Coletor de Dinheiro

Coletor de dinheiro

O coletor de dinheiro é a pessoa que faz a reposição de produtos em máquinas de venda automática e recolhe o dinheiro das mesmas, assim como de parquímetros e outros serviços similares.

Outros nomes para esta profissão: Repositor de vending machines, Abastecedor de máquinas de vendas automáticas

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Esta é uma profissão de grande responsabilidade, até porque lidam diretamente com dinheiro. Os riscos são grandes e tem de estar preparado para todo o tipo de situações. Por isso, muitos dos coletores de dinheiro são seguranças, porque exige uma grande preparação para lidar com situações mais difíceis.

A rotina do trabalho não é muito complicada. O trabalho é recolher o dinheiro das máquinas de vendas automáticas e repor os produtos, registando aquilo que foi reposto.

Se estás interessado em seguir esta profissão, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Coletor de dinheiro?

O coletor de dinheiro de máquinas de venda automática (vending machines) e de parquímetros, ou outros serviços similares, é a pessoa que, tal como o nome indica, recolhe o dinheiro das caixas das máquinas.

Além disso, no caso das vending machines, o coletor de dinheiro, também chamado de repositor de vending machines, ou abastecedor de máquinas de vendas automáticas, também tem de reabastecer os produtos das máquinas e fazer o registo dos produtos vendidos e reabastecidos de cada uma das máquinas.

O dia a dia é sempre idêntico. Os coletores de dinheiro já têm uma rota definida que têm de seguir. Em cada máquina, recolhem o dinheiro e registam o montante. Depois reabastecem a máquina e anotam todos os produtos que foram colocados em cada uma das máquinas.

Têm de ter atenção aos prazos de validade dos produtos, que têm de ser revistos sempre, garantindo a segurança de todas as pessoas que compram nas máquinas de vendas automáticas.

Além disso, eles fazem a limpeza e a manutenção das máquinas, garantindo que elas se encontram higienizadas e em pleno funcionamento.

Em algumas empresas, o repositor de vending machines também têm de angariar novos clientes, e são eles que fazem a gestão da carteira de clientes. Neste caso, além de coletor de dinheiro, ele também tem funções de vendedor.

No caso dos parquímetros, não existe a tarefa da reposição, mas só a recolha e o registo do dinheiro.

Quais as suas funções

A principal função do coletor de dinheiro é recolher o dinheiro das máquinas de venda automáticas, parquímetros e outros similares. No entanto, o dia a dia inclui muitas outras tarefas, como:

  • Fazer a reposição de produtos em máquinas de venda automática
  • Limpar as máquinas
  • Verificar a validade dos produtos vendidos, principalmente alimentares
  • Registar os produtos repostos
  • Registar o dinheiro recolhido
  • Fazer a manutenção das máquinas de vendas automáticas
  • Angariar novos clientes para vending machines
  • Gerir a carteira de clientes de vending machines

Para exercer bem estas funções, é muito importante que sejas uma pessoa organizada e responsável. Lidar com dinheiro é sempre uma grande responsabilidade. Por isso, tens de ser uma pessoa séria e atenta, para perceber qualquer movimentação suspeita.

Saídas no Mercado de Trabalho

As máquinas de vendas automáticas e os parquímetros invadiram o mercado nos últimos anos. Se antes existiam pequenas bancas, com um ou dois funcionários, hoje foram substituídas por estas máquinas que “servem” as pessoas sem ser preciso ninguém estar ali para vender.

Sem dúvida, esta é uma forma de as empresas ganharem mais, porque diminuem os seus custos com espaço e empregados.

Como conseguem mais lucro, as empresas têm apostado bastante nestes serviços. Então, as vagas de emprego para coletor de dinheiro são cada vez maiores e a tendência é que aumentem.

Se, por um lado, a tecnologia veio tirar postos de trabalho, por outro criou novos postos, como o caso dos coletores de dinheiro, por exemplo. E como os lucros das empresas aumentam, é muito provável que surjam muito mais máquinas de venda automática nos próximos anos, com maior variedade de produtos.

Como entrar na carreira de Coletor de Dinheiro?

Para entrar na carreira de coletor de dinheiro não é preciso ter nenhuma formação. No entanto, a maioria das empresas dá preferência a pessoas que tenham o 12º ano completo.

O ideal é que, além do 12º ano, tenhas um curso de segurança. Como já dissemos, esta profissão tem os seus riscos. Andar com dinheiro é sempre uma isca para os criminosos. Por isso, se tiveres formação como segurança, vais estar mais preparado para enfrentar qualquer tipo de situação.

Além disso, tens de ter carta de condução de ligeiros. São os coletores de dinheiro que dirigem as viaturas, então é fator eliminatório na maioria das vagas de trabalho.

Se quiseres entrar numa vaga que tenhas de angariar clientes e gerir uma carteira de clientes, é essencial que tenhas talento para a área das vendas. Um curso nesta área também pode ser bom, e talvez consigas mais alguns pontos na hora da entrevista de emprego e também quando houver uma oportunidade de promoção dentro da empresa.

Onde estudar para Coletor de Dinheiro?

Como foi dito, existem dois cursos que podem ser vantajosos para esta profissão. Ambos são cursos práticos, um em segurança, e outro em vendas. Vejamos algumas opções!

Portugal:

Brasil:

Se estás interessado em seguir a profissão de coletor de dinheiro, então não deixes de apostar na tua formação, tanto em segurança, como em vendas. Vai ser um diferencial na hora da contratação, além de te permitir crescer profissionalmente. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima