Jogador de Voleibol ou Vôlei

Jogador de Voleibol ou Vôlei

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

Um Jogador de Voleibol ou Vôlei participa em competições e treina de forma regular para obter os melhores resultados, fazendo deste desporto uma profissão.

O Voleibol nasceu, em 1895, e diz-se que foi pensado para ser uma versão mais leve e menos intensa do Basquetebol. Se isso é ou não verdade, só o norte-americano William G. Morgan, o seu suposto inventor, o sabe.

Mas é verdade que no Vôlei não há contacto com o adversário ao contrário do que acontece no Basquete, no Futebol, no Andebol ou noutros desportos de equipa.

Contudo, o Voleibol é bastante intenso, sendo um dos mais rápidos do programa olímpico.

Para ser Jogador de Vôlei é preciso ser alto e leve, pois são características fundamentais para vingar junto à rede, seja para fazer blocos defensivos, seja para executar ataques.

Fica connosco para saberes mais sobre esta profissão tão exigente!

O que faz um Jogador de Voleibol ou Vôlei

Quem entra neste desporto precisa de ter ótimas qualidades como Atleta Profissional. Assim, é fundamental que trabalhe muito entre competições.

Portanto, o Treinador de Vôlei pode orientar sessões táticas e estratégicas, para melhorar o esquema de jogo da equipa. Mas também pode definir planos específicos de treino para potenciar as qualidades deste e daquele jogador.

Além disso, pode ter cuidados com a alimentação e o sono dos atletas, bem como com o seu bem-estar mental. Neste caso, pode contar com a ajuda de profissionais de Psicologia e Nutrição.

Tipos de Vôlei

Há várias versões de Voleibol que podem ser praticadas com algumas variações, conforme os casos.

Assim, por um lado, temos o Vôlei mais tradicional que costuma disputar-se em pavilhões, em contexto fechado.

Mas depois também existe o Voleibol de Praia que, como o nome indica, se realiza em pleno areal, debaixo de sol e com equipas de apenas dois jogadores cada.

Além disso, existe também o ParaVolei ou Voleibol Sentado que se destina a pessoas com incapacidades físicas.

Como é um Jogador de Voleibol de Elite?

Os Atletas de elite precisam de ter condições físicas excecionais para poderem estar ao mais alto nível nas competições. Assim, precisam de ter as seguintes características:

  • Excelente capacidade aeróbica e de explosão
  • Pernas e braços fortes
  • Ótima capacidade de salto
  • Rapidez
  • Equilíbrio e flexibilidade
  • Boa capacidade de tomar decisões sob pressão
  • Capacidades de comunicação
  • Saber jogar em equipa
  • Elevado conhecimento do jogo e das suas táticas
  • Perícia a dominar a bola
  • Muita motivação
  • Resiliência e resistência à dor.

Quais as suas funções

O trabalho de um Jogador de Voleibol em campo depende da posição ou função que lhe está destinada, seja pelo Treinador, seja pelas suas qualidades ou capacidades pessoais.

Portanto, vamos conhecer as principais posições do Voleibol:

Distribuidor ou Levantador

Este é o “cérebro” da equipa, pois cabe-lhe distribuir o jogo e armar o ataque. Portanto, tem de ter uma excelente visão do jogo e uma boa capacidade de liderança.

O Levantador pode usar o “passe por cima” ou a “manchete”, bem como outras técnicas, para preparar uma jogada de ataque, passando a bola aos seus colegas de equipa.

Está habitualmente colocado na zona de ataque, junto à rede e no meio, para receber a segunda bola do jogo, depois do serviço adversário.

Central

Costuma ser o atleta mais alto de uma equipa de Vôlei, pois é o grande “herói” nos bloqueios junto à rede.

Surge, por norma, colocado no centro da rede ou na zona de ataque e faz, muitas vezes aquele ataque curto e rápido que surge por cima da rede.

Ponta

Este Jogador de Voleibol aparece na lateral do terreno do jogo e tanto pode defender, como atacar.

Muitas vezes, o Treinador indica se o Ponta deve privilegiar o ataque ou a defesa, conforme as suas características particulares. Vê que pode ser um especialista no ataque, com muita força e velocidade, ou, pelo contrário, ser ótimo na receção de bola, o que o torna mais ideal para defender.

Oposto

Esse é o Jogador de Vôlei que surge na posição oposta ao Distribuidor e é daí que lhe vem o nome. Estando no lado oposto, é o Atleta que mais vezes recebe a bola do Distribuidor para jogadas de ataque.

Quando surge na zona de defesa, uma vez que os jogadores de Voleibol vão rodando pelo campo, o Oposto movimenta-se no sentido de preparar o próximo ataque.

Líbero

Esse é o profissional especializado no passe e na defesa, e só pode jogar no fundo da quadra de jogo.

Portanto, é um jogador com funções mais limitadas, pois não pode intervir nos bloqueios da defesa, nem nos ataques da sua equipa.

Sabes porque é que um Jogador de Vôlei tem camisola de cor diferente?

Já deves ter reparado que no Voleibol, entre os seis jogadores de cada equipa, existe um que tem uma camisola de cor diferente. Mas porquê?

Trata-se do Líbero que tem um papel distinto de todos os outros Jogadores da equipa e, portanto, também tem regras específicas. Este Atleta assume apenas papéis defensivos no fundo do terreno de jogo e não pode jogar junto à rede, embora possa assistir os colegas em jogadas de ataque.

O uso da camisola de cor diferente é uma forma de ajudar os árbitros a identificarem-no, para perceberem se está a cumprir as regras do jogo.

Quanto ganha um Jogador de Voleibol

Os valores salariais nesta área desportiva dependem muito da qualidade do Atleta, mas também da qualidade do próprio campeonato onde jogue.

Assim, as Ligas Italiana, Francesa, Alemã e Russa estão entre as mais conceituadas e aquelas onde os salários podem ser mais interessantes. Contudo, no Japão, na China e na Coreia do Sul, os ordenados também podem ser bem apetecíveis.

Contudo, é importante notar que apenas uma pequena minoria de Atletas consegue atingir patamar salariais chorudos.

Além do salário fixo, os Jogadores de Voleibol podem ter direito a prémios de desempenho e também ganham dinheiro com contratos publicitários.

Saídas no Mercado de Trabalho

Algumas das melhores Ligas de Voleibol do mundo ficam na Europa. Assim, Itália e Rússia, como já dissemos, são boas opções para quem quer chegar ao patamar mais alto da modalidade.

Contudo, os campeonatos alemão, francês, polaco e japonês também são boas opções para jogar ao mais alto nível.

Porém, há muitos Jogadores de Voleibol brasileiros, por exemplo, que passam pela Liga Universitária dos EUA. Esta é uma boa forma de aliar estudos universitários e uma futura carreira com a vida de Atleta.

Aliás, há várias Universidades norte-americanas que oferecem bolsas de estudo completas e que são uma ótima oportunidade para iniciar uma carreira neste desporto.

Nos EUA, o Vôlei de elite disputa-se na Liga Universitária, mas as Atletas que ansiarem por desafios mais intensos, devem ir jogar para a Europa.

Como ser um Jogador de Vôlei

Começar a aprender cedo a modalidade é um bom passo para conseguir uma carreira de sucesso no Voleibol. Vê que os Atletas Profissionais têm carreiras curtas, portanto, é preciso dar os primeiros passos desde criança.

Assim, o ideal será iniciar a atividade num clube local, ou numa escolinha, até para ver se se gosta e se se tem jeito para a modalidade.

Mas também existem projetos de formação, promovidos pelas Federações e Associações de Voleibol para captar jovens talentos. É o caso do projeto Gira-Volei da Federação Portuguesa de Voleibol que se destina a iniciar e a incentivar a modalidade em todo o país.

O desporto escolar é outra forma de iniciar um percurso nesta área, nomeadamente a nível universitário. No Brasil, por exemplo, há muitos jovens que acabam por ser atraídos pela Liga Universitária de Vôlei dos EUA, pois conseguem bolsas de estudo em boas faculdades.

Assim, além de se formarem numa profissão para o futuro, ainda conseguem alimentar a paixão de jogar Voleibol.

Repara que nos EUA, a elite do Vôlei é precisamente a Liga Universitária, a National Collegiate Athletic Association (NCAA). Deste modo, depois de se formarem nos seus cursos, as jovens Atletas acabam por rumar a outros países, onde o Voleibol está mais profissionalizado.

Onde estudar para Jogador de Vôlei

O Voleibol não se aprende num curso ou numa graduação, sentado na sala de aula. A aprendizagem é feita nos treinos e nas competições por clubes ou escolinhas.

Portanto, procura inscrever-te em algum clube da tua zona para aprenderes as técnicas e as táticas do jogo. Assim, podes até continuar a estudar e a manter a modalidade ativa na tua vida, até poderes tornar-te profissional, vivendo apenas do Vôlei.

Mas para te ajudar nessa procura pelo caminho certo, vamos deixar-te os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o essencial do que é a vida de um Jogador de Voleibol ou Vôlei, estás pronto para decidir se é esta a profissão que queres para o teu futuro? Se estás decidido, segue em frente e treina muito! Ficamos a torcer pelo teu sucesso.

Entretanto, se ainda tens dúvidas e estás indeciso quanto ao que queres fazer, espreita o Simulador de Profissões que te vai dar outras opções adequadas ao teu perfil e às tuas preferências. Para encontrares o caminho da felicidade!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top