Preparador de Refeições Rápidas

preparador de refeições rápidas

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

O preparador de refeições rápidas é o profissional que prepara refeições simples, ou então pré-cozinhadas. É, portanto, um trabalhador da restauração, com funções de cozinha. No entanto, este trabalhador não é um cozinheiro, chefe de cozinha, ou um assistente de venda de alimentos ao balcão.

Falamos, por exemplo, dos profissionais que preparam sandes, pizzas, saladas, entre outras refeições rápidas. Este trabalho não envolve um grande conhecimento de cozinha, ao contrário dos cozinheiros e chefes de cozinhas.

Se estás à procura de uma profissão que envolva o contacto com o público, mas se gostas de fazer algumas tarefas de cozinha, principalmente a preparação de alimentos, então esta pode ser uma excelente oportunidade.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um preparador de refeições rápidas, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Preparador de Refeições Rápidas?

O preparador de refeições rápidas faz refeições simples ou pré-cozinhadas, como, por exemplo, hambúrgueres, pizzas, sandes e saladas. Também serve e/ou prepara bebidas, como milk shakes e sumos de fruta.

Como este é um trabalho em restauração, a higiene é fundamental. É imprescindível termos sempre a área de trabalho limpa, seguindo as normas sanitárias, de saúde e segurança.

O controlo dos alimentos também é um fator importante. É preciso garantir que todos os alimentos usados estão dentro do prazo de validade e se encontram em perfeito estado de conservação.

O trabalho é ao balcão, onde se fazem as refeições, para que o cliente possa escolher os ingredientes e ver todo o processo de preparação. Nestes casos, o profissional, além de preparar a refeição, também atende o cliente, anotando o pedido, recebendo o pagamento e servindo a refeição.

Em alguns casos, como na pizzarias e hamburguerias, é comum que estes profissionais fiquem nas cozinhas, havendo outros funcionários que fazem o atendimento dos clientes e passam os pedidos para a cozinha.

Para entenderes melhor o dia a dia de trabalho, vamos olhar para as funções deste trabalhador.

Quais as suas funções

O preparador de refeições rápidas tem como principais funções preparar e servir refeições simples ou pré-cozinhas.

Aquando da preparação, ele tem de lavar os alimentos, cortá-los como o indicado, pesá-los (quando aplicável) e misturar todos os ingredientes para cozinhar.

No caso de saladas e sandes frias, não se usam equipamentos para cozinhar, como o grelhador e fritadeira, exceto se acompanhadas de batatas fritas ou outros alimentos quentes.

No entanto, se estivermos a trabalhar com pizzas e hambúrgueres, por exemplo, temos de trabalhar com fornos, fritadeiras, grelhadores, entre outros.

Se trabalhares com refeições ou alimentos pré-cozinhados, também terás de reaquecê-los antes de servires os clientes. Pode ser usado um forno ou o micro-ondas.

Em todos os casos, deves assegurar a qualidade das refeições. Afinal, até mesmo as refeições rápidas precisam ter qualidade para que os clientes fiquem satisfeitos.

Como dissemos, a higiene é indispensável neste trabalho. Como trabalhamos com alimentos, é essencial assegurar que todo o espaço de preparação se encontra limpo.

Essa é uma tarefa do preparador de refeições rápidas. Além disso, também é responsável pela limpeza de todos os utensílios usados para a preparação dos alimentos.

O atendimento ao cliente também pode fazer parte das suas funções, quando trabalha ao balcão. Portanto, também fazem parte das suas tarefas:

  • Anotar pedidos
  • Receber pagamento
  • Dar troco aos clientes
  • Servir bebidas
  • Servir refeições
  • Receber reclamações e/ou sugestões

Saídas no Mercado de Trabalho

O preparador de refeições rápidas encontra trabalho em espaços onde se servem refeições simples ou pré-cozinhadas. Os shoppings são os melhores locais para conseguires uma oportunidade, até porque a maioria dos espaços de alimentação são de refeições rápidas.

Podes encontrar trabalho, ainda, em hamburguerias e pizzarias de serviço rápido (excetuam-se aqui aquelas que oferecem uma preparação artesanal).

Embora existam muitas ofertas de emprego nesta área, a verdade é que a concorrência é forte. Como não precisas saber cozinhar, são muitas as pessoas que concorrem a estas vagas. Por isso, prepara-te para receberes muitos “nãos” antes de conseguires um trabalho. Mas não desistas! A persistência leva ao sucesso.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Como entrar na carreira de Preparador de Refeições Rápidas?

Como dissemos, não é preciso ter conhecimentos em cozinha para seguires a profissão de preparador de refeições rápidas.

Todas as empresas oferecem uma formação inicial, na qual aprendes exatamente como preparar as diferentes refeições que servem. Normalmente existem regras claras, como, por exemplo, tempos de cozedura, quantidades de alimentos, temperatura do óleo, entre outras.

Como é óbvio, se tiveres alguns conhecimentos básicos em cozinha é um ponto a favor, mas não é isso que vai fazer com que fiques à frente de todos os outros candidatos.

Como o trabalho não exige nenhum conhecimento (pois o que precisas saber vais aprender na prática), saberes, ou não, cozinhar, é um fator dispensável à contratação.

O importante é seres uma pessoa limpa, organizada, com uma imagem cuidada, e que gostes de lidar com outras pessoas. Sem dúvida, uma das maiores dificuldades está em atender os clientes. Vais ouvir muitas reclamações, mas saber lidar com elas é essencial.

Portanto, não te esqueças de manter sempre um grande sorriso no rosto! É esse o segredo para conquistares clientes e conseguires ultrapassar todos os maus momentos.

Ter boa preparação física também é importante. Vais passar muitas horas em pé, sem descanso. Por isso, se tiveres capacidade de lidar com o esforço físico, vais ganhar muitos pontos.

Onde estudar para Preparador de Refeições Rápidas?

Como dissemos, não é necessária nenhuma formação para seguires a profissão de preparador de refeições rápidas. No entanto, se queres crescer na carreira e, quem sabe, seguir uma profissão como cozinheiro ou chefe de cozinha, talvez te interesse um dos cursos que te apresentamos aqui.

Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Queres trabalhar como preparador de refeições rápidas, então não desistas de procurar uma boa oportunidade de trabalho. Não deixes de procurar uma formação em cozinha, caso queiras progredir na carreira e explorar outros mundos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top