Professor de Latim

Professor de Latim

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura

Idiomas:

Grego, Latim, Português

O Professor de Latim ensina esta Língua considerada “morta” a alunos do secundário que escolham a disciplina. Esta é oferecida a alunos do secundário, como uma das disciplinas opcionais dos 10º e 11º anos.

O ensino do Latim em Portugal, assim como no Brasil, era obrigatório não há tanto tempo assim. Mas hoje são poucas as escolas que oferecem esta disciplina.

A procura por parte dos alunos é cada vez menor, não só porque é considerada uma disciplina inútil (pois é uma Língua “morta”), mas também por ser difícil de aprender.

Apesar da dificuldade da disciplina (porque não podemos negar que é difícil de aprender), a verdade é que é muito importante para o estudo da nossa Língua: o Português!

O Latim é a base da nossa Língua, mas também da nossa cultura. Por isso, ao estudarmos Latim, vamos entender melhor o nosso próprio idioma, assim como todas as outras Línguas latinas, como o Espanhol e o Francês, por exemplo.

Se gostas de estudar a origem das palavras e tens uma paixão única pelo Latim (mesmo que essa paixão não se consiga explicar), então estás no sítio certo.

Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de Professor de Latim. Curioso para saber mais?

Então continua connosco!

O que faz um Professor de Latim?

O Professor de Latim dá aulas desta Língua “morta” a alunos do ensino secundário (ensino médio, no Brasil) que escolham estudar esta disciplina. Como esta é uma disciplina opcional, o número de alunos por turma é muito baixo, principalmente porque são poucos os que procuram estas aulas.

Embora seja “triste” termos tão poucos alunos interessados em aprender latim, a vantagem é que conseguimos excelentes resultados.

Com turmas de 8 a 10 alunos, conseguimos dar uma atenção quase que individual e, assim, os jovens conseguem aprender e assimilar os conhecimentos muito mais rápido.

Como é uma iniciação ao idioma, o Professor de Latim ensina as bases da Língua (que não podemos dizer que são assim tão fáceis). Além de ensinar o aluno a ler e escrever em Latim, ensina também a história e cultura romana, a qual é a base da nossa própria cultura.

Neste dois anos, os alunos podem aprender:

  • A cultura clássica na língua portuguesa e na arte
  • Influência da cultura clássica na literatura
  • Civilização e cultura romana (mitos e lendas, fundação de Roma, desenvolvimento de Roma e do Império, religião romana, a vida familiar em Roma, educação e ensino, organização social, Negotium e Otium)
  • Fonética e Prosódia (alfabeto, pronúncia clássica e restaurada, sílabas, acentuação, fenómenos fonéticos)
  • Frase e Palavras (sintaxe e morfologia, frases simples, classes de palavras, funções dos constituintes da frase, frases complexas)
  • Léxico (famílias de palavras, campos lexicais, campos semânticos, composição e derivação)
  • Textos construídos, de autor adaptados e autênticos (Cícero, Cornélio Nepos, Estrabão, Fedro, Eutrópio, Marcial, Petrónio, Ovídeo, Plauto, Tito Lívio, Plínio – o Jovem, Plínio – o Velho, Quintiliano, Séneca)

Quais as suas funções

O Professor de Latim tem como principal função apresentar o idioma de Roma Antiga aos seus alunos, assim como a cultura romana. Para isso, os Professores de Latim precisam preparar as aulas de acordo com o programa curricular.

Estimular os jovens desde o primeiro dia de aulas é essencial. Por isso, os Professores devem reunir alguns materiais didáticos que provem que o Latim, embora seja considerada uma língua “morta”, ainda está bem viva no nosso dia a dia.

Além disso, o Professor de Latim tem de:

  • Desenvolver testes de avaliação
  • Corrigir testes
  • Avaliar alunos no final de cada período letivo
  • Participar de reuniões de professores para avaliação conjunta dos alunos e análise da turma
  • Reunir-se com os pais de alunos
  • Preparar visitas de estudo que se enquadrem no plano curricular

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Latim pode trabalhar em escolas públicas e privadas de ensino secundário que ofereçam a opção de Latim nas suas bases curriculares. No entanto, são cada vez menos as instituições que incluem esta oferta formativa.

Portanto, as oportunidades de trabalho no secundário são poucas. A maior parte dos Professores de Latim atuam nas Universidades ou em instituições que oferecem um curso de Latim.

Ainda assim, as ofertas de trabalho são poucas e deves estar preparado para enfrentar dificuldades até conseguires o emprego que tanto desejas.

No Brasil, o cenário é idêntico. São raras as escolas que oferecem o Latim como disciplina opcional, o que torna difícil encontrar trabalho.

As aulas particulares são, com toda a certeza, uma forma de conseguires fazer uma carreira como Professor de Latim.

Como entrar na carreira de Professor de Latim?

Se queres ser Professor de Latim no secundário, então tens de fazer o Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Caso queiras dar aulas na faculdade, terás de fazer o doutoramento com foco em Latim.

A vantagem do mestrado é que te permite também dar aulas de Português. Como as ofertas para aulas de Latim são poucas, é sempre bom termos uma “segunda saída”.

No Brasil, aqueles que querem ser Professores de latim precisam seguir um curso de Letras com habilitação em letras clássicas (Grego e Latim). A licenciatura (5 anos) é a escolha mais acertada, pois dá a conhecer vários conteúdos direcionados para o ensino e educação.

O mestrado em letras – Latim (2 anos) é indispensável para aqueles que queiram dar aulas na universidade.

Onde estudar para ser Professor de Latim?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Latim? Então não desistas e luta pelo teu sonho. É um caminho longo e difícil, mas vai valer a pena todo o esforço. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top