Autor de Joias

Autor de joias

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O autor de joias é um artista que desenha e faz as próprias peças de joalharia. Podemos dizer que este profissional é um designer de joias (cria as peças) e um ourives (executa as peças) ao mesmo tempo.

Este é um trabalho artesanal, perfeito para quem quer unir os trabalhos manuais e a criatividade na área da joalharia. Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo.

Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de autor de joias. Vais descobrir o que ele faz no seu dia a dia, as funções que tem, as possíveis saídas no mercado de trabalho e o percurso que terás de fazer para entrar na carreira.

Vens connosco?

O que faz um Autor de Joias?

O autor de joias cria as peças de joalharia e depois executa essas peças, saí dizermos que este profissional une duas profissões numa só, a de designer de joias e a de ourives.

Portanto, ele primeiro passa pelo processo de criação das peças de joalharia. Este processo é feito por meio de desenho, podendo este ser em papel ou então em softwares de computador.

Depois passa para a fase da produção e execução das peças. Sendo assim, este profissional tem de conhecer bem as técnicas usadas na joalharia. Este é um processo que envolve muito trabalho minucioso e, por isso, precisas ser uma pessoa focada, concentrada e detalhista.

Os autores de joias, como dominam as técnicas de execução de ourivesaria, podem criar e executar as peças ao mesmo tempo. Ou seja, ele pode ir criando a peça de joalharia à medida que a vai executando.

Para entenderes melhor o trabalho deste profissional, vamos ver agora quais as funções que ele tem no seu dia a dia.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

As principais funções do autor de joias é criar e executar as peças de joalharia. Ele é um criativo que tem a capacidade de colocar em prática o que está na sua mente. Esta é uma vantagem em relação a outros profissionais, pois consegue ser independe na sua criação.

O seu dia a dia engloba várias tarefas, como, por exemplo:

  • Planear coleções de joias
  • Fazer desenhos das joias, em papel ou em software próprio de criação
  • Derreter metais necessários para a criação das peças (esta tarefa pode ser feita por um fundidor)
  • Enformar o metal líquido
  • Laminar o metal já compacto (este trabalho pode ser feito por um laminador)
  • Usar martelo e outros instrumentos e ferramentas de joalharia para dar a forma à peça
  • Soldar elos, pequenas peças, garras, entre outras
  • Limar, lixar e polir a peça (embora não seja comum, estas tarefas podem ser levadas a cabo por um técnico de acabamento)
  • Cravar pedras preciosas, semipreciosas e outros elementos de bijuteria (este trabalho poderá ser desenvolvido por um cravador)
  • Gravar símbolos, desenhos, entre outros elementos nas joias (embora a maior parte das vezes seja o autor a fazer, esta tarefa pode ser feita por um gravador)
  • Modelar as pedras preciosas (geralmente este trabalho é feito por um lapidador de joias, ou lapidário)
  • Dar “banhos” nas peças de joias (este trabalho pode ser pedido a um técnico em galvanoplastia)

Quando o autor de joias não realiza todos os processos de execução, ele tem de trabalhar com os outros profissionais, supervisionando o trabalho para que a peça fique exatamente como ele deseja. No entanto, regra geral, os autores de joias realizam a maior parte dos processos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O autor de joias poderá trabalhar em estabelecimentos joalheiros, na produção de joias originais. Como terás, igualmente, de executar as peças, falamos de um trabalho artesanal. Portanto, o cenário da produção massiva de joias não se aplica.

Além de poderes atuar em estabelecimentos joalheiros, também podes trabalhar como profissional autónomo. Geralmente, os autores preferem trabalhar desta forma, vendendo as suas peças a joalharias, na internet, ou então em stand e postos de venda próprios.

Se optares por vender as tuas peças, terás de aprender, também sobre marketing, marketing digital e técnicas de vendas.

Não podemos deixar de dizer, também, que esta é uma área muito exigente e exige muito esforço daqueles que querem seguir esta carreira.

Se estás decidido a tornar-te um autor de joias, vê agora o que precisas fazer para seguir a profissão.

Como entrar na carreira de Autor de Joias?

Se queres seguir a profissão de autor de joias, o ideal é teres uma formação na área do design de joias, assim como na área da ourivesaria. Como vais ter de desempenhar tarefas das duas áreas, esta formação dupla é importante.

No que diz respeito ao design de joias, poderás optar por um curso técnico ou então por um curso superior em design, com especialização em joias.

No caso da ourivesaria, o ideal é procurares um curso que seja reconhecido ao nível nacional e que te ofereçam um certificado de formação no final.

Onde estudar para Autor de Joias?

Portugal:

Brasil:

Nunca deixes de investir na tua formação. Não te esqueças que o conhecimento é essencial para fazeres um bom trabalho, por isso não deixes de te manter a par de novas técnicas que possam surgir, assim como das tendências do mercado.

Participar de workshops e conferências é importante para saberes o que se está a fazer no mundo da joalharia, mas também não deixes de procurar informação em revista da área, livros e na internet.

Adoras a ideia de poderes produzir as peças que tu mesmo crias? Gostavas mesmo de ser um autor de joias? Então não desistas dos teus sonhos. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top