Caldeireiro

caldeireiro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O caldeireiro, ou traçador de caldeiraria (Brasil), trabalha na fabricação e reparação de componentes mecânicos, reservatórios, tanques, tubulações, equipamentos entre outros utensílios em cobre e latão. Esta é uma profissão já muito antiga, mas que se mantém viva até hoje.

Esta é uma profissão desconhecida pela maioria dos jovens, mas a verdade é que o mercado de trabalho ainda precisa de muitos caldeireiros e esta pode ser uma carreira promissora para quem está agora a pensar numa profissão a seguir.

O trabalho não é fácil, mas chegar ao fim do dia e olhar para as peças criadas traz uma sensação de dever cumprido e muita satisfação pessoal.

Se gostavas de ter um trabalho ativo, e se adoras criação, então esta pode ser uma excelente escolha. Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um caldeireiro, quais as funções que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Caldeireiro?

O caldeireiro trabalha com montagens, soldagens e fabricação de reservatórios, equipamentos, tubulações, tanques, componentes mecânicos e outros utensílios de cobre e latão.

Este profissional é a pessoa responsável por planear e traçar as peças usadas na construção de recipientes, como reservatórios, tanques e caldeiras. É ele também que faz os esquemas de montagem das peças, a partir de um desenho técnico.

As empresas procuram profissionais que sejam responsáveis e esforçados. A qualidade do serviço é essencial e, por isso, os trabalhadores devem apostar na perfeição das peças.

Além disso, é importante que sigam todas as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho.

Podes conhecer um pouco mais sobre o trabalho do caldeireiro neste vídeo:

Ainda tens dúvidas se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O caldeireiro tem um dia a dia bastante diversificado. De entre as várias funções, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Fabricar e reparar utensílios e componentes de chapa fina, como, por exemplo, alumínio, cobre, folha-de-flandres, zinco
  • Fabricar e reparar depósitos, caldeiras, tubulações, entre outras estruturas metálicas
  • Ler e interpretar desenhos técnicos
  • Interpretar especificações técnicas
  • Traçar e cortar chapas de acordo com as marcações
  • Operar as máquinas de preparação de folha-de-flandres
  • Operar máquinas de fabrico de latas cilíndricas
  • Marcar pontos de referência com punção de bico ou martelo

Poderás saber mais sobre o trabalho de caldeireiro neste vídeo publicado pelo SENAI:

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, o caldeireiro era um profissional muito valorizado, pois era ele quem fabricava vários utensílios essenciais ao dia a dia, como chaleiras, panelas, cataplanas e alambiques. Atualmente, estes utensílios são feitos mecanicamente, mas ainda existem profissionais que resistem e fazem-nos de forma artesanal.

Como existem poucos trabalhadores na área, este trabalho pode ser mesmo bastante lucrativo. Os jovens que agora resolvem ser caldeireiros artesanais podem ter, com toda a certeza, um grande retorno financeiro.

O caldeireiro industrial tem também um bom futuro pela frente, até porque não são muitos aqueles que se decidem por esta carreira. Como sabemos, profissões ligadas à funilaria, caldeiraria e soldagem são muito procuradas pelas indústrias, mas são cada vez menos os jovens a quererem investir numa carreira destas.

Portanto, o mercado de trabalho oferece atualmente boas oportunidades de trabalho para quem quiser seguir estas profissões.

Poderás trabalhar em várias indústrias, como a metalúrgica e a mecânica, por exemplo.

Se ainda estás na dúvida sobre a profissão a seguir, então não deixes de usar o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Caldeireiro?

Se queres seguir a profissão de caldeireiro, nós aconselhamos-te a seguir um curso de formação que te prepare para esta atividade. Embora muitos dos caldeireiros tenham aprendido a profissão com os seus pais, avós, ou com os seus colegas de trabalho mais experientes, atualmente um trabalhador qualificado é muito valorizado.

Por isso, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, a melhor coisa a fazeres é concluir um curso profissional de caldeiraria artesanal ou industrial, dependendo da área em que desejas atuar.

Onde estudar para Caldeireiro?

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de seguir a profissão de caldeireiro, então não deixes de investir numa boa formação. Hoje em dia, é essencial sermos cada vez mais qualificados para termos sucesso no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te um futuro brilhante!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top