O canalizador ou encanador é o responsável pela instalação, montagem, reparação, assim como pela manutenção de sistemas de canos, de estruturas para redes de abastecimento de água e gás, e para escoamento e esgotos. Também repara e trata de instalações e equipamentos hidráulicos.
Os canalizadores ou encanadores podem trabalhar em vários setores e áreas de atividade, desde a indústria ao comércio, passando por refinarias e plataformas de exploração de petróleo, até obras de construção civil.
Estes profissionais ainda podem trabalhar em grandes ou pequenas empresas, tanto no setor privado como no público. Da mesma forma, podem exercer o seu trabalho por conta própria, como freelancers.
Como se trata de um trabalho que requer conhecimentos e competências técnicas, há interessantes possibilidades de emprego no mercado de trabalho. Por isso mesmo também é uma área profissional onde os salários podem ser interessantes. Tudo depende do setor de atividade.
Quanto ganha um encanador ou canalizador?
No Brasil, o salário médio ronda os 2 mil reais. Já em Portugal, está entre os 800 euros e os 1500 euros. Esses valores dependem muito da experiência e da qualificação técnica do canalizador ou encanador.
O que é certo é que, nalgumas situações, os canalizadores mais especializados podem ser mais bem pagos do que arquitetos ou advogados! Mas que isso seja verdade precisam de ter experiência e boas competências profissionais.
Para lá dos conhecimentos técnicos e da formação adequada que convém sempre ter, um canalizador ou encanador precisa ainda de ter algumas qualidades pessoais para fazer um bom trabalho.
Sendo assim, um bom canalizador ou encanador deve ter espírito de iniciativa e uma excelente capacidade de resolução de problemas e de apresentar soluções. Além disso, deve ainda ter facilidade em lidar com outras pessoas, flexibilidade e capacidade de adaptação.
Mas venha ficar por dentro daquilo que um canalizador ou encanador precisa de saber fazer no seu dia-a-dia.
O que faz um encanador ou canalizador
De uma forma muito simplista, podemos dizer que o encanador ou canalizador é especialista em tubos que levam água e gás em edifícios residenciais ou industriais. Mas, na verdade, a profissão é um pouco mais complexa.
Assim, o profissional de canalização também trata da instalação de fogões e esquentadores, bem como da montagem e instalação de equipamentos como lava-loiças, bidés, chuveiros e autoclismos, entre outros.
O papel de um canalizador ou encanador passa também por interpretar os planos dos engenheiros para as canalizações. Para lá disso, também precisa de ter conhecimentos de normas de segurança no trabalho.
Até pode ter de fazer algumas obras de pedreiro, designadamente para abrir buracos em paredes para chegar a tubos que precisem de conserto.
Aquilo de que se deve ter certeza é que para exercer esta profissão é preciso ter habilidade de mãos e muita paciência!
Trabalhar como canalizador ou encanador passa ainda por saber como detetar e reparar fugas e como substituir tubagens danificadas, bem como reparar e substituir lavatórios e torneiras, entre outros equipamentos.
Estes profissionais podem trabalhar em estaleiros, em refinarias e em plataformas de exploração de petróleo. Nestas áreas, a exigência profissional é maior, bem como o grau de qualificação exigido.
Já de seguida vamos detalhar com mais precisão as funções que estão associadas ao trabalho de canalizador ou encanador…
Quais as suas funções
O canalizador ou encanador tem por funções a montagem, reparação e conservação de redes e equipamentos de águas frias e águas quentes, bem como de sistemas de aquecimento central.
Também é responsável pelas tarefas inerentes a sistemas de condução de águas pluviais e residuais e pela execução de funções associadas a instalações de ar comprimido.
Cuidar do isolamento térmico e da proteção das tubagens, bem como testar as estruturas alvo de instalação ou de manutenção são outras funções desta atividade.
Como tarefas acessórias, tem que ter capacidade para interpretar as especificações técnicas que lhe são exigidas, bem como para entender as orientações recebidas, de modo a preparar e organizar o trabalho.
Entre as suas funções estão a leitura de projetos, de esquemas e de fichas de segurança, bem como a capacidade para identificar o tipo de rede e/ou de sistema a instalar.
