Auxiliar de Tráfego (Cinema)

auxiliar de tráfego

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O auxiliar de tráfego é um profissional da área do cinema. Ele encaminha os filmes aos setores apropriados.

O mundo do cinema é fascinante, mas a maior parte das pessoas não faz ideia da quantidade de profissionais que são precisos para levar a cabo uma produção. São dezenas e dezenas de pessoas com funções diferentes e todas elas são importantes.

Embora a maioria só olhe para atores, realizadores e roteiristas, todos os profissionais numa produção têm valor e são indispensáveis para que um filme seja produzido. Portanto, não há uns melhores do que outros, pois todos têm as suas funções.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de auxiliar de tráfego e vais perceber que todos, sem exceção, desempenham uma função importante no meio cinematográfico.

Vens connosco?

O que faz um Auxiliar de Tráfego (Cinema)?

O auxiliar de tráfego encaminha os filmes pelos diferentes setores para que estes possam ser trabalhados. Pode ser uma tarefa até simples, mas esta é muito importante para o andamento de toda a produção.

O cinema é, com toda a certeza, uma arte coletiva. Afinal de contas, um filme não se consegue fazer sozinho. Por isso, todos os profissionais que atuam na área fazem parte do filme, incluindo o assistente de tráfego.

O trabalho em equipa está na base do cinema e, portanto, se quiseres seguir uma carreira na área, tens de ter habilidades de comunicação. Vais trabalhar com dezenas, às vezes centenas, de pessoas.

A paixão pelo cinema também deve estar presente. Independentemente da função que desempenhamos na área, é esta paixão que vai fazer com que demos sempre o melhor de nós.

A verdade é que todos são responsáveis pelo filme. Imprevistos e problemas acontecem em todas as produções, mas é o trabalho em equipa que permite ultrapassar todos eles.

É por essa mesma razão que o amor pela 7ª arte é importante. Quando nos sentimos imbuídos num projeto, vamos dar tudo de nós para fazer bem o nosso trabalho e ajudar no que conseguirmos.

Queres encontrar outras profissões que se encaixem na tua personalidade? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

Como já vimos, o auxiliar de tráfego não tem muitas funções inerentes ao cargo. Ele é a pessoa que encaminha os filmes aos diferentes setores.

Apesar de parecer uma função menor dentro de uma produção cinematográfica, é de grande responsabilidade. Afinal, qualquer dano ou perda pode custar muito dinheiro à produção. Além disso, atrasos ou erros nos encaminhamentos podem atrasar o trabalho de toda a equipa cinematográfica.

Por isso, o trabalho do assistente de tráfego é importante para assegurar o bom andamento do filme.

Usa o nosso Simulador e encontra profissões de acordo com os teus gostos!

Saídas no Mercado de Trabalho

O auxiliar de tráfego trabalha na área cinematográfica, pois ele é o profissional que encaminha os filmes pelos setores. Como sabemos, em Portugal não existem muitas produções de cinema, o que dificulta a vida de quem quer seguir uma carreira na área.

No Brasil, embora existam mais produções cinematográficas, a concorrência no meio é mais feroz, pois muitos procuram entrar no mercado a todo o custo, mesmo que isso implique começar a trabalhar numa função que não querem.

Por isso, se quiseres seguir a carreira de assistente de tráfego, tens de estar ciente que não será um caminho fácil. Vais bater em muitas portas, concorrer a todas as vagas de trabalho que existem (e não muitas!), sem ouvir um sim.

No entanto, se esse é o teu sonho, se queres, de facto, trabalhar na área, não desistas. Não há nada mais importante que os nossos sonhos e devemos fazer tudo para concretizá-los.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Tráfego (Cinema)?

Se queres seguir a profissão de auxiliar de tráfego em cinema, então está na hora de te preparares para entregar currículos em todas as produtoras de cinema.

Não existe uma formação necessária para exerceres estas funções, mas geralmente pedem a escolaridade mínima obrigatória.

Se já terminaste os teus estudos, então está na hora de arregaçar as mangas e ir à procura de um emprego. O Guia das Profissões preparou um artigo que te pode interessar, onde te passamos algumas dicas para procurares emprego online.

Onde estudar para Auxiliar de Tráfego (Cinema)?

Como dissemos, não existe um curso ou formação para o cargo de auxiliar de tráfego no cinema. No entanto, podemos indicar-te alguns cursos para trabalhos cinematográficos que te podem interessar também.

Portugal:

Brasil:

Queres ser auxiliar de tráfego? Então vai à luta e não desistas dos teus sonhos. Com toda a certeza, vais ter muito sucesso na tua carreira. Força!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top