Coordenador de Produção em Audiovisual

Coordenador de Produção em Audiovisual

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O coordenador de produção em audiovisual é o profissional responsável por tratar dos locais de encenação e gravação, assim como por obter os recursos materiais que são precisos para a produção audiovisual.

Tal como o próprio nome indica, ele é responsável pela coordenação e planeamento do cronograma da produção audiovisual. Portanto, é um dos profissionais mais importantes para assegurar um bom ritmo de trabalho.

Se és um apaixonado pela arte da representação, ou se adoras qualquer produção audiovisual, seja ela um filme, série, programa de televisão, ou até um anúncio publicitário, então esta pode ser uma profissão excelente para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que este profissional faz, quais as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes para seguires esta profissão.

Vamos?

O que faz um Coordenador de Produção em Audiovisual?

O coordenador de produção é um profissional que coordena vários departamentos, planeia e coordena o cronograma de produção e também organiza o pessoal e os materiais para a produção.

Este é um cargo presente em diferentes áreas, mas é mais comum no cinema e na manufatura. Embora os coordenadores de produção exerçam funções semelhantes nas duas áreas, existem tarefas específicas em cada um dos setores. Por isso, aqui, vamos focar-nos no profissional que atua no setor audiovisual.

Além da coordenação e planeamento do cronograma de produção, ele é o responsável por obter os recursos materiais para o desenvolvimento da produção audiovisual. Além disso, ele trata dos locais de gravação/encenação.

É também o coordenador de produção em audiovisual que verifica a disponibilidade dos estúdios e locações externas, assim como é da sua responsabilidade garantir a instalação de cenários para a gravação das cenas.

Ele trabalha com o produtor executivo para providenciar todos os elementos para a produção, de acordo com o orçamento disponível. Quando o produtor executivo não está presente, é o coordenador de produção que desempenha as suas funções.

Quais as suas funções

O coordenador de produção em audiovisual faz o planeamento e a manutenção do cronograma de produção. É graças a ele que conseguimos ter um bom ritmo de trabalho nas gravações, mas também em todos os estágios da produção.

Para conseguir bons resultados, tem de estar sempre em contacto com o realizador, diretores, produtores, entre outros profissionais, principalmente aqueles que estão a trabalhar diretamente com locações.

Além disso, ele também é responsável por:

  • Gerir o fluxo de profissionais
  • Gerir equipamentos e materiais a serem usados na produção
  • Assegurar que profissionais e recursos estão presentes no local correto e dentro do horário estipulado
  • Tratar de assuntos burocráticos (documentos de produção)
  • Tratar dos contratos de trabalho de atores e outros membros da equipa
  • Realizar contratos com fornecedores

O coordenador de produção em audiovisual é, ainda, responsável por coordenar a equipa quando existem mudanças nos locais de gravação.

Saídas no Mercado de Trabalho

O coordenador de produção em audiovisual pode trabalhar em diferentes setores onde se desenvolvam estas produções. Sendo assim, ele pode atuar em:

  • Cinema
  • Televisão
  • Publicidade
  • Internet (produtores de conteúdos de vídeo para publicação na internet)

O cinema em Portugal, assim como no Brasil, é uma área que dispõe de poucos recursos. Isso faz com que existam poucas ofertas de emprego na área, assim como condições de trabalho precárias (geralmente são trabalhos de curta duração, com horários de trabalho alargados, às vezes de 12, 14, 16 horas por dia).

A televisão e a publicidade oferecem melhores perspetivas de trabalho, mas, ainda assim, não são suficientes para “escoar” todos os profissionais que querem trabalhar como coordenadores de produção.

A internet é, sem dúvida, uma das áreas mais promissoras para as pessoas que querem atuar em audiovisuais. Existe um investimento muito grande nas produções para a internet, até porque há uma procura crescente por conteúdos online.

Sendo assim, o mercado digital deu um novo fôlego ao mundo das artes audiovisuais, permitindo que estes profissionais possam trabalhar com maior solidez e consistência.

Devemos notar que, independentemente da área, a maior parte dos trabalhos são temporários. Por isso, o coordenador de produção em audiovisual é, sobretudo, um profissional autónomo.

Como entrar na carreira de Coordenador de Produção em Audiovisual?

Para seguires a carreira de coordenador de produção em audiovisual, não precisas, obrigatoriamente, ter uma formação na área. No entanto, valorizam-se pessoas que entendam como funciona o mundo do audiovisual (até porque terás de coordenar o trabalho de centenas de pessoas).

Sendo assim, se queres ser bem-sucedido neste cargo e se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, a equipa do Guia das Profissões aconselha a que tenhas uma formação em produção ou produção executiva.

Além de adquirires conhecimentos importantes para as tuas tarefas no dia a dia de trabalho, também vais conhecer muitas pessoas do meio.

Como a maior parte dos cargos em audiovisual são conseguidos por meio de uma indicação ou recomendação por parte de uma pessoa da área, quanto mais pessoas conheceres, mais hipóteses terás de conseguir trabalho.

Portanto, frequentares um curso de produção pode trazer-te inúmeras vantagens.

Onde estudar para Coordenador de Produção em Audiovisual?

Como vimos, ter um curso na área da produção ou produção executiva na área do audiovisual é importante para quem quer ser bem-sucedido em coordenação de produção. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres ser coordenador de produção em audiovisual? Então procura um curso que vá ao encontro das tuas expectativas e ambições. Com toda a certeza, com esforço e dedicação, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top