Cartunista

Cartunista

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Ciência Política Desenho História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O cartunista, também chamado de humorista gráfico ou cartoonista, é um artista que faz cartoon (ou cartum). O cartoon é um desenho com humor com um tom de crítica social. Este artista também pode fazer caricaturas, ilustrações, pósteres, entre outros trabalhos ligados às artes visuais.

Assim, o trabalho dos cartunistas pode ter diferentes objetivos. Poderá ter um intuito de entretenimento, ou as suas criações podem ter fins publicitários, ou até mesmo para realizar comentários políticos (sempre com muito humor e arte).

Se gostas de desenhar e adoras humor, então esta carreira pode ser perfeita para ti. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de cartunista.

Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz este artista, quais as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Cartunista?

O cartunista é um artista que cria cartoons, caricaturas, ilustrações, pósteres, desenhos de animação, storyboards, entre outros. Os seus trabalhos envolvem sempre muito humor, e é através do humor que este artista faz críticas políticas, sociais e culturais.

A base do seu trabalho é o desenho. Embora hoje já se façam cartoons no computador (ou tablets, que permitem o desenho com uma caneta própria), muitos ainda fazem os cartoons em papel, desenhando primeiro a lápis e depois fazendo a coloração com tinta nanquim, ou outra tinta similar.

Os cartoons podem ser publicados em diferentes formatos e plataformas, como, por exemplo:

  • Livros de banda desenhada
  • Tiras de jornais
  • Revistas
  • Desenhos animados
  • Cartilhas
  • Cartazes
  • Cartões
  • Videojogos
  • Anúncios publicitários

Como o humor é, sem dúvida, uma das nossas melhores “armas”, tem sido muito usado com vários intuitos, desde uma crítica social e política, a uma forma de cativar o público a comprar um produto.

O que faz um Cartunista Político?

O cartunista político é um artista que se dedica a expressar a sua opinião sobre política através do desenho e, em alguns casos, também de palavras. Esta crítica política pode ser feita num único painel, mas também pode ser feita numa tira de quadrinhos.

Regra geral, este artista retrata notícias e eventos atuais, mas também pode retratar um político em particular ou uma ideologia.

Usando sempre de humor (e, talvez, por isso, muito mais aceite e com menos repercussões do que escritores e jornalistas), os seus desenhos são capazes de retratar preconceitos e estereótipos.

Como ele tem de retratar assuntos políticos atuais, o seu dia a dia envolve sempre a leitura de notícias (não só do país em que atua, mas de todo o mundo).

Quais as suas funções

O cartunista, ou cartoonista, tem como principal função criar desenhos humorísticos, com uma crítica social, cultural ou política por trás.

Como o desenho é a base do trabalho, se quiseres seguir esta profissão, tens de ter grandes habilidades artísticas, mas também técnicas. Tendo em conta que a tecnologia “invadiu” também as artes visuais, além de teres de saber desenhar em papel, tens de dominar softwares de animação.

Também, como os cartoons são desenhos carregados de humor, tens de saber usá-lo nas tuas ilustrações. Ter capacidade crítica é também crucial, pois deverás comentar os eventos atuais com humor (podes “falar” de política, economia, religião, ou qualquer outro tema).

Ao trabalhares como cartoonista, deverás dominar diferentes tipos de trabalhos. Vamos olhar para os principais!

Cartoon

O cartoon, ou cartum, é um desenho com humor, o qual pode ter, ou não, uma legenda. Regra geral, os cartoons têm um sentido crítico e estão voltados para assuntos universais e do dia a dia de uma sociedade.

O cartoon é um género jornalístico. Como tal, é importante conhecermos as características do cartoon. São elas:

  • Linguagem não verbal
  • Humor e comicidade
  • Sátira e ironia
  • Desenho expressivo
  • Flexibilidade

Charge

O termo charge tem origem francesa e diz respeito a ilustrações com o objetivo de fazer uma crítica, através de uma caricatura. Neste caso, fazemos um desenho no qual realçamos traços físicos ou de caráter de uma pessoa, ou de algo.

A charge é muito usada no Brasil para se fazer crítica política, por exemplo. Este tipo de trabalho é sempre uma crítica mordaz, ao contrário do cartoon, o qual pode retratar assuntos mais “banais”.

Ilustração

O cartunista também pode dedicar-se a fazer ilustrações simples, as quais representam algo (material ou abstrato). Estas ilustrações são feitas (regra geral) para acompanhar, resumir ou acrescentar algo a um texto.

Editoriais

É possível, também fazer ilustrações para editoriais (textos jornalísticos com o objetivo de mostrar a opinião de uma empresa, equipa ou administração).

Tiras

As tiras, muito presentes em jornais e revistas, contam um enredo em forma de arte gráfica. Temos uma sequência de quadros que contam uma “história” e tem um desfecho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O cartunista pode trabalhar para jornais, revistas, agências de publicidade, assim como para outras organizações que precisem dos seus serviços. A Internet é um dos meios onde o cartoon tem vindo a destacar-se. Por isso, os cartunistas podem apostar nos meios digitais para conseguir trabalhos.

É possível fazer parte de uma equipa de publicação diária ou semanal, mas também é possível trabalhar como autónomo, ou freelancer (aliás, esta é a situação mais comum). Neste caso, irás enviar os teus desenhos para diferentes fontes, não tendo um vínculo contratual ou de exclusividade com uma empresa.

Como entrar na carreira de Cartunista?

Não precisas ter nenhuma formação para te tornares cartunista. No entanto, se tiveres um curso em artes visuais, jornalismo ou ciência política, as tuas oportunidades no mercado de trabalho serão muito melhores.

Sem dúvida, as empresas estão cada vez mais exigentes quando procuram alguém para fazer parte das suas equipas. Sendo assim, se tiveres uma formação superior (aliada ao talento para o desenho), abrir-se-ão muito mais portas.

O talento para o desenho continua a ser a característica mais valorizada. Por isso, se queres entrar nesta carreira com o pé direito, tens de investir na tua formação em artes e trabalhar para evoluir as tuas habilidades.

Onde estudar para Cartunista?

Como dissemos, não precisas ter um curso para te tornares cartunista. De facto, o talento para o desenho e a capacidade analítica e crítica da sociedade são as características mais valorizadas neste profissional.

No entanto, uma formação em artes visuais, ciência política ou jornalismo é muito valorizada. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te poderão interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar um cartunista de sucesso? Então não desistas e trabalha para evoluir sempre a cada dia. Com toda a certeza, vais alcançar tudo aquilo a que te propuseres. Nós desejamos que conquistes todos os teus objetivos e sonhos.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top