Diretor de Atores / Diretor de Elenco

Diretor de Atores - Diretor de Elenco

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

A/O Diretor de Atores, ou Diretor de Elenco, são responsáveis pela escolha e orientação dos profissionais de cinema, ou teatro, durante as produções artísticas. Assim, são uma peça essencial para o sucesso de um filme, ou de uma peça de teatro.

Fica connosco para descobrir tudo da profissão!

A escolha do elenco, ou seja, dos atores para um filme, uma série de televisão, uma telenovela, ou uma peça de teatro, é determinante para o sucesso dessas produções.

O Diretor de Atores ou Diretor de Elenco trabalha em contacto direto com o Realizador, ou com o Dramaturgo, para escolher os melhores profissionais para certos papéis. Assim, organiza os testes aos atores, mas também faz recomendações sobre as personagens e trabalha em todo o processo de criação.

Portanto, ajuda os próprios atores a encontrar o melhor rumo para as personagens que interpretam. Desse modo, é figura central em todo o processo de criação teatral, ou cinematográfica.

Muitas vezes, este trabalho acaba a ser feito por quem já trabalhou como Ator, o que ajuda a perceber bem os desafios da atividade.

Mas, continua a ler, para saberes mais sobre esta profissão…

O que faz um Diretor de Atores

Um Diretor de Ator é o responsável por organizar elencos para cinema, televisão ou teatro. Assim, tem de selecionar os melhores Atores para interpretarem as personagens. Isso passa por uma boa dose de intuição, mas também de experiência e de uma boa organização.

O trabalho do Diretor de Elenco é feito em parceria com o Realizador (Diretor de Cinema), mas também com outros profissionais, como, por exemplo, o Diretor de Cena e o Diretor Artístico.

Portanto, é uma função que exige boas capacidades de cooperação. O Diretor de Atores precisa de coordenar as várias expetativas, desde as necessidades do roteiro, passando pelas exigências do Produtor Executivo, até ao orçamento disponível.

Mas também é essencial ter “faro”, ou instinto, para detetar talentos. E, por outro lado, é preciso ter capacidades criativas.

Há, por vezes, a ideia de que o Diretor de Elenco é alguém que grita muito com os Atores. Mas essa abordagem é cada vez menos habitual, pois o trabalho só vai resultar se houver respeito mútuo.

Quais as suas funções

O papel de um Diretor de Atores vai para lá das funções meramente criativas e de orientação e seleção de pessoas. As suas tarefas incluem também aspetos mais burocráticos, como, por exemplo, ter em conta o dinheiro disponível para o elenco.

Além disso, parte do seu trabalho passa por negociar, seja contratos, seja a forma como os Atores devem interpretar os personagens.

Portanto, é uma profissão que requer muito tacto e capacidade de ouvir, bem como de saber passar mensagens.

Contudo, em termos gerais, algumas das responsabilidades do Diretor de Elenco são as seguintes:

  • Estudar o roteiro, ou o guião, para conhecer bem os personagens.
  • Definir as exigências para cada papel com o Realizador e o Produtor.
  • Detalhar o orçamento disponível para o elenco.
  • Contactar os agentes dos Atores.
  • Analisar currículo e escolher os Atores certos para cada papel.
  • Organizar testes e audições.
  • Falar com os Atores para dar orientações sobre os seus papéis.
  • Definir os valores a pagar a cada Ator.
  • Negociar contratos.

Vem agora perceber como é o mercado de trabalho nessa área.

Quanto ganha um Diretor de Elenco

Os ganhos, nesta área, têm muito a ver com o tipo de trabalho do profissional. Assim, se ele trabalhar para uma grande produtora, envolvida na criação de longas-metragens para cinema, ou de telenovelas, os salários serão regulares e podem ser interessantes.

Mas alguns profissionais acabam por ser freelancers e, portanto, vão-se envolvendo em projetos por períodos limitados. Desse modo, terão ganhos mais irregulares.

Contudo, o nível dos rendimentos depende sempre do tamanho das produções em que se envolvam. Nos grandes estúdios de cinema de Hollywood, os Diretores de Elenco têm ordenados muito superiores aos praticados no cinema português, por exemplo.

Porém, o que importa, acima de tido, é a paixão com que se trabalha. Com empenho e amor ao ofício, tudo o que vier a mais será excelente!

Saídas no Mercado de Trabalho

Um Diretor de Atores pode trabalhar para produtoras de televisão, ou de cinema. Mas também pode integrar equipas envolvidas na produção de peças de teatro.

Contudo, essa área é um pouco fechada a novos profissionais. Até porque, muitas vezes, são ex-Atores que preenchem as necessidades neste campo. Assim, existem poucas ofertas de emprego para Diretores de Elenco.

Porém, com o aparecimento de cada vez mais canais de cabo, e com o desenvolvimento das plataformas de streaming, há sempre oportunidades a surgirem. Basta estar atento e ter a atitude certa para vingar nesta área!

Como entrar na carreira de Diretor de Atores

Há profissionais que chegam à Direção de Elenco depois de terem sido Atores. Nalguns casos, o pouco sucesso como Atores leva-os a abraçar esta área. Portanto, acabam por fazer estágios na Direção de Elenco como assistentes.

Essa é uma boa forma de dar os primeiros passos na profissão, pois fica-se a conhecer o ofício por dentro. De resto, o estágio pode abrir as portas a um emprego, o que será sempre uma boa notícia.

Também há quem se torne Diretor de Atores após ter trabalhado como Produtor de Casting. Repara que as duas profissões estão relacionadas, uma vez que lidam com a descoberta de talentos.

Contudo, em termos de requisitos, não há fatores obrigatórios. Nem é preciso ter formação específica para entrar na profissão. Mas é sempre desejável ter algum curso na área do Cinema e das Artes.

Além disso, é importante ter boas capacidades de organização e de comunicação, bem como competências de liderança e espírito de equipa. Por outro lado, é preciso ter habilidades de negociação. E tens de estar sempre atualizado quanto às tendências atuais!

Para lá disso tudo, é importante ter muita intuição e uma pitada de sorte.

Onde estudar Direção de Atores

Existem poucas, ou nenhumas, ofertas de cursos intensivos em Direção de Atores. Contudo, vão surgindo, de forma regular, formações e workshops nesta área.

Portanto, só tens de ter atenção à informação divulgadas pelas escolas nas áreas do Teatro e do Cinema, para aproveitares as oportunidades que aparecerem.

Fica, de seguida, com alguns links que te podem ajudar…

Portugal:

Brasil:

O Diretor de Atores ou Diretor de Elenco é um dos profissionais mais essenciais numa produção de Cinema ou de Teatro. O seu mérito passa por escolher os Atores certos para cada papel, o que é fundamental para o sucesso junto do público. Achas que tens a intuição necessária para descobrir talentos? Desejamos-te o maior dos sucessos!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top