Costureira de Espetáculos

costureira de espetáculos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

A costureira de espetáculos, ou costureira de cena (como também se chama à costureira no teatro) é a pessoa que faz todos os trajes para espetáculos, tendo como base as ideias do cenógrafo ou do figurinista

É um profissional importante para qualquer produção artística, até porque os figurinos são peças fulcrais para que o público entenda a personagem.

Além de poder trabalhar para o teatro, televisão e cinema, pode trabalhar na área de espetáculos de dança, música, entre outras produções que necessitem de figurinos específicos. 

Apesar dos “louros” ficarem sempre para os artistas, a verdade é que são muitos os profissionais que ficam “atrás dos panos”. No entanto, mesmo que escondidos, todos eles são importantes. Sem eles, o espetáculo não aconteceria e, portanto, não haveria artistas como os conhecemos hoje. 

Sendo assim, não há motivo para que todos os profissionais de bastidores não se sintam tão importantes como atores, cantores ou bailarinos. Cada um tem o seu papel e todos são indispensáveis para um bom espetáculo. 

Se gostas de costura, mas gostavas de trabalhar em algo relacionado com o mundo do espetáculo, estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de costureira de espetáculos. 

Vens connosco?

O que faz uma Costureira de Espetáculos?

A costureira de espetáculos confeciona os figurinos usados no espetáculo. O guarda-roupa das peças de teatro, cinema, televisão, música, circo, entre outros, podem ser desenvolvidos por um figurinista, estilista, ou podem ser idealizados pelo próprio artista. A costureira tem de desenvolvê-lo de acordo com os requisitos dados. 

A execução de figurinos e de roupas de espetáculo requer uma formação específica, até porque estes não são como as roupas que usamos no nosso dia a dia. 

Como os espetáculos têm tempos muito curtos para trocas de figurinos, é importante que todos os trajes sejam fáceis de tirar e colocar. Por isso, muitas vezes usam-se ‘velcros’ e fechos (zipers) para facilitar na hora de tirar e colocar o figurino, em vez de botões, por exemplo. 

O uso de brilhos, pedras, assim como tecidos com brilho, como a napa, é muito comum. Por isso, saber trabalhar com esses materiais é essencial. 

Portanto, conseguimos perceber que as costureiras de espetáculos têm exigências diferentes das modistas ou costureiras comuns. 

Antes de avançarmos para as funções da costureira de espetáculos, é importante dizermos que hoje em dia esta profissão tem sido cada vez mais procurada por homens. 

Se, há uns anos, esta carreira era quase que exclusiva a mulheres, atualmente essa já não é uma realidade. Homens e mulheres tornaram-se especializados na confeção de figurinos e roupas de espetáculos, não havendo distinção de género na hora de conseguir uma vaga de trabalho. 

Quais as suas funções

A costureira de espetáculos é a responsável por costurar todas as roupas usadas nos espetáculos, sejam eles de teatro, cinema, circo, dança, música, entre outras artes. Quando os figurinos são desenhados pelo figurinista, as costureiras têm de estar sempre em comunicação com ele para que o resultado seja o esperado. 

No caso de artistas renomados, é normal que os estilistas desenhem modelos. Normalmente os estilistas têm já costureiras que trabalham para eles, mas podem também enviar os croquis (desenhos) para o artista, ou para os seus assessores, e este é que fica encarregue de contratar uma costureira especializada em roupa de espetáculos para confecioná-los. 

Portanto, o primeiro passo é estudar bem o desenho dos figurinos. Depois tem de tirar as medidas dos artistas. Assim que todos os dados estão tirados, está na hora de comprar os tecidos certos, os acessórios de costura, como pérolas, botões, fitas, por exemplo. 

Só depois de ter tudo em mãos é que começa a costurar os figurinos. Como estas roupas são feitas à medida para o artista, e tendo em conta que a exigência é alta, é normal que se tenham de fazer várias provas antes de se finalizar a peça. 

Costureira de Cenografia

No caso do teatro, cinema e televisão, os cenários podem exigir também trabalhos de costura. Nestes casos, falamos de uma costureira de cenografia. Além dos figurinos, também trabalha na confeção dos cenários. 

Para a construção dos cenários, a costureira de cenografia trabalha diretamente com o cenógrafo. Assim, o resultado é precisamente aquele que é esperado. Já para a confeção dos figurinos, trabalha com o figurinista.

Saídas no Mercado de Trabalho

A costureira de espetáculos pode trabalhar em todo o tipo de produção audiovisual e artística. Sendo assim, se quiseres seguir esta carreira, poderás encontrar trabalho em:

  • Teatro
  • Cinema
  • Televisão
  • Circo
  • Espetáculos e eventos de dança e música

Podes conseguir um contrato de trabalho numa companhia de teatro, numa emissora de TV, ou numa companhia circense. Nestes casos, além de confecionar os figurinos, vais ter de fazer pequenas reparações que sejam necessárias ao longo da temporada de espetáculos. 

No entanto, em produções cinematográficas ou para espetáculos de dança e música, é muito comum que sejam trabalhos freelancers. Como é um trabalho esporádico, normalmente no início da temporada de espetáculos, os artistas e companhias de dança contratam o serviço apenas uma vez. 

Como entrar na carreira de Costureira de Espetáculos?

Se queres seguir a carreira de costureira de espetáculo, o melhor é fazeres uma formação específica nesta área. Enquanto para a costureira comum não é preciso ter uma formação, no mundo do espetáculo não é bem assim. As exigências são outras e tens de estar preparado para elas. 

Além de ser bom para o teu currículo na hora de conseguires um trabalho, também vais conhecer muitas pessoas do meio artístico que te podem abrir muitas portas no mercado de trabalho.

O mundo do espetáculo é muito fechado. Não podemos correr o risco de contratar alguém sem saber se tem capacidades para fazer um bom trabalho, e rápido. Por isso, a maior parte dos trabalhos consegue-se através de uma indicação. 

Sendo assim, não hesites em inscrever-te num curso de costura teatral ou de espetáculo, pois pode fazer toda a diferença. 

Onde estudar para Costureira de Espetáculos?

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de costureira de espetáculos, ou costureira de cena? Sempre gostaste de costurar e do mundo do espetáculo? Então não percas mais tempo e inscreve-te num dos cursos que te recomendamos, pois vai valer a pena todo o teu esforço. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top