Além disso, o trabalho do canalizador ou encanador passa também por fazer medições, escolher os materiais necessários e os equipamentos necessários para realizar os trabalhos exigidos.
Igualmente fundamental no quotidiano deste profissional é ter conhecimentos de segurança e saúde no trabalho, nomeadamente com o intuito de proteger o meio envolvente.
E um bom canalizador ou encanador também tem que ter uma boa capacidade de organização do seu posto de trabalho.
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho pode ter boas oportunidades de emprego para canalizadores ou encanadores qualificados e com experiência. Quem for iniciante pode ter maiores dificuldades em encontrar um bom emprego.
No setor industrial, por exemplo, pode haver excelentes ofertas de emprego e com bons ordenados, especialmente na indústria do petróleo.
Por outro lado, pode preferir trabalhar como freelancer, estando mais vocacionado para fazer trabalhos ao domicílio ou a nível residencial. Neste caso, terá que ter outras características importantes para saber promover o seu trabalho e captar clientes.
De seguida, deixamos-lhe algumas dicas de como pode trabalhar por conta própria e garantir clientes.
Como ser um bom canalizador ou encanador
- Seja claro no tipo de trabalho que é preciso fazer. Não dê explicações incertas, pois isso vão deixar o cliente desconfiado e a duvidar de si.
- Apresente aos clientes um “contrato” escrito com os serviços necessários e os valores a cobrar. Desta forma, não haverá enganos, nem sustos na hora de apresentar a conta.
- Disponibilize aos seus clientes uma espécie de garantia, responsabilizando-se pelo serviço prestado, caso alguma coisa decorra da pior forma. Assim passará uma imagem de honestidade.
- Não se esqueça de testar o produto final do seu trabalho, para confirmar que tudo ficou bem. É uma confirmação do seu profissionalismo, mas também garante que não se esqueceu de nada e que nenhum problema ficou por resolver.
- Não cobre dinheiro por um simples orçamento! Isso vai cair muito mal no cliente e parecer que é um interesseiro. O orçamento e a análise da situação devem ser gratuitos.
- Seja simpático e educado. Lembre-se que a melhor publicidade que se pode ter é o passa-palavra. Se agradar a muitos clientes, aumentará a possibilidade de chegar a outros.
Dicas de um profissional: Como ser um bom canalizador em 2024
Apesar de as novas tecnologias e soluções sustentáveis tornarem o trabalho dos canalizadores mais eficiente e inovador, ser um bom canalizador vai muito além de dominar ferramentas e técnicas. É preciso ter uma postura profissional, investir na formação contínua e estar atento às necessidades dos clientes.
Aqui estão algumas dicas essenciais para quem se deseja destacar como canalizador este ano:
1. Mantém-te atualizado com as novas tecnologias
O mundo da canalização, assim como acontece em todas as outras áreas profissionais, está em constante evolução. Tecnologias como deteção de vazamentos por infravermelho, câmaras de inspeção e sistemas de diagnóstico por computador são cada vez mais comuns. Assim sendo, investir em equipamentos modernos pode ser o diferencial no resultado que apresentas aos clientes. Estes dispositivos não só agilizam o trabalho como também oferecem diagnósticos mais precisos, evitando problemas futuros para os clientes.
Um exemplo prático é o uso de sistemas de localização de tubos que permitem encontrar tubagens enterradas sem a necessidade de escavações. Além de poupar tempo, também diminui os custos para o cliente.
2. Aposta na formação contínua
Estar a par das novas tecnologias usadas na rotina de trabalhado de um canalizador, assim como das novas formas de trabalho, é essencial para teres bons resultados. Além disso, é muito importante estares a par da legislação e das normas de segurança. Por isso, a formação contínua é fundamental. Participar de workshops, cursos de atualização e certificações pode ser a chave para garantir que os serviços prestados estão de acordo com os padrões mais recentes.
Por exemplo, o uso eficiente da água é um tema cada vez mais relevante. Um bom canalizador deve ser capaz de sugerir soluções sustentáveis, como a instalação de sistemas de reaproveitamento de água da chuva ou de dispositivos economizadores em torneiras e chuveiros.
3. Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade
Os clientes gostam de sentir que são especiais e, nesse sentido, os prestadores de serviços devem estar sempre disponíveis para responder às suas dúvidas e explicar claramente as soluções propostas. Lembra-te de que a maioria dos clientes não tem conhecimento técnico, então ser transparente e explicar de forma simples o que está a ser feito (e porque está a ser feito) pode criar uma relação de confiança duradoura.
Oferece, igualmente, orçamentos detalhados e respeita os prazos estabelecidos – isso transmite profissionalismo e competência.
4. Investe em ferramentas de marketing digital
Em 2024, ter uma presença online forte é mais importante do que nunca. Criar um website profissional, estar presente nas redes sociais e, se possível, utilizar ferramentas de SEO para atrair mais clientes são passos fundamentais para aumentar a visibilidade.
5. Preza pela ética e transparência
A ética e transparência nunca sai de moda. Por isso, se queres ser um canalizador de sucesso, respeitado pelos clientes, nunca tentarás enganar o cliente com soluções desnecessárias ou superfaturadas. Oferece sempre a melhor solução possível, com base na tua experiência e nas necessidades reais do cliente. A longo prazo, isso fortalecerá a tua reputação e garantirá indicações e retorno de clientes satisfeitos.
Testemunho dado por: Pedro
Canalizador de Lisboa
Rua Mouzinho da Silveira 32, 1250-167, Lisboa
+ 351 927 378 514
Especializações para canalizador ou encanador
Como lhe referimos acima, a entrada no mercado de trabalho pode ser mais fácil e melhor para quem tem certas especializações.
A seguir, vamos conferir algumas dessas especializações:
- Instalador Hidráulico – estes canalizadores tratam de instalações hidrossanitárias em edificações. Para isso, precisam de ter conhecimentos de instalações de água fria e quente, de esgoto sanitário, de águas pluviais e de sistemas hidráulicos de combate a incêndio.
- Canalizador de aquecimento central – neste caso, está em causa a instalação e reparação de caldeiras, esquentadores e termoacumuladores, bem como da respetiva manutenção.
- Encanador de rega – estes profissionais cuidam dos sistemas de rega, lidando com ruturas de água e com grupos de bombagem.
- Canalizador Industrial – esta especialização implica saber de instalações de águas frias e quentes, de ar comprimido, de águas pluviais e residuais.
Como entrar na carreira de encanador ou canalizador
Não é necessário ter um diploma para se ser encanador ou canalizador. Mas é sempre melhor ter uma formação específica, frequentando cursos profissionais ou técnicos na área.
A melhor forma de começar a trabalhar como canalizador ou encanador é, deste modo, procurar um curso reconhecido que garanta uma formação certificada.
Para trabalhar nesta área tem também que ter bons conhecimentos de cálculo aritmético e de geometria, além de matemática. E deve ainda ter boas noções de sistemas de unidades, densidades, pesos e reações químicas, bem como saber um pouco de desenhos da construção civil.
Se já tiver conhecimentos práticos de canalização ou alguma experiência na área, pode tentar especializar-se nalguma área, como, por exemplo, o aquecimento central, para se focar nesse tipo de mercado.
O essencial é que pesquise bem as oportunidades que existem e que procure tirar informações com pessoas que trabalham na área se possível. Por esta via vai conseguir perceber qual será o melhor caminho a seguir.
Onde estudar para canalizador ou encanador
Como já referimos acima, fazer um curso técnico ou profissional é sempre a melhor forma de aprender a profissão de canalizador ou encanador.
Deve saber que é essencial procurar um curso com uma boa componente prática, uma vez que só assim tirará todo o partido da aprendizagem.
Não se pode esquecer ainda de procurar um curso oficial que seja reconhecido no país onde pretende trabalhador, caso contrário arrisca-se a não poder trabalhar nesta área.
Fique a conhecer de seguida algumas possibilidades para estudar como encanador ou canalizador…
Portugal:
Brasil:
- Encanador Industrial – SENAI
- Instalador Hidráulico – SENAI
Se está certo de que quer ser encanador ou canalizador tem que ter ótimas competências técnicas. Mas além da formação específica, precisa ainda de sentir que está talhado para a profissão. Com essa certeza em mãos, é só seguir em frente!
1 comentário em “Canalizador (Encanador)”
Entendi o que tava preocupado em querer saber, muito obrigado
Eu sou um canalizador profissional