Auxiliar de Serviços Gerais

auxiliar de serviços gerais

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O auxiliar de serviços gerais é um profissional que presta apoio em diferentes setores de uma empresa ou organização. Tanto podem estar encarregues da limpeza e manutenção do espaço, como podem ter de atender clientes, por exemplo.

Resumindo, este auxiliar é quase como um “faz tudo”, disponível para ajudar em várias tarefas, facilitando e auxiliando o trabalho de outros profissionais.

Se és uma pessoa ativa, se és solidário e gostas de ajudar os teus colegas de trabalho, esta pode ser uma carreira que te vai fazer sentir realizado.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um auxiliar de serviços gerais, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com toda a força.

Vamos?

O que faz um Auxiliar de Serviços Gerais?

O auxiliar de serviços gerais presta auxílio em diferentes setores e apoio vários profissionais, realizando tarefas como limpeza, organização, manutenção, controlo de stocks, atendimento ao cliente, entre outras.

O dia a dia deste profissional varia muito de acordo com o local em que trabalha. Se estiver a trabalhar numa loja de venda de joias, por exemplo, poderá ficar encarregue de atender o telefone, servir água e café aos clientes, limpar a loja e as joias, ou até substituir algum funcionário que tenha faltado.

Já se estiver a trabalhar num espaço com jardim, poderá ficar encarregue de cuidar da decoração, podas, limpeza, entre outras atividades.

Como este é um cargo muito geral, tens de ser alguém com disposição para fazer qualquer coisa, disponível para ajudar e versátil. Além disso, deves ter facilidade em aprender coisas com rapidez, até porque existirão tarefas que nunca fizeste antes, mas que te vão pedir para fazeres.

Uma característica também valorizada é a atenção aos detalhes. Vais ter de perceber o que não está no sítio, o que não está a funcionar corretamente e, assim, agir em conformidade. Sendo assim, terás de estar sempre atento a tudo.

Por fim, valorizam-se profissionais que gostem de trabalhar em equipa. Como o trabalho envolve prestar auxílio a outros profissionais e em várias atividades, os auxiliares de serviços gerais têm de saber comunicar e trabalhar em prol de um objetivo maior.

Quais as suas funções

O auxiliar de serviços gerais tem como principal função prestar apoio em diversas atividades e a profissionais de diferentes setores. Dependendo do local em que trabalha, ele pode ter diferentes tarefas e responsabilidades.

No entanto, podemos referir que, na maior parte das vezes, este profissional tem de:

  • Limpar e organizar o local no qual trabalha
  • Atender clientes e/ou fornecedores (ao telefone ou presencialmente)
  • Servir água, café, entre outros
  • Fazer o controlo de materiais
  • Fazer serviços de manutenção
  • Cobrir outros profissionais que faltam
  • Realizar a manutenção dos jardins

Como podemos perceber, existem diferentes tarefas atribuídas a um auxiliar de serviços gerais. É por essa razão que o consideramos um “faz tudo”, pois ele vai trabalhar naquilo que for preciso.

Se a empresa estiver com muitas chamadas telefónicas, ele vai passar a atender o telefone. Mas se a empresa estiver a precisar de alguém para gerir a área externa do edifício, ele vai fazer serviços de jardinagem.

Descobre também a profissão de Auxiliar de Limpeza Hospitalar

Saídas no Mercado de Trabalho

O auxiliar de serviços gerais pode atuar nas mais variadas áreas do mercado de trabalho. Pode, por exemplo, trabalhar em indústrias, como pode atuar em estabelecimentos comerciais de atendimento ao público, ou até em organizações estatais, como hospitais e escolas.

Assim sendo, as vagas de trabalho são muitas e não terás assim tanta dificuldade em conseguir um emprego. Como é óbvio, e tendo em conta que as exigências de currículo não são grandes, a concorrência é também alta.

No entanto, tendo em conta a grande quantidade de ofertas de trabalho, não será difícil “agarrares” uma oportunidade.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Serviços Gerais?

Não existe nenhum curso específico exigido para quem quer seguir a profissão de auxiliar de serviços gerais, até porque é um cargo que implica uma grande variedade de tarefas. Nesse sentido, existem várias especializações que podem ser feitas, dependendo do cargo que se pretende ocupar.

Por exemplo, se queres ser um auxiliar que fica responsável pelo atendimento telefónico ou ao público, ter um curso profissional ou técnico de atendimento ao cliente pode ser vantajoso. Mas se preferes trabalhar ao ar livre, talvez possas optar por um curso de jardinagem.

Esta especialização pode ser feita antes de entrar para o mercado de trabalho (como uma forma de assegurar mais hipóteses de conseguir uma vaga de emprego), mas também pode ser concluída depois de teres começado a trabalhar.

Imagina que consegues um emprego como auxiliar e as tuas tarefas passam muito pela organização e limpeza do espaço, mas ao longo do tempo percebes que seria bom ter alguém encarregue de tratar também do jardim. Nesse caso, podes fazer um curso de jardinagem para complementar o teu currículo e tornares-te ainda mais valioso para a empresa.

Contudo, podes sempre procurar um curso livre ou curso rápido (existem vários online atualmente) que te dão uma visão geral sobre o dia a dia dos auxiliares de serviços gerais. Se quiseres aprofundar um pouco mais sobre a carreira antes de entrares no mercado de trabalho, então estes cursos podem ser bons para ti.

Onde estudar para Auxiliar de Serviços Gerais?

Como dissemos, não é exigida nenhuma formação aos auxiliares de serviços gerais. No entanto, existem alguns cursos e especializações que podem ser de grande ajuda. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de auxiliar de serviços gerais, então procura formações que te possam agregar valor e competências para te tornares um profissional de excelência. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top