Botânico

Botânico

O Botânico, ou Biólogo Vegetal, é um profissional formado em biologia, com pós-graduação em biologia vegetal, ou botânica. Profissionais das áreas da engenharia florestal e da agronomia também podem fazer a pós-graduação em botânica.

Outros nomes para esta profissão: Biólogo Vegetal

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Os botânicos trabalham na produção de mudas, na gestão de jardins botânicos, mas também podem atuar no paisagismo, na produção de espécies de flora exótica e nativa, na conservação da vegetação e da flora, entre tantas outras áreas.

Se é da área da Biologia, Ciências Biológicas, Agronomia ou Engenharia florestal, e está à procura de uma especialização, a botânica mostra-se uma escolha acertada. Tendo em conta a enorme preocupação com o meio ambiente, assim como com a preservação das espécies da fauna e da flora, o botânico é, hoje em dia, um dos profissionais mais requisitados nesse sentido.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo e descubra o que faz este profissional no seu dia a dia, quais as funções de um biólogo vegetal, quais as saídas no mercado de trabalho e o que precisa fazer para especializar-se na área. Confira!

O que faz um Botânico (Biólogo Vegetal)?

O Botânico poderá desempenhar várias tarefas. Tudo depende da especialização que tira, podendo investigar, por exemplo, os efeitos da poluição nas plantas, ou trabalhando na área da genética, cultivando espécies de plantas novas, ou melhorando-as. 

Os botânicos podem ainda melhorar colheitas, desenvolver novos tipos de combustíveis, ou até criar medicamentos, tendo em conta que estes são feitos à base de plantas.

É também possível atuar na conservação de espécies ameaçadas, tendo em conta que uma em cada cinco espécies está ameaçada de extinção. Então, este também se mostra um trabalho fundamental para a preservação do meio ambiente.

Sem dúvida, a botânica é uma das ciências mais antigas, mas também das mais úteis para várias áreas.

Os dias atuais representam um grande desafio para estes profissionais, tendo em conta que as mudanças do clima e o impacto da ação do homem no meio ambiente terão uma influência grande nas plantas.

Sendo assim, o estudo da botânica é hoje mais importante do que em qualquer outra altura!

Quais as suas funções

O Botânico é um biólogo que trabalha com plantas, podendo atuar numa grande variedade de setores. Poderá dar aulas ou seguir uma carreira académica de pesquisa. Mas também pode atuar em jardins botânicos, estufas, arvoredos, laboratórios médicos, agências de biotecnologia, entre muitos outros.

Sendo assim, as suas funções vão variar muito de acordo com a área em que está a desempenhar a sua atividade.

Os botânicos estudam diversos aspetos das plantas. Sendo assim, eles podem dedicar-se ao estudo dos processos fisiológicos das plantas, como processos moleculares, fotossíntese, entre outros. Poderão também dedicar-se ao estudo da evolução das plantas, assim como ao estudo das relações entre elas e o meio ambiente.

Trabalhando na área agrícola, estes profissionais dedicam-se ao estudo das aplicações agrícolas de vegetais usados na alimentação. São eles também que identificam doenças e pragas, assim como a influência das variações climáticas nestas.

É também o biólogo vegetal que melhora plantas, tornado-as mais resistentes.

Ao atuar na conservação de espécies nativas e exóticas, o Botânico atua na redução da invasão de plantas exóticas, assim como protege de fatores ambientais, como é o caso da erosão dos solos.

É também função dos botânicos o estudo molecular das plantas para a fabricação de medicamentos, mas também para a fabricação de biocombustíveis, matérias-primas, entre outros.

Ao atuar para o serviço público, os botânicos deverão aconselhar os decisores políticos, depois de estudar os efeitos da poluição e das alterações climáticas nas plantas, de forma a proteger as espécies que estão ameaçadas de extinção, mas também para proteger e salvaguardar as áreas naturais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Botânico poderá trabalhar em diversos setores, como, por exemplo:

  • Empresas de sementes,
  • Laboratórios de Engenharia Genética,
  • Empresas de biotecnologia,
  • Empresas farmacêuticas,
  • Jardins botânicos,
  • Parques,
  • Reservas Naturais,
  • Museus,
  • Instituições de ensino e investigação.

Grandes empresas também tem procurado estes profissionais para atuarem como consultores ambientais.

O mercado de trabalho para os botânicos é muito favorável, tendo em conta que existe falta de profissionais qualificados na área. Nos últimos tempos, os profissionais formados na área de ciências, em especial em biologia, têm optado por outras especializações, havendo cada vez menos alunos e profissionais a quererem dedicar-se ao estudo da botânica.

É por essa mesma razão que, quem deseja seguir esta especialização, garante uma carreira profissional sólida e com boas perspetivas de crescimento.

Este é um cenário comum a vários países do mundo, como Portugal e Brasil.

Além da demanda tradicional, existe hoje uma procura adicional destes profissionais, tendo em vista a preservação das espécies da flora ameaçadas por causa das alterações climáticas e da poluição.

O Brasil tem ainda um desafio maior pela frente, lutando contra o desmatamento da floresta Amazônica, e, consequentemente, a extinção de várias espécies exóticas e nativas.

Como entrar na carreira de Botânico

Para poder entrar na carreira de botânica, é necessário primeiro concluir a licenciatura em biologia, especializando-se posteriormente em mestrado, pós-graduação, ou doutoramento em botânica. Este caminho é igual tanto no Brasil, como em Portugal.

Sendo assim, se terminou agora o ensino secundário (médio), deverá seguir no curso de Biologia. Só no final do curso deve escolher a especialização em botânica.

Para aqueles que já têm graduação em biologia, agronomia ou engenharia florestal, devem optar por uma pós-graduação em botânica. Esta pós-graduação também pode ser tirada por professores da área das Ciências do ensino secundário (médio), ou por técnicos da área do ambiente.

Onde estudar Botância

Portugal:

Brasil:

Está à procura de uma profissão que realmente tenha futuro? Então não deixe de ponderar a Botânica! Sem dúvida, ser botânico é bem mais do que estudar e conhecer plantas! Tem todo um mundo novo para descobrir!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima