Booker / Agente de Modelo

Booker – Agente de Modelo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Booker ou o Agente de Modelo é a pessoal responsável por tratar dos contratos e de todas as burocracias relacionadas com o trabalho dos Modelos. Portanto, negocia valores e seleciona Modelos para análise dos clientes. Mas vem saber tudo dessa profissão!

O Booker é conhecido como “a segunda mãe” dos Modelos. A imagem ilustra bem qual é o seu trabalho. Portanto, compete-lhe zelar pela carreira dos Modelos por que é responsável.

Esse papel do Agente de Modelo vai da área profissional, onde têm de tratar dos contratos e dos trabalhos dos manequins, até à área pessoal, onde também dão um contributo para a organização das suas vidas.

A sua função maior é direcionar a carreira dos Modelos, encaminhando e orientando os trabalhos que fazem, bem como a forma como se apresentam. Nesse processo, podem contar com o auxílio de um Personal Stylist, por exemplo, para criar uma determinada imagem de marca para a Modelo.

Mas um Booker também orienta as profissionais da Moda para aulas de passarela e de comportamento, ou para aulas de Inglês e de etiqueta. É, no fundo, um aconselhamento e uma orientação contínuos que passa ainda pela alimentação.

Contudo, se queres trabalhar nessa área, tens de ser um bom vendedor, pois uma das funções é “vender” os Modelos aos clientes.

Além disso, a simpatia é obrigatória, bem como uma boa capacidade de comunicação, para saber lidar com pessoas.

Fica connosco para saberes mais dessa área…

O que faz um Booker

O Booker é um intermediário entre o cliente e o/a Modelo. Por um lado, pode ter o papel de escolher o Modelo certo para o que o cliente deseja. Mas, por outro lado, também negocia as questões contratuais relacionadas com os ganhos para o Modelo que agencia.

Portanto, é uma espécie de Gestor de Talentos, uma área que é cada vez mais fundamental no setor dos Recursos Humanos.

No domínio da Moda, o Agente de Modelo é a pessoa que trata das burocracias chatas. Assim, é uma das funções menos criativos do setor. Contudo, é essencial para o bem-estar dos Modelos e para o bom relacionamento com os clientes.

Repara que é a pessoa que trata da negociação direta com os clientes, por exemplo, para acertar cachês e outros pormenores menos agradáveis. Além disso, também pode organizar castings para clientes que procurem um Modelo com um determinado perfil.

Noutro âmbito, compete-lhe tratar das Modelos e do seu bem-estar. Portanto, pode promover melhorias na sua formação, acertando aulas de Inglês ou de passerelle, por exemplo.

Mas o Booker tem ainda um papel fundamental nas escolhas que as Modelos fazem. Assim, orienta as suas carreiras, considerando que trabalhos devem ou não aceitar.

Quais as suas funções

Portanto, como já vimos, o Booker faz a gestão das carreiras das Modelos, acompanhando-as nas idas a castings e negociando os seus contratos.

Assim, o trabalho desses profissionais passa muito por falar com pessoas. Nesse caso, é preciso ter muita sensibilidade e bom senso, bem como jogo de cintura. E se não for um bom negociador, pode ser difícil singrar na área.

Uma das primeiras missões do Booker quando começa a trabalhar com uma Modelo é a realização de um book fotográfico. Esse documento é uma espécie de cartão de visita da profissional, para apresentar aos potenciais clientes.

Depois, o Agente de Modelo precisa de definir o perfil dos seus agenciados, por exemplo, decidindo se é comercial ou fashion.

Além disso, vai avaliar com a Modelo o que ela precisa de melhorar ou de mudar, conforme as tendências do mercado e o que os clientes mais procuram. Assim, pode sugerir cortes de cabelo e coloração diferentes, por exemplo, em parceria com um Hair Stylist.

Para lá disso tudo, também marca castings e sessões fotográficas, o que implica fazer todos os contactos com maquiadores, fotógrafos, Produtor de Moda e Personal Stylist, se for o caso.

Mas vem agora perceber como é o mercado de trabalho nesse setor…

Quanto ganha um Booker

Os Bookers mais conhecidos podem ganhar valores bastante elevados. Mas, para isso, têm de agenciar as grandes modelos.

Repara que, nesses casos, quando os agentes são independentes, acabam por ganhar à comissão, conforme os trabalhos que vão conseguindo para os Modelos. Assim, os valores podem variar muito.

Mas se trabalharem para uma empresa ou agência de modelo, os ganhos serão mais estáveis. Aí terão ordenados dentro do padrão que se paga na indústria.

Portanto, o melhor é deixar de olhar para a área pensando no que podes ganhar. Deves, antes, pensar no que podes dar ao setor, com o teu potencial. Só assim terás garantido o sucesso!

Saídas no Mercado de Trabalho

Esse mercado de trabalho é muito fechado e fortemente competitivo. Não existem muitas vagas de emprego na área. Até porque, em alguns casos, os Bookers surgem de dentro do próprio mundo da Moda, seja dos bastidores ou das próprias passerelles.

Vê que há Modelos que se tornam Bookers depois de terminarem as suas carreiras diante dos holofotes. Assim, põem em prática o que aprenderam e fazem uso dos contactos que foram acumulando.

Certo é que o Agente de Modelos tem de ter um conhecimento grande da Moda e de todos os seus intervenientes, pois precisa de negociar valores. Assim, precisa de conhecer aquilo que se costuma pagar, bem como avaliar o potencial dos seus agenciados e a capacidade do cliente.

Em termos de saídas, os Bookers podem trabalhar em empresas de moda e em agências de modelos. Mas muitos acabam por ser agentes livres, trabalhando de forma independente, o que lhes dá mais autonomia.

A vantagem desse aspeto é que podem crescer com Modelos humildes, que ajudam no início da carreira, e chegar a altos patamares, caso tenham sucesso.

Como entrar na carreira de Booker

Não há uma forma certa de entrar nessa área. E pode nem ser preciso ter formação específica em Moda, embora seja sempre importante ter experiência na área – ou, pelo menos, paixão por Moda!

Mas, na verdade, há quem se tenha especializado em Direito ou em Administração ou Gestão e que, por via do bichinho da Moda, se tenha tornado Booker. Até porque ter competências administrativas e de gestão, bem como saber de leis, é muito importante para o trabalho de agenciamento de Modelos.

Mas também há Modelos que viram Bookers, como já dissemos, aprendendo o ofício com os seus próprios Agentes e conhecendo por dentro o mercado.

A sugestão que te podemos dar, para entrar nesse mercado restrito, é que tentes começar como Assistente em alguma agência de Modelos. Se fores dedicado e te empenhares em fazer bem, podes ter um futuro garantido como Booker.

Nesse caminho, aprende a dominar o inglês e procura acumular contactos entre produtores e diretores de agências, pois isso pode vir a ser essencial.

Além disso, sê criativo e entrega-te com paixão à missão. E vai atrás da tua oportunidade!

Onde estudar para Booker

Não existem cursos para formação de Bookers ou Agentes de Modelo. Em alternativa, há muitos cursos na área da Moda.

Mas, para essa profissão, o ideal é fazer um curso na área do Marketing e da Comunicação. Repara que já existem opções nessa área espeficamente focadas na Moda.

Assim, deixamos-te algumas sugestões de seguida…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é e o que faz um Personal Stylist ou Fashion Stylist, entendeste aquilo que é preciso para lá chegar. É esse o trilho que queres seguir para o teu futuro? Aproveita as nossas dicas e prepara-te bem para o desafio. Desejamos-te o maior sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top