro da empresa para a qual trabalha.

Para quem gosta do setor dos negócios e finanças, para os apaixonados por números e análises financeiras, esta pode ser uma profissão fantástica. Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer a carreira de assistente financeiro. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais as funções que tem na sua rotina de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Assistente Financeiro?

O assistente financeiro auxilia nas atividades financeiras da empresa. Ele é o braço direito do coordenador financeiro e dos consultores financeiros e, por isso, realiza tarefas que possam ajudar nas funções destes profissionais.

Ele faz levantamentos, trata das contas a pagar e a receber, controla as transações financeiras, assim como outras tarefas financeiras dentro da empresa, como acompanhar o fluxo de caixa, por exemplo.

Como um dos elementos do departamento de gestão financeira, este profissional tem de estar sempre a par dos gastos e custos dentro da empresa, assim como dos recursos dos quais a organização dispõe.

Além destas tarefas, ele também desenvolve relatórios financeiros e trata da organização de todos os documentos do departamento financeiro.

Conhece também a profissão de Analista Financeiro

Quais as suas funções

O assistente financeiro tem como principal função auxiliar nas atividades financeiras da organização. Sendo assim, ele desempenha uma série de tarefas no seu dia a dia de trabalho, normalmente com o coordenador financeiro e com os consultores financeiros.

De entre as várias funções, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Desenvolver relatórios financeiros
  • Fazer pagamentos e cobranças
  • Acompanhar o fluxo de caixa
  • Identificar e auxiliar no tratamento de casos de inadimplência (sempre que o pagamento não é feito e não se chega a um acordo de liquidez da dívida)
  • Analisar documentos e verificar as datas de vencimento dos contratos com o intuito de renegociar ou renovar contratos
  • Organizar diferentes documentos do departamento financeiro
  • Fazer atendimento ao cliente
  • Fazer análise de crédito
  • Levar documentos financeiros até ao departamento de contabilidade
  • Fazer o registo dos dados financeiros (este registo pode ser diário ou semanal)
  • Ajudar na gestão das contas bancárias da empresa, assim como dos valores em caixa
  • Fazer o registo de fornecedores em base de dados e mantê-la atualizada
  • Registar recursos humanos e fazer a atualização sempre que haja alguma mudança
  • Enviar todos os dados necessários para o processamento do pagamento de salários
  • Organizar o arquivo dos documentos financeiros e administrativos (documentos físicos, assim como documentos digitais)

É também ele que faz com que todos os funcionários cumpram os procedimentos administrativos financeiros da empresa.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente financeiro pode atuar em diversas empresas, de vários setores. Sem dúvida, esta é uma profissão com muitas saídas no mercado de trabalho, até porque todas as empresas têm de lidar com atividades financeiras.

Assim sendo, se quiseres seguir esta profissão, encontras muitas ofertas de emprego, não só na banca e instituições financeiras, como também em indústrias, agências de contabilidade, comércio, entre outras empresas de diferentes setores do mercado.

Com toda a certeza, esta é uma carreira que te abre muitas portas em Portugal e no Brasil. De ano para ano, assistimos a um aumento nas contratações de profissionais da área financeira. Portanto, se já decidiste que esta é a profissão certa para ti, não poderias ter melhores notícias!

Antes de ires, conhece ainda a carreira de Economista

Como entrar na carreira de Assistente Financeiro?

Se queres seguires a profissão de assistente financeiro, então tens de ter uma formação na área das Finanças, Administração, Economia ou similares. Se a procura de profissionais na área financeira tem aumentado, também as empresas estão mais exigentes quanto às contratações.

Os empregadores procuram, cada vez mais, profissionais qualificados para os seus cargos. Por isso, se queres investir nesta carreira, deves apostar em formação universitária.

Além de uma boa formação, os empregadores também valorizam algumas competências e habilidades pessoais, como, por exemplo, a organização e a capacidade de planeamento, pensamento analítico, sentido de responsabilidade e gosto em trabalhar por objetivos.

Onde estudar para Assistente Financeiro?

Como dissemos, as empresas procuram profissionais altamente qualificados para fazerem parte do quadro de pessoal.

Assim, dá-se preferência a pessoas que sejam formadas em administração, economia, gestão financeira, contabilidade e, no caso particular do Brasil, em ciências contábeis.

Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas instituições que oferecem alguns desses cursos. Vejamos!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser assistente financeiro? Adoras números e o teu sonho é trabalhar diretamente com contas? Então investe numa boa formação e segue em frente. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top