Designer de Joias

Designer de Joias

O designer de joias entra no mundo da joalharia e ourivesaria pela porta da frente. Ele é um artista que desenha coleções inteiras de joias. Hoje em dia, este designer é fundamental no universo fashion.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Este designer não precisa saber fazer joias, mas tem de perceber o que é possível, ou não, colocar na prática. A criatividade e a habilidade para o desenho são fundamentais. Sem estes dois “ingredientes” nunca serás um bom designer de joias.

Apesar de ainda ser um mercado muito restrito, a verdade é que há falta de especialistas em design de joias. Por isso, esta é uma oportunidade de seguires uma carreira promissora. Além disso, existe sempre a possibilidade de conseguires uma carreira internacional, se quiseres, é claro!

Se estás a pensar seguir esta profissão, então tens de estar preparado a enfrentar desafios. É importante que consigas colocar nas tuas peças a tua personalidade e deixar bem vincada a tua marca pessoal.

Queres saber mais sobre esta profissão? Então lê este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre ser designer de joias.

Continua connosco!

O que faz um Designer de Joias?

O designer de joias é a pessoa que idealiza e desenha as peças. Ele não produz as peças, então o trabalho não é propriamente aquele de “mão na massa”, mas antes um trabalho criativo, de desenho.

Para ter sucesso na profissão, o designer precisa de muito mais do que saber desenhar bem. Ele precisa de estar sempre atualizado e estar a par das tendências do mercado. Não adianta desenhar peças de joias lindas se depois ninguém vai comprar!

Então, se queres seguir esta carreira, vais ter de unir a tua marca pessoal às tendências do mercado de joias.

Além disso, também precisas saber as técnicas usadas na produção. Não adianta fazeres um desenho lindo se ele não for executável, ou se não for rentável ao nível industrial. Sendo assim, tens de adaptar o teu trabalho às técnicas de produção, sempre!

Como podes ver, o trabalho de um designer de joias não é assim tão fácil como pudesses pensar num primeiro momento. Por isso é muito importante que tenhas uma formação na área antes de começares a trabalhar.

Designer de Joias vs Ourives

Muitas pessoas confundem o ourives com o designer de joias. Por isso vamos deixar claras, aqui, as diferenças entre estes dois trabalhadores.

O designer desenha as joias, tanto em papel, como em programas de computador dedicados a isso. Já o ourives é o trabalhador que transforma o desenho numa joia. Ou seja, o ourives tira o projeto da peça do papel para a realidade.

Sendo assim, estes dois profissionais complementam-se. O designer não seria ninguém sem o ourives, da mesma forma que os ourives precisam dos designers para produzir peças originais.

Quais as suas funções

A principal função do designer de joias é projetar peças de joias. Ele imagina a peça e coloca a sua ideia no papel, ou num programa de computador para o efeito.

É ele que planeia as coleções de joias, e é responsável por desenhar todas elas. Os seus projetos devem ser criativos, prezando sempre pela identidade e marca pessoal, mas sem esquecer as tendências de mercado, ou os pedidos que a indústria joalheira fez.

É ele também que coordena a produção das peças, e está envolvido em todas as etapas do processo, desde a conceção até à comercialização.

Sendo assim, o designer de joias precisa saber trabalhar em equipa. Ele vai ter de lidar com todo o tipo de trabalhadores da área da joalharia, porque vai coordenar todo o processo de produção. Como tal, ele vai trabalhar com:

  • Ourives – Que executa a peça em si
  • Modelista em cera – Aquele que trabalha com cera aplicada às joias
  • Fundidor – Trabalha na fundição. É o trabalhador que transforma as peças de cera em metal.
  • Cravador – É o profissional que coloca as pedras preciosas nas joias já produzidas pelo ourives.
  • Gravador – Faz gravações de desenhos, símbolos, palavras nas joias.
  • Técnico de acabamento – É o profissional que faz o acabamento das peças, sempre que o ourives não faz.
  • Lapidário – Modela e lapida as pedras preciosas.
  • Técnico em galvanoplastia – Faz os “banhos” nas peças de joias.

Saídas no Mercado de Trabalho

O designer de joias pode trabalhar em todos os estabelecimentos joalheiros. Poderá trabalhar na área da produção de joias originais, ou então no aperfeiçoamento de peças.

Isto quer dizer que tens de estar preparado para todo o tipo de cenários, porque podes trabalhar na elaboração artesanal, mas também podes trabalhar para a produção massiva de peças de joias.

O mercado de trabalho é muito exigente, apesar de ainda existirem poucos profissionais qualificados na área do design de joias.

Como entrar na carreira de Designer de Joias

Para seguires a carreira de designer de joias, tens de ter uma formação na área do design de joias. Existem vários cursos dedicados a esta área, desde cursos técnicos (profissionais), a cursos superiores na área do design, com especialização em joias.

Não podemos negar que quanto maior a qualificação, melhores serão as vagas de trabalho. Afinal de contas, mais anos de estudo significam mais conhecimento, embora não possamos negar a qualidade dos cursos profissionais.

Onde estudar Design de Joias

Portugal:

Brasil:

Queres ser designer de joias? O percurso é longo, mas vai valer a pena. Se tiveres talento, e se trabalhares bastante, vais conseguir alcançar o teu espaço no mercado da joalharia. Acredita!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima