Chief Information Security Officer (CISO)

Chief Information Security Officer (CISO)

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Chief Information Security Officer (CISO), em português Chefe-Executivo de Segurança da Informação, é um profissional da área da segurança da informação. Pode ser ainda chamado de Chief Security Architect, Security Manager, Corporate Security Officer, ou ainda Information Security Manager. Ele é responsável por estabelecer a estratégia de segurança digital, assim como desenvolver ações que garantam a proteção de todo o ambiente digital da organização.

Sem dúvida, esta é uma área do mercado de trabalho que tem vindo a ganhar cada vez mais importância, até porque tudo agora funciona de forma digital. Além de termos todas as informações armazenadas em formato digital, muito do que fazemos também passa pelo sistema tecnológico.

Portanto, é fundamental que as empresas assegurem a segurança do meio tecnológico, não só para preservar os dados, mas também o próprio funcionamento do dia a dia de trabalho. É aqui que entra a equipa de segurança da informação.

Se este é um tema que te apaixona e se adoras informática, então continua connosco e descobre o que faz um Chief Information Security Officer (CISO), como é o seu dia a dia no trabalho, as saídas profissionais, assim como outras dicas para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Chief Information Security Officer (CISO)?

O Chief Information Security Officer (CISO) é o executivo responsável por assegurar que a empresa tem as suas tecnologias e dados protegidos e longe de ameaças cibernéticas. É este profissional que mantém o ambiente corporativo seguro, estabelecendo estratégias e ações que garantam que todos os dados estão “livres” de invasões e ataques de hackers.

É o CISO que trata de toda a governança de TI de uma organização, por isso é o cargo de maior responsabilidade dentro da área da segurança da informação. Ele trabalha com outros profissionais da área, como, por exemplo, o Penetration Test Engineer, o Auditor de Segurança da Informação, o Administrador de Segurança da Informação, o Consultor de Segurança da Informação, entre outros.

Pode trabalhar diretamente com o CIO (Chief Information Officer), decidindo quais os produtos e serviços de segurança da informação que devem ser usados na empresa. Também trabalham juntos na gestão de planos de continuidade de negócios, assim como na gestão de planos de recuperação de desastres.

Em algumas empresas, o CISO também atua como CIO (executivo mais sénior da organização na área da segurança da informação, é responsável por definir a visão estratégica geral da segurança da informação e supervisionar as iniciativas feitas nesta área), apesar das funções serem distintas. Por isso, às vezes, os termos CISO e CIO são usados como sinónimos, embora não o sejam na verdade.  

Quando o Chief Information Security Officer fica responsável pela segurança geral corporativa (incluindo aqui a segurança das instalações e dos trabalhadores), também pode ser chamado de Chief Security Officer (CSO).

Assim, podemos dizer que este profissional é um executivo de nível sénior, o qual fica com a grande responsabilidade de desenvolver e implementar o programa de segurança da informação de uma organização.

Quais as suas funções

O Chief Information Security Officer (CISO) é um dos principais responsáveis por garantir a segurança corporativa no meio tecnológico. Assim, ele tem várias funções no seu dia a dia, entre elas:

  • Identificar riscos de segurança no meio tecnológico
  • Desenvolver e implementar processos que aumentem a segurança da informação e reduzam riscos de TI
  • Gerir tecnologias de segurança
  • Estabelecer padrões de segurança
  • Desenvolver controlos de segurança
  • Criar e implementar políticas de segurança
  • Prever e gerir antecipadamente novas ameaças à segurança da informação
  • Responder a violações de dados
  • Assegurar que a organização se encontra em conformidade com as novas exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Além destas funções, o CISO tem como função formar os funcionários da empresa para que estes adotem medidas de segurança nas suas tarefas diárias. Deve, ainda, desenvolver práticas de segurança e estabelecer objetivos e métricas de segurança da informação.

Outra das suas responsabilidades é gerir a equipa de resposta a incidentes de segurança tecnológica.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está bastante favorável para quem quer trabalhar na área da segurança da informação, até porque esta é uma questão que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância nas empresas.

Inicialmente, esta era uma preocupação maior em organizações estatais, mas a verdade é que as multinacionais e grandes empresas têm investido fortemente em equipas qualificadas em segurança tecnológica, principalmente depois de algumas fugas de informação após ataques cibernéticos.

A tendência é que esta preocupação se estenda também a médias e pequenas empresas, as quais têm todo o seu trabalho digitalizado.

Assim sendo, atualmente consegues facilmente emprego nesta área em diversas empresas, nos mais variados setores económicos.

Além de poderes integrar uma equipa de segurança da informação, também podes prestar serviços como profissional independente, realizando serviços esporádicos, principalmente para pequenas e médias empresas que ainda não têm condições económicas de ter uma equipa no quadro de funcionários a tempo integral.

Como entrar na carreira de Chief Information Security Officer (CISO)?

O Chief Information Security Officer (CISO) é um dos principais responsáveis pela segurança da informação de uma organização. Assim sendo, tem de ser uma pessoa capaz de gerir uma equipa e tem de ter um perfil de liderança. Além disso, tem de ter bons conhecimentos em TI e segurança da informação e experiência na gestão de riscos e em auditoria é fundamental.

A maior parte das empresas exige que o CISO tenha curso superior em Tecnologia da Informação (TI), Engenharia Informática e, em alguns casos, um diploma superior na área dos negócios.

Outras certificações também são valorizadas, como, por exemplo:

  • Certified Information Systems Auditor
  • Certified Information Security Manager
  • CompTIA Cybersecurity Analyst+
  • Certified Information Systems Security Professional
  • Certified Ethical Hacker

Portanto, se queres seguir esta carreira, deves optar por fazer o mestrado integrado em TI e fazer uma especialização ou pós-graduação em Segurança da Informação.

Onde estudar para Chief Information Security Officer (CISO)?

Como o cargo de Chief Information Security Officer (CISO) é um dos mais elevados na área da Segurança da Informação, é fundamental que tenhas a licenciatura, mas principalmente a especialização em Segurança da Informação. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser relevantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Chief Information Security Officer (CISO)? Então não deixes de investir muito na tua formação, pois ela é essencial para que tenhas sucesso nesta carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top