Auxiliar de Creche

Auxiliar de Creche

O auxiliar de creche ajuda os educadores de infância nas várias tarefas com os bebés e crianças até aos 3 anos. Tem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças, porque acompanham o seu desenvolvimento no dia a dia.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Desenho, Educação Física, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Auxiliares de creche dão todo o apoio às educadoras de infância, trabalhando em conjunto para que as crianças consigam ter os melhores estímulos para o seu desenvolvimento motor e intelectual.

Sem dúvida, as crianças entre o 1º ano e os 5 anos, precisam de estímulos para se desenvolverem. Se os pais são importantes na educação, os profissionais da educação infantil são essenciais para ajudarem os pequenos a desenvolverem todas as suas capacidades, porque têm conhecimentos que lhes permitem fazer esse trabalho.

Nesse sentido, a procura de uma creche não se deve dar só pelo facto de não poderem tomar conta dos filhos por causa do trabalho, mas também pelo bom desenvolvimento das crianças.

Além disso, o convívio com outras crianças da mesma idade, idade um pouco inferior, e um pouco superior, ajuda no desenvolvimento de capacidades sociais, tão importantes na nossa vida toda!

Se a área da educação te agrada, e se adoras crianças pequenas, então esta pode ser a profissão certa para ti! Continua connosco porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira!

O que faz um Auxiliar de Creche?

As crianças precisam de ser estimuladas da forma correta para se desenvolverem e adquirirem capacidades motoras, emocionais, sociais e intelectuais. Embora os pais sejam pilares na formação de uma criança, eles não têm todos os conhecimentos para trabalharem todos esses aspetos.

Por isso é tão importante que as crianças frequentem uma creche. Não só vão aprender coisas novas, desenvolver habilidades novas, como também vão poder brincar com outras crianças e divertirem-se bastante.

O auxiliar de creche tem um papel fundamental nesse sentido, porque acompanha as crianças durante as atividades. Ele ajuda as crianças a comerem, a irem à casa de banho, e estão ao seu lado enquanto estão a brincar e a fazer as atividades.

Vale dizer aqui que o auxiliar não é um educador, mas um ajudante do educador de infância. Por isso, ele ajuda o educador naquilo que é preciso, desde guardar brinquedos, limpar equipamentos, assegurar a higiene dos mais novos, até ajudar as crianças durante as refeições.

O dia a dia destes profissionais é muito ativo. São 8 horas de trabalho físico, sem descanso, até porque estamos a falar de crianças pequenas (e todos nós sabemos o quanto estes pequenotes adoram correr de um lado para o outro!).

Por isso, é importante que os auxiliares de creche sejam pessoas com boa condição física e que tenham energia para lidar com muitas crianças ao mesmo tempo.

Além disso, precisam ter controlo emocional. As crianças pequenas adoram fazer birras, porque estão numa idade de testar limites. Então, é normal que elas não comam, não durmam, não fiquem sentadas… E é preciso ser firme, mas amável, e não perder a postura perante os mais novos.

Quais as suas funções

O auxiliar de creche desempenha várias funções ao longo do seu dia de trabalho. A principal função é ajudar o educador de infância no desenvolvimento das atividades lúdicas e educativas dos mais novos.

Ele também é responsável por preparar as refeições dos pequenos, tendo em conta as necessidades de cada um, mediante a idade, assim como fica na sala a acompanhar as crianças enquanto comem. Ele tem de promover a autonomia das crianças, estimulando para que elas se alimentem sozinhas.

Se quiseres seguir esta profissão, também vais ter de cuidar da higiene dos pequeninos, como trocar fraldas e lavar as mãos, por exemplo.

Além disso, também tens de vigiar as crianças enquanto elas brincam e estão em atividades, prevenindo acidentes, discussões, e estando atento a qualquer manifestação de doença.

Também tens de ajudar as crianças mais pequenas a manterem uma rotina de sono. A sesta é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento, e é tua função garantir que elas dormem o suficiente.

Saídas no mercado de trabalho

Embora tenhamos cada vez menos nascimentos, a verdade é que a procura por creches é muito grande. Por isso, existe uma procura grande de auxiliares de creche no mercado de trabalho. No entanto, também existem muitas pessoas a concorrerem a estas vagas, então não podemos dizer que é uma profissão com alta taxa de empregabilidade.

Apesar disso, são valorizados aqueles com conhecimentos técnicos que lhes permitam dar um maior apoio aos educadores. Então, profissionais que tenham um curso profissional, por exemplo, ou muita experiência na área, conseguem uma vaga mais facilmente.

Embora o auxiliar de creche trabalhe, na maioria das vezes, em creches, também podem trabalhar em:

  • Estabelecimentos de tempos livres para crianças
  • Assistência social e de saúde
  • Campos de férias
  • Empresas de animação de festas
  • Empresas de babysitting
  • Jardins-de-infância
  • Colégios privados
  • Cooperativas de ensino
  • Serviços de apoio ao domicílio
  • Centros comunitários e serviços sociais

Como entrar na carreira de Auxiliar de Creche

Para seres auxiliar de creche não precisas de nenhuma formação. No entanto, se quiseres encontrar uma boa vaga, é importante teres um curso para auxiliar de educação que seja homologado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (em Portugal Continental) ou pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissionais (Açores).

O estágio pode ser uma boa porta de entrada no mercado de trabalho, mas não é a única. São centenas de instituições de ensino para crianças pequenas, então é um universo muito grande. Envia currículos, procura por entrevistas, e investe sempre na tua formação.

Onde estudar para Auxiliar de Creche

Portugal:

Brasil:

Queres ser auxiliar de creche? Então investe na tua formação e luta sempre pelos teus sonhos. Lembra-te que quando gostamos daquilo que fazemos, e quando fazemos as coisas bem, as oportunidades surgem! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima