Capataz (Circo)

Capataz (Circo)

O capataz de circo é aquele que lidera os trabalhos braçais no circo. Embora seja uma profissão de bastidores, é uma das peças centrais para o bom funcionamento do circo, assim como para garantir a segurança dos artistas e do público.

Outros nomes para esta profissão: Capataz de circo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Se ficaste interessado nesta profissão, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te em detalhe tudo o que precisas saber. Vais descobrir o que é um capataz, o que faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Capataz de circo?

O capataz lidera um grupo de pessoas que faz trabalho braçal. No caso do circo, ele é o encarregado geral, ou seja, o “chefe” ou líder, que está a frente do grupo de pessoas que faz a montagem de toda a estrutura do circo.

Ele fica encarregado de comandar todos os funcionários e é ele que dá ordens. Além disso, ele é a pessoa responsável por levantar a lona do circo.

Como encarregado geral do circo, tem de garantir que todos os materiais estão em bom estado, incluindo:

  • Cabos de aço
  • Cordas
  • Grades
  • Mastaréus

Esta é uma das tarefas mais importantes do capataz, pois assegura, assim, a segurança de todos os artistas de circo, como trapezistas, domadores e palhaços, e do público.

Embora seja um profissional que fica nos bastidores, é uma das pessoas mais importantes dentro do circo, até porque é ele que comanda toda a equipa que monta a lona do circo, assim como a estrutura interna.

Quais as suas funções

Uma das funções principais do capataz no circo é a montagem da lona. O primeiro passo é medir o terreno e depois demarcar onde vai ficar a lona do circo e a lona da entrada e praça da alimentação, também conhecida como circo de marquise.

É ele que organiza, também, a montagem das arquibancadas, assim como de todos os aparelhos usados pelos artistas para as suas apresentações, incluindo, por exemplo:

  • Palco
  • Globo da morte
  • Trapézio
  • Picadeiro

Saídas no Mercado de Trabalho

O capataz de circo, tal como o próprio nome indica, trabalha em circos. Este é um trabalho difícil, mas não podemos negar que tem o seu encanto. Viver num circo é, sem dúvida, entusiasmante e a verdade é que, apesar de todas as dificuldades, quem lá trabalha diz não querer sair, nem se veem a fazer outro tipo de trabalho.

Os salários não são altos e não existem muitas regalias laborais. No entanto, a vida artística, no geral, também não oferece altos salários nem sequer regalias.

As ofertas não são muitas, mas também não existem assim tantas pessoas a quererem atuar neste mercado. Por isso é que normalmente são famílias inteiras que seguem no circo, pois são poucos os que, de fora da realidade, queiram aventurar-se na vida de um circo.

Como entrar na carreira de capataz de circo?

Se queres entrar na profissão de capataz de circo e não fazes parte desse mundo, a melhor forma é estudar artes circenses. Não há nada melhor do que conhecer a fundo a realidade de um circo, até para perceberes se é mesmo isso que queres para a tua vida.

Como em tudo, a prática vai ensinar-te todos os meandros da profissão. Geralmente começas “de baixo”, como um ajudante na montagem do circo. Como deves calcular, ninguém começa logo no topo da carreira.

Sendo assim, e embora não seja obrigatório, pondera tirar primeiro um curso e depois procura trabalho num circo. Aceita qualquer tipo de função, porque depois vais aprender tudo o que precisas para chegar a capataz.

Onde estudar para capataz de circo?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é trabalhar no circo, mas não queres trabalhar como artista? Ser capataz de circo pode ser uma boa escolha. Lembra-te que o início é sempre difícil, mas importante para conseguirmos ser bons profissionais no futuro. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso deste mundo.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top