Blogger (Blogueiro)

Blogger (Blogueiro)

Já pensaste em seguir uma carreira como blogger (blogueiro, ou ainda bloguer)? Pois bem! A internet trouxe muitas novas profissões, e ser bloguer pode, sim, ser uma das escolhas! Se antes este mundo da internet era desconhecido, hoje em dia já são muitas as personalidades que surgem e mostram que se pode viver, sim, da internet!

Outros nomes para esta profissão: Bloguer, Bloguista

  • Modalidades: Teletrabalho
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Ser bloguista, como também pode ser chamado este profissional, é mais do que ter um blog pessoal. De facto, se queres seguir esta profissão, então não te alimentes da ideia de criar uma espécie de diário pessoal e ganhar dinheiro com isso!

Se quiseres seguir esta profissão, tens de criar blogs com intuito comercial, então deves seguir determinadas regras, como fazer publicações diárias, ou contactar parceiros, por exemplo.

Apesar da ideia romântica do blogger estar completamente errada, a verdade é que esta é, sem dúvida, uma profissão de futuro!

Se estás a pensar seguir esta profissão, então continua a ler este artigo, porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Blogger (Blogueiro)?

O blogger produz conteúdos para blogs. Estes conteúdos podem ser diversos e com vários objetivos. No entanto, se queres seguir esta profissão, tens de pensar no blog como algo comercial, e não recreativo. As opções são infinitas, desde moda a artigos científicos!

Sem dúvida, encontramos blogs de todo o tipo de assuntos, como, por exemplo:

  • Séries e filmes
  • Maquilhagem
  • Moda
  • DIY (Faça você mesmo)
  • Festas
  • Viagens
  • Finanças
  • Saúde

Para teres sucesso nesta profissão, não podes criar conteúdos ocos. As pessoas estão cada vez mais exigentes com aquilo que leem na internet, e isso reflete-se nas visitas que um blog tem. E como se sabe, só se ganha dinheiro online se um site / blog tiver visitas. Caso contrário, ninguém paga por publicidade. E é precisamente a partir da publicidade que o blogger ganha o seu salário.

Então, o indicado é criares um blog sobre um tema que tu domines. Por exemplo, se tiraste uma formação de maquilhagem, podes criar um blog sobre maquilhagem, com dicas úteis, ensinar a fazer algumas makes, ou indicar os melhores produtos para cada tipo de pele, por exemplo.

Quando escreves sobre um assunto que tu conheces de perto, então o teu conteúdo é original e agrega valor real ao leitor. E isso vai fazer toda a diferença para o sucesso de qualquer projeto!

Quais as suas funções

O blogger, ou blogueiro, tem como função principal desenvolver conteúdos para um blog, seja ele próprio, ou de outra pessoa! Sim! Isso acontece muito no mundo real. Muitos “bloguers” conhecidos não escrevem o conteúdo que publicam. A verdade é que eles contratam outras pessoas para produzir esse conteúdo, quer sejam outros bloggers, ou copy writers!

Independentemente disso, os bloggers desempenham várias tarefas no seu dia a dia. Ora vê!

  • Criar um blog
  • Pesquisar sobre os assuntos que vai criar o texto
  • Produzir o texto
  • Tirar fotografias para ilustrar o texto, ou pesquisar por fotografias que se enquadrem no conteúdo
  • Publicar o conteúdo no blog
  • Publicitar o conteúdo na internet, incluindo redes sociais
  • Responder a comentários
  • Procurar patrocinadores
  • Falar com marcas patrocinadoras e negociar com elas

Pois é! Se a isto juntarmos o trabalho de design e otimização de conteúdos, ou programação de página, o trabalho é quase infinito! É claro que quando um blog já é grande e uma referência, este trabalho é terceirizado. No entanto, se vais começar do zero, é normal que tenhas de fazer tudo isto sozinho, e por um bom tempo!

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria dos bloggers trabalham por conta própria. Eles montam o seu próprio blog e trabalham para conseguir obter lucros com ele. No entanto, esse não é o caminho mais rápido para ganhar dinheiro! Muitos blogs contratam bloguers para criar conteúdo. Neste caso, todos os textos que escreves são assinados por outra pessoa (dono do blog).

Pode parecer um trabalho um tanto inglório, porque ninguém vai saber que és tu que escreves aqueles textos, mas recebes sempre, independentemente das visitas que o blog tenha!

Essa é, sem dúvida, uma boa forma de começares. Além disso, podes conhecer bem como funciona o negócio e mais tarde já vais ter experiência para formar o teu próprio blog, e a probabilidade de ser bem-sucedido é bem maior.

Apesar de ser uma profissão recente, a verdade é que já existem centenas de bloggers em Portugal. No mundo, o número de blogueiros é ainda maior! Sendo assim, podemos dizer que a tendência é este número crescer nos próximos anos.

Muitos jovens procuram oportunidades na internet, e o blog pode ser uma das soluções para criar o próprio emprego pela internet. Como o público dos blogs é muito grande, ainda existe espaço para muitas pessoas terem sucesso na internet!

Como entrar na carreira de trabalho de Blogger (Blogueiro)

Se queres entrar na carreira de blogger, então tens de aprimorar a tua escrita. É certo que escrever num blog não é igual a escrever um livro. Ainda assim, tens de dominar a técnica da escrita.

Claro que o corretor ortográfico dá uma ajuda grande, mas ele não corrige formulação de frases, concordâncias, tampouco a organização de ideias.

Além disso, precisas conhecer a técnica de escrita Web, que é um bocadinho diferente da escrita literária.

Então, um curso para produção de conteúdos na internet é uma excelente forma de começares!

Onde estudar para ser Blogger (Blogueiro)?

Portugal e Brasil (online)

Se queres ser blogger, então não desistas dos teus sonhos! A internet está cheia de oportunidades e elas estão só à tua espera! Desenvolve o teu projeto e vai à luta! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima