Cartomágico

Cartomágico

O cartomágico é um artista que faz truques com baralhos de cartas. Pode ser chamado, também de prestidigitador. Embora muitos o confundam com o mágico ou o ilusionista, este só faz truques com cartas, e não com outros elementos. 

Outros nomes para esta profissão: Prestidigitador

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

O mundo do espetáculo é tão atrativo que muitas crianças começam a dar os primeiros passos desde logo, e a magia com cartas é uma das artes que mais atrai os olhares dos pequenos.

Como qualquer pessoa tem um baralho de cartas em casa, não há desculpas para não começar a descobrir este talento a partir de agora. E se já sabes que tens talento para truques de cartas, então está na hora de saberes como transformar essa habilidade numa profissão. 

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um cartomágico, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira. 

Vens connosco?

O que faz um Cartomágico?

O cartomágico é um artista com grande habilidade nas mãos e que faz truques com baralhos de cartas. Ao contrário do mágico e do ilusionista, que fazem truques envolvendo vários objetos, os cartomágicos só fazem truques com cartas de baralho. 

Apesar de parecer que é um artista inferior, por só fazer truques com cartas, a verdade é que é tão talentoso como qualquer outro. Enquanto um mágico faz magias com vários elementos, incluindo cartas, não é especializado num único elemento. O cartomágico não. Ele dedica-se apenas às cartas e, por isso, é excelente nesses truques. É normal que assim seja, tal como acontece com qualquer profissional que se especialize numa área. 

Por exemplo, um cardiologista sabe também de outras especialidades, porque também as estudou, mas por se ter especializado em cardiologia, é um mestre no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. 

Essa especialização acontece também no mundo da magia e o cartomágico é o mestre nos truques de cartas de baralho. 

Quais as suas funções

A função do cartomágico é entreter o público com os seus truques de cartas de baralho. Este artista faz apresentações sozinho, na maior parte das vezes. No entanto, não abdica de um lindo cenário e figurino. 

Todos os elementos são importantes num espetáculo, seja ele de música, teatro, magia, ou de qualquer outra arte. Um artista só consegue fazer um bom espetáculo se todo o seu envolvente ajudar. Afinal, o que seria de um ator se não tivesse um cenário que o enquadrasse na história que está a contar?

O mesmo acontece com o cartomágico. As roupas, maquilhagem, cenário, iluminação, entre outros aspetos, são essenciais para criar o ambiente que ele quer para a sua apresentação. 

Além de ter de pensar em todo o espetáculo, todos os detalhes, é preciso treinar bastante todos os números. 

Como qualquer arte, sem treino diário, dificilmente se consegue alcançar a perfeição. Truques de cartas de baralho não são assim tão fáceis como possas pensar, e é preciso muito treino para ficarem perfeitos. 

Outra função importante é criar truques novos. Nunca vais conseguir ser um artista de grande sucesso se não surpreenderes o público. Por isso, é essencial que cries coisas novas, que nunca ninguém viu antes. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O cartomágico pode trabalhar como um artista, um trabalhador independente, mas também pode integrar uma companhia de circo ou uma agência de artistas. Independentemente disso, podes fazer apresentações em diferentes tipos de eventos, como, por exemplo:

  • Circos
  • Teatros
  • Salas de Espetáculos
  • Rua
  • Casamentos, aniversários, festas infantis, entre outros eventos privados
  • Feiras temáticas, como, por exemplo, feiras medievais

As oportunidades de trabalho são muitas, embora a concorrência também seja muita. Como podes atuar em diversos espaços, com toda a certeza vais conseguir estabelecer-te no mercado. 

Como entrar na carreira de Cartomágico?

Se queres seguir a carreira de cartomágico tens de aprender os truques com cartas. podes aprender estes truques em casa, mas também podes frequentar alguma escola de magia. Existem também várias formações que vão surgindo de tempos em tempos. 

A equipa do Guia das Profissões aconselha sempre que estudes, independentemente de poderes, ou não, aprender os truques por ti mesmo. A verdade é que o saber nunca é demais e pode abrir-te muitas portas.

Quando frequentas uma escola de circo, de magia, ou até mesmo em workshops, ou formações profissionais, conheces pessoas do meio que te podem ajudar muito a entrar no mercado de trabalho. 

Para te ajudar nesse sentido, nós juntamos aqui algumas escolas que te podem interessar bastante. 

Onde estudar para Cartomágico?

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te um famoso cartomágico? Os truques com cartas de baralho sempre te chamaram à atenção? Então não desistas de lutar pelos teus sonhos e segue em frente. Estuda, aprende tudo o que puderes, trabalha bastante, treina, porque tudo isso vai ser essencial para alcançares o sucesso. Força!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top