Auxiliar de Limpeza Hospitalar

Auxiliar de Limpeza Hospitalar

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Português

O auxiliar de limpeza hospitalar, também conhecido como auxiliar técnico de higienização hospitalar, é o profissional responsável por fazer a limpeza, higienização e desinfeção de espaços hospitalares (hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e similares).

Este profissional é de grande importância nos estabelecimentos de saúde, pois garantem que o espaço está sempre limpo e desinfetado, evitando-se, por exemplo, contágios entre os doentes ou profissionais de saúde.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, como é o seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais e outras informações úteis sobre a carreira.

Vens connosco?

O que faz um Auxiliar de Limpeza Hospitalar?

O auxiliar de limpeza hospitalar faz a higienização e a limpeza dos espaços hospitalares, como, por exemplo, hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas dentárias, entre outros espaços similares.

Além de limpar e desinfetar todos os espaços, ele recolhe os resíduos hospitalares e acondiciona-os de forma correta.

Para este trabalho, é essencial que tenhas facilidade e gosto em trabalhar em equipa. A ajuda mútua é imprescindível para que os resultados sejam bons. Por isso, solidariedade e vontade de ajudar o próximo têm de ser constantes.

A iniciativa própria e proatividade também são muito valorizadas. Existem sempre problemas e desafios inesperados durante a rotina de trabalho. Nesse sentido, profissionais que tenham a capacidade de agir com rapidez e agilidade conseguem melhores resultados.

Outro aspeto que devemos levar em consideração, principalmente aqueles que atuam em hospitais e clínicas, é o facto de se trabalhar por turnos rotativos.

Não ter sempre o mesmo horário de trabalho não é fácil e nem todas as pessoas se adaptam a uma rotina louca de horários. Por isso, se queres trabalhar nesta área, tens de estar preparado para trabalhar em diferentes turnos (inclusive noturnos).

Ainda tens dúvidas sobre a profissão a seguir? Então experimenta o nosso Simulador e os nossos Testes!

Quais as suas funções

O auxiliar técnico de higienização hospitalar tem como principal função assegurar a limpeza e higienização do estabelecimento de saúde em que trabalha.

Como falamos de um ambiente hospitalar, a questão da limpeza e desinfeção é mais importante do que noutros espaços e estabelecimentos. Por isso, os auxiliares de limpeza hospitalar têm de ter muito zelo no seu trabalho.

De entre as várias tarefas que tem no seu dia a dia, podemos destacar, aqui:

  • Recolher e acondicionar os resíduos hospitalares da forma correta (existem regras para o lixo hospitalar que devem ser respeitadas)
  • Recolher lixo comum
  • Limpar e desinfetar todas as áreas do hospital (quartos, salas, casas de banho, consultórios, refeitório, entre outras)
  • Recolher roupas sujas de doentes e profissionais de saúde
  • Abastecer as casas de banho com papel higiénico, papel para as mãos (papel toalha) e sabonete
  • Abastecer consultórios e outras salas com álcool, máscaras, papel toalha, entre outros

A limpeza dos espaços hospitalares é feita todos os dias, como manutenção da higiene do local.

No entanto, os auxiliares de limpeza hospitalar não seguem sempre uma escala bem definida. É preciso limpar o espaço de forma imediata quando existem emergências, por exemplo, e sempre que os quartos são desocupados precisam ser totalmente desinfetados.

Assim, temos a limpeza geral, que consiste em limpar diariamente os pisos, paredes, equipamentos, mobiliário, casas de banho, entre outras.

Depois desta limpeza, é preciso desinfetar o local. Não nos podemos esquecer que o ambiente hospitalar é um foco de microrganismos que podem infetar pacientes, visitantes e profissionais de saúde. Nesse sentido, é preciso que se destruam esses microrganismos com produtos próprios.

Além da desinfeção, temos também de descontaminar o local, consistindo na remoção de todos os materiais orgânicos do espaço hospitalar.

Saídas no Mercado de Trabalho

O auxiliar de limpeza hospitalar pode encontrar trabalho em diferentes estabelecimentos da área da saúde, como, por exemplo:

  • Hospitais (públicos e privados)
  • Clínicas médicas
  • Clínicas dentárias
  • Laboratórios de análises clínicas
  • Lares de idosos (casas de repouso) e centros de dia

Tendo em conta o crescente número de estabelecimentos de saúde, as vagas de trabalho para técnicos auxiliares de higienização hospitalar são muitas. Como esta é uma profissão que não é muito procurada por jovens, então não terás muita dificuldade em encontrar uma oportunidade de emprego.

Regra geral, vais trabalhar em regime de full-time, com contrato de trabalho e todos os direitos laborais que daí decorrem (férias, subsídio de Natal, entre outros).

Como entrar na carreira de Auxiliar de Limpeza Hospitalar?

Para seguires a profissão de auxiliar de limpeza hospital, ou auxiliar técnico de higienização hospitalar, deves ter o ensino secundário concluído (correspondente ao ensino médio no Brasil) e, em alguns casos, é necessário ter uma certificação profissional.

Regra geral, existe um período de estágio, no qual irás aprender, na prática, como se faz todo o trabalho, com especial atenção à gestão dos resíduos hospitalares e à desinfeção e descontaminação dos espaços.

Não deves ter receio de fazer um estágio profissional, até porque aprendes muito durante esse período e ganhas experiência que te será essencial para conseguires uma vaga de trabalho.

Onde estudar para Auxiliar de Limpeza Hospitalar?

Como dissemos, não é obrigatório teres uma formação específica para te tornares auxiliar de limpeza hospitalar. Normalmente, os supervisores de limpeza oferecem formação aos auxiliares que estão agora a começar a trabalho.

No entanto, alguns estabelecimentos exigem uma certificação dos seus funcionários. Nesse sentido, deixamos-te aqui algumas formações interessantes.

Portugal:

  • BetterForm (Braga – Rua Engenheiro Vilalobos, 24)
  • CENERTEC

Brasil:

Se gostavas de trabalhar como auxiliar de limpeza hospitalar, então pondera ter uma formação na área, pois vai fazer muita diferença no teu dia a dia de trabalho. Nós desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

1 comentário em “Auxiliar de Limpeza Hospitalar”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top