Representante de Vendas Internas

Representante de Vendas Internas

Se estás à procura de uma profissão que tenha futuro, então a de representante de vendas internas é uma das opções! Sem dúvida, nos próximos anos, esta vai ser uma das profissões com maior empregabilidade. Por isso é uma boa oportunidade para todos os que ainda não sabem o que fazer no futuro.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, Informática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e os departamentos de vendas das empresas têm de desenvolver estratégias que vão de encontro a essas exigências. O representante vai tornar todo o processo de vendas mais eficaz e eficiente, até porque presta um atendimento de alta qualidade.

O consumidor tem hoje muito mais poder de escolha do que antes. A internet trouxe um novo mundo para as pessoas. Atualmente consegues entrar todas as informações, comprar produtos e serviços de várias empresas, e até descobrir a opinião de outros compradores em menos de 1 minuto.

É por isso que as empresas têm investido bastante no mercado B2B, inclusive na contratação de representantes de vendas internas qualificados. Eles abordam os clientes quando demonstram algum tipo de interesse pelo produto prévio, e isso permite que ele faça vendas mais assertivas e direcionadas para o comprador.

Se a área das vendas e da comunicação te interessa, então esta pode ser uma boa aposta! Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão!

Vem connosco!

O que faz um Representante de Vendas Internas?

O representante de vendas internas é o profissional que acompanha as vendas de clientes que já demonstraram algum tipo de interesse pelo produto ou serviço que a empresa oferece. Desta forma, os representantes conseguem direcionar as ações ao futuro comprador e, sem dúvida, são mais assertivos.

As vendas internas, ou inside sales, permitem resultados muito melhores e as empresas conseguem aumentar o número de vendas sem que isso aumento os custos, porque este tipo de vendas acarreta muito menos custos do que as vendas externas.

A internet veio facilitar muito o mundo dos negócios. Sem dúvida, hoje é muito mais fácil melhorar o retorno sobre o investimento da força de vendas. Tudo se deve às inside sales – vendas que se fazem a partir de dentro da empresa.

Não se fazem visitas aos clientes, como acontece nas vendas externas, ou vendas tradicionais. Tudo é feito à distância, desde o primeiro contacto à finalização da venda. Ao contrário de outro tipo de venda, como o telemarketing, por exemplo, só se faz uma venda quando se percebe que o cliente realmente precisa do produto.

Para ser um bom representante de vendas internas é importante ser um bom comunicador e saber argumentar. Além disso, o cuidado com o tom de voz ao telefone é essencial para ter bons resultados.

Quais as suas funções

O representante de vendas internas é o maior responsável pelas vendas de uma empresa. A maior parte do tempo é passado a vender por e-mail ou telefone, assim como a fazer o acompanhamento das vendas.

Além de efetuarem as vendas, eles também podem ficar responsáveis pela relação pós-venda com o cliente.

Ao longo de todo o processo de venda, o representante precisa ter bastante paciência, porque muitos clientes não são fáceis e vão levar qualquer um à loucura. Por isso, tens de ser paciente, educado e calmo.

A organização também é essencial para quem quer trabalhar na área de vendas. A organização e a capacidade de planeamento fazem parte da rotina deste trabalho. Se tiveres estas capacidades, vais ter muito mais rendimento no trabalho. Vai fazer com que tenhas o teu trabalho todo organizado e o tempo vai ser otimizado.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área das vendas é bom e existem diversas vagas de trabalho. No caso das vendas internas, estas estão em crescimento rápido. As empresas estão a passar para este tipo de venda com toda a força, e as oportunidades de trabalho para o representante de vendas internas são cada vez maiores.

Desde empresas de telecomunicações, seguros, créditos, entre tantas outras, têm apostado forte neste tipo de venda, até porque conseguem falar com muito mais pessoas do que se estivessem a vender porta a porta.

A maioria das empresas oferece um contrato de trabalho com salário base e comissões sobre as vendas concluídas. No entanto, algumas apenas dão comissão aos trabalhadores. Neste caso eles são considerados trabalhadores autónomos.

Neste último caso, as comissões são muito mais altas do que quando trabalhas com contrato de trabalho e salário base.

Como entrar na carreira de Representante de Vendas Internas?

Para entrar na carreira de representante de vendas internas não precisas de nenhum curso. Normalmente as próprias empresas dão uma formação inicial, na qual explicam o procedimento que fazem nas vendas, as políticas da empresa, e também apresentam os produtos que vais ter de vender.

No entanto, existem vários cursos destinados a quem quer aprender técnicas de vendas, tanto internas como externas. Se queres mesmo seguir esta área, então aconselhamos sempre a uma formação na área.

Aqui selecionamos alguns cursos que podem ser úteis.

Onde estudar Vendas?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de representante de vendas internas, então não deixes de tirar um curso que te dê boas ferramentas para entrar no mercado de trabalho com o pé direito. Não te vais arrepender!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima