Professor de Desenho

Professor de Desenho

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Desenho ensina a arte do desenho aos alunos do ensino secundário que escolhem seguir Artes Visuais. É um dos Professores que mais marca a vida destes alunos, tornando-se muitas vezes uma referência para os novos artistas.

Os Professores, independentemente da disciplina que ensinam, têm um papel essencial na vida dos mais jovens, mas também da sociedade em geral. Sem estes profissionais, teríamos uma sociedade mal-formada, sem conhecimentos diversos e, principalmente, sem pensamento crítico.

Por isso, nós, da equipa do Guia das Profissões, deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os profissionais que seguem o ensino. Merecem o nosso aplauso de pé!

Se a tua vontade é ensinar os mais novos, se tens talento para o ensino e adoras desenho, então continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais sobre esta profissão?

Então continua connosco!

O que faz um Professor de Desenho?

O Professor de Desenho dá aulas desta matéria a alunos do ensino secundário em Portugal. No Brasil, esta matéria é apresentada aos alunos na disciplina de Arte (a qual se irá manter também como disciplina de formação básica geral com a nova reforma do ensino médio).

Estes Professores podem também dar aulas na universidade, desde que tenham o doutoramento. Neste caso, escolhes uma área das Artes em que queiras especializar-te e vais dar aulas dessa matéria, até porque passas a ser uma referência nesse tema.

Ainda na mesma área, temos o Professor de Educação Visual (EVT) no ensino básico em Portugal, equivalente ao Professor de Artes Visuais no ensino fundamental no Brasil. É possível que tenhas de iniciar a tua carreira no ensino básico antes de passares para o secundário, mas não é obrigatório.

Para entendermos melhor o trabalho do Professor de Desenho, vamos olhar para as suas funções no dia a dia.

Quais as suas funções

O Professor de Desenho ensina esta arte aos alunos do secundário que escolhem seguir Artes. Além das aulas em si, os Professores desempenham uma série de outras tarefas que ficam longe dos olhares da maior parte das pessoas.

De entre essas tarefas, podemos referir aqui, por exemplo:

  • Preparar as aulas de acordo com o cronograma
  • Fazer materiais didáticos para os alunos
  • Desenvolver e organizar atividades para serem feitas em sala de aula
  • Desenvolver, aplicar , assim como corrigir testes de avaliação (provas)
  • Organizar e desenvolver visitas de estudo
  • Reunir com os pais de alunos para acompanhar o desenvolvimento de cada um
  • Participar de reunião de Professores para acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos, assim como da turma em geral

O que se aprende nas Aulas de Desenho?

Nas aulas de Desenho, os alunos vão desenvolver as suas técnicas de desenho, mas também a capacidade de visão e interpretação da Arte. Sendo assim, vais poder ensinar, por exemplo:

  • A luz como uma fonte de informação
  • Estímulos não visuais
  • Estímulos sociais e culturais
  • Materiais de suporte, infografia e meios atuantes
  • Técnicas de traço, mancha, misto
  • Modos de transferência
  • Processos de análise e estudo das formas
  • Processos de síntese e transformação
  • Conceitos da linguagem plástica
  • Forma, cor, espaço, volume e sentido

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Desenho pode trabalhar em escolas públicas, assim como em escolas privadas que tenham ensino secundário (ensino médio). Também pode trabalhar na universidade, em cursos que envolvam esta matéria. O ensino básico (fundamental) é também uma hipótese. Podes dar aulas de Educação Visual e Tecnológica em Portugal, ou Artes Visuais no Brasil.

Existe também a possibilidade de dares aulas em cursos de Desenho e Pintura. Existem várias instituições que oferecem estes cursos e podes sempre candidatar-te para dar aulas neles. Se quiseres investir numa carreira tua, então podes abrir o teu próprio curso e ensinar os alunos num espaço teu.

As aulas particulares também são uma opção para os Professores de Desenho. Existem alunos que procuram melhorar as suas notas ou então desenvolver técnicas de Desenho e procuram estas aulas particulares.

Como entrar na carreira de Professor de Desenho?

Em Portugal, para seguires a profissão de Professor de Desenho, tens de fazer o mestrado em ensino de Artes Visuais. Este mestrado permite-te dar aulas no secundário, mas também no ensino básico.

Se quiseres dar aulas na faculdade, precisas ter o doutoramento. Escolhe uma área das artes visuais em que te queiras especializar e segue o teu percurso académico. É importante que escolhas sempre uma área que realmente gostes.

Muitos alunos escolhem uma especialização porque tem melhores saídas, mas acabam por ter piores resultados e, por isso, as oportunidades de trabalho também se “fecham”.

Como tal, opta sempre por uma especialização que realmente gostes, pois isso é quase garantia de sucesso.

No Brasil, os Professores de Arte têm de ter uma licenciatura em Artes ou Educação Artística, pois a licenciatura é a escolha certa para todos os que querem seguir a área do ensino.

Onde estudar para ser Professor de Desenho?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor? Sentes que nasceste para ensinar os outros e partilhar a tua paixão pelo Desenho e Arte em geral com os mais novos? Então não percas mais tempo e investe na tua formação para Professor de Desenho. Acredita no teu sonho, porque está mais perto de se concretizar do que nunca! Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top