Geofísica

geofísica

A geofísica é a ciência que se dedica ao estudo das propriedades físicas da Terra, assim como o magnetismo, a gravidade, a radioatividade, o calor, entre outros. Sendo assim, os geofísicos investigam as várias camadas do planeta, desde as mais superficiais às mais profundas.

Outros nomes para esta profissão: Geofísico

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

O geofísico é alguém que procura saber sempre mais sobre o interior do nosso planeta. Para isso, ele investiga todas as propriedades físicas da Terra, assim como a sua estrutura, processos dinâmicos, composição e fenómenos.

Vamos ver, então, como é o dia a dia de um geofísico, o que ele faz, quais as suas funções, quais as áreas em que pode atuar, quais as saídas no mercado de trabalho e como pode ingressar na carreira de geofísica. Confira!

O que faz um Geofísico?

O geofísico investiga vários fenómenos do planeta Terra, como, por exemplo, o magnetismo, a gravidade, o calor, entre muitos outros.

No seu dia a dia, é possível também que tenha de calcular movimentações de vulcões e do solo, medir a intensidade de fenómenos, como, por exemplo, os maremotos e terramotos, e pode também ter de investigar as composições dos oceanos e rochas.

Para desempenhar o seu trabalho, o geofísico apoia-se em leis matemáticas, físicas, e químicas.

Sendo assim, aqueles que querem seguir uma carreira na geofísica, devem ter:

  • Grande capacidade de análise de dados
  • Afinidade com o meio ambiente e a sua sustentabilidade
  • Capacidade para lidar com o abstrato
  • Gostar das ciências naturais

Quais as suas funções

Tendo em conta que as áreas de atuação de um geofísico são amplas, é importante distinguir as suas funções de acordo com elas. Vejamos, então, as áreas mais procuradas e as funções que o especialista em geofísica desempenha em cada uma delas.

Construção civil

O geofísico estuda todas as características do solo antes de se iniciarem as obras e é ele que avalia a validade do projeto. Além disso, ele é o responsável por:

  • Identificar pontos fracos
  • Indicar os materiais mais adequados a serem usados
  • Indicar os melhores tipos de construção para o local
  • Avaliar possíveis riscos sísmicos e térmicos
  • Localizar ductos de água e gás

Geofísica ambiental

O geofísico investiga possíveis degradações do ecossistema, assim como analisa o impacto ambiental que as obras podem ter. É ele, igualmente, que faz a monitorização da poluição de lençóis de água.

Engenharia do petróleo e mineração

O especialista em geofísica a trabalhar na engenharia de petróleo e mineração é responsável por localizar as reservas de minerais. Para isso, ele analisa os dados coletados no local.

Nesta área, o profissional trabalha com equipas multidisciplinares, as quais acompanham todo o processo de extração de petróleo.

Geofísica fundamental

Os geofísicos podem também dedicar-se ao campo da pesquisa. Sendo assim, poderão trabalhar em vários segmentos, como o estudo do campo magnético terrestre (geomagnetismo), o estudo dos fenómenos térmicos (geotermia), o estudo da distribuição da massa terrestre (gravimetria), o estudo das deformações da crosta terrestre (geodinâmica) e o estudos dos sismos (sismologia).

Geofísica forense

A atuação nesta área consiste no trabalho em conjunto com equipas de investigação criminal.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, a geofísica oferece aos profissionais um amplo leque de atuação no mercado de trabalho. A que mais oportunidades oferece é a geofísica de exploração, especialmente na indústria do petróleo.

A geofísica ambiental e a marinha também têm procurado bastantes profissionais. A área da construção civil, apesar de não ter uma procura tão elevada como as anteriores, também tem vindo a procurar estes profissionais.

Como entrar na carreira de Geofísica

Portugal:

Em Portugal, existem alguns cursos superiores que poderá optar para se tornar geofísico, como, por exemplo:

É importante que o aluno que queira seguir Geofísica estude em detalhe todos eles, para que entenda qual aquele que melhor se enquadra às suas preferências, especialmente no que diz respeito às especializações possíveis.

Brasil:

Para entrar na carreira de geofísica, tem de concluir o curso superior, o qual tem duração de 4 anos. Durante o curso, o aluno tem disciplinas fundamentais, como, por exemplo, a estatística, geologia, matemática e física. Terá também disciplinas específicas da geofísica, como, por exemplo,:

  • Métodos geoelétricos,
  • Mineralogia,
  • Propriedades físicas e químicas de rochas e minerais, entre outras.

Apesar de haver um esforço contínuo na regulamentação da profissão do geofísico, no Brasil ainda não é. Na prática, isto significa que o geofísico não pode assinar projetos, por não ter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Por isso, quem pode emitir os relatórios técnicos são engenheiros, geógrafos ou geólogos.

Onde estudar Geofísica

Portugal:

Brasil:

O estudo da geofísica é uma carreira muito cativante, especialmente para aqueles que têm curiosidade em perceber o funcionamento da Terra, assim como a sua constituição.

Os geofísicos têm a possibilidade de trabalhar com as suas paixões de perto, além de poderem ajudar toda a Humanidade com a sua atuação! Sem dúvida, uma excelente escolha!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima