Caçador

Caçador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O caçador, ou caçador profissional, também pode ser chamado de caçador comercial ou caçador de mercado. No Reino Unido e na Irlanda, este profissional também é chamado de professional stalker, que pode ser traduzido como perseguidor profissional, também são conhecidos por gamekeeper, ou guarda-caça, em português.

Os caçadores profissionais são pessoas que caçam ou desenvolvem a atividade da caça como profissão. Para seguirmos esta profissão, é preciso termos licenças para o efeito, assim como a carta de caçador, que nos permite caçar legalmente.

Se esta é uma profissão que gostarias de seguir, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta carreira. Vais descobrir o que faz um caçador, quais as funções no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Caçador?

O caçador é a pessoa que desenvolve a atividade da caça profissionalmente, ou seja, a caça é, para ele, uma atividade profissional, e não um hobbie.

Em Portugal, o número de caçadores tem vindo a diminuir acentuadamente, muito também porque existem bem mais regras no que diz respeito às caças nacionais, as quais são regidas pelo Plano de Ordenamento e Gestão Cinegética (POEC) e pelo Plano de Gestão (PG) de cada zona de caça.

Estes planos são feitos por um técnico, ou então por uma empresa que seja acreditada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF). Neles estão descritos o número máximo de animais que se podem caçar anualmente em cada uma das zonas de caça.

No Brasil, é proibido o exercício da caça profissional, por isso não poderá ser uma atividade com fins lucrativos (muito embora saibamos que existe, sim, a caça de animais para venda de carne e pele, mas esta configura crime e é uma atividade ilegal).

O salário dos caçadores qualificados em Portugal varia entre os 495 e os 915 euros mensais (valor médio em 2021).

Conhece também a profissão de: Técnico de Caprinocultura / Caprinicultura

Quais as suas funções

Os caçadores profissionais, ou caçadores de peles, têm como função caçar para vender posteriormente a carne ou pele do animal. Eles apanham e matam os animais e depois vendem-nos a empresas, comerciantes, entre outros.

A caça de animais pode ser feita com armas de fogo e de arremesso, ou com armadilhas. Em qualquer um dos casos, o caçador precisa sempre de manter o seu equipamento de caça em perfeitas condições e, como tal, é necessário fazer manutenção constante.

Quando os equipamentos se estragam, precisam também proceder à sua reparação, quer por conta própria, ou levando-os a profissionais especializados.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, a caça de animais está a diminuir, ano após ano, até porque as regras estão cada vez mais apertadas. No Brasil, a caça profissional é ilegal e, por isso, não podemos considerar uma profissão no país (embora saibamos que muitas pessoas exercem esta atividade na ilegalidade). Deixamos aqui claro que pessoas que desenvolvam esta atividade no Brasil estão a cometer um crime punível por lei.

Sendo assim, o mercado de trabalho não se mostra muito favorável e, como vimos, os salários não são grandes, exatamente por essa razão.

Como entrar na carreira de Caçador?

Para seres caçador em Portugal precisas ter mais de 16 anos, assim como a carta de caçador e a licença de caça, assim como licença de uso e porte de arma e o livrete de manifesto. Além disso, é obrigatório teres um seguro de responsabilidade civil por danos a terceiros.

Caso uses cães para a caça, terás de ter também esta licença. Se estiveres a usar uma arma que não seja tua, terás de ter contigo a declaração de empréstimo da arma. Para menores de idade (menos de 18 anos), é ainda preciso ter a autorização escrita do responsável legal.

Existem algumas exceções á obrigatoriedade de ter carta de caçador que vale a pena referir:

  • Membros do corpo diplomático e consular
  • Estrangeiros não residentes em Portugal (habilitados à atividade de caça no seu país de residência)
  • Portugueses não residentes em Portugal (habilitados à atividade de caça no seu país de residência)

Estas pessoas, embora não precisem ter a carta de caçador, precisam de tirar uma licença especial.

Outras considerações importantes para a caça

Quando se desenvolve a atividade de caça sem carta de caçador, ou quando esta é feita sob a influência de estupefacientes, álcool, ou substâncias psicotrópicas, os quais podem colocar outras pessoas e patrimónios em risco, está sujeito a uma multa ou pena de prisão, dependendo da gravidade da situação.

São também puníveis por lei, com pena de prisão ou multa, situações em que a caça é feita usando auxiliares ou furão, os quais não estão previstos na lei. O mesmo se pode dizer da caça em terrenos não cinegéticos, caça condicionada sem consentimento e áreas de não caça.

Lembramos que durante o período venatório só é possível a caça de espécies cinegéticas expostas antecipadamente na portaria do ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Ainda estás na dúvida sobre a profissão a seguir? Experimenta os nossos Testes Vocacionais: Testes Vocacionais

Onde tirar a Carta de Caçador?

Se gostavas de ser caçador, tem em consideração tudo o que te dissemos ao longo deste artigo. Não deixes de tirar todas as licenças antes de desenvolveres esta atividade e cumpre sempre com as regras estipuladas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top