Veterinário de Exóticos

veterinário de exóticos

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

Estás à procura de uma carreira que seja excitante e desafiante? Então a profissão de veterinário de exóticos pode ser perfeita para ti! Como veterinário de exóticos, terás a oportunidade de trabalhar com uma variedade de animais, desde cobras e lagartos, a pássaros e pequenos mamíferos.

Ao atuares nesta área, não só vais aprender sobre diferentes espécies de animais, como também vais poder ajudá-los a manterem-se saudáveis e felizes.

Portanto, se és um amante de animais e se és preocupado, principalmente, com espécies de animais não domésticos, esta pode ser a carreira que tanto procuravas.

Se estás à altura do desafio, continua connosco para aprenderes mais sobre esta gratificante profissão!

O que faz um Veterinário de Exóticos?

Os veterinários de exóticos são profissionais treinados para cuidar de animais que não são habitualmente mantidos como animais de estimação, tais como répteis, pássaros e pequenos mamíferos.

Eles são dedicados ao cuidado e bem-estar dos animais considerados exóticos. Eles conseguem perceber as necessidades médicas destes (sendo que a maior parte das pessoas não se consegue aperceber de problemas de saúde nestes animais), tornando-se, assim, profissionais indispensáveis para a garantia do bem-estar dos animais em questão.

A educação veterinária exótica requer treino especializado na sua forma de medicina, bem como conhecimentos sobre a fisiologia específica dos animais a tratar.

Pode trabalhar com animais de vários portes e, por isso, é fundamental ter destreza manual e compreender o comportamento animal. É importante, também, que este profissional tenha confiança para manusear e controlar os animais, não só para a segurança dos mesmos, mas também para a sua própria segurança e para a daqueles que o rodeiam.

Veterinário

Lê também sobre a profissão de Veterinário!

Quais as suas funções

A principal função do veterinário de exóticos é cuidar, tratar e diagnosticar doenças em animais exóticos. Para tal, ele tem de ser capaz de manusear e prender estes animais de forma segura e eficaz.

De entre as várias tarefas que ele desempenha no seu dia a dia, podemos destacar aqui:

  • Identificar sinais de stress em todas as espécies com as quais interage (para que possam enfrentar rapidamente quaisquer situações perigosas que possam surgir)
  • Prestar cuidados supervisionados a uma variedade de animais com respeito, bondade e segurança
  • Diagnosticar doenças em animais exóticos e tratá-las da forma adequada (sempre tendo em conta as necessidades específicas de cada espécie)

Para além dos cuidados médicos, os veterinários de exóticos desempenham frequentemente um papel importante na educação do público sobre o cuidado adequado a animais.

Sem dúvida, estes profissionais são uma parte importante da comunidade de cuidado animal, fornecendo cuidados médicos e perícia a espécies especializadas como répteis, anfíbios, aves e pequenos mamíferos. Mas eles fazem muito mais do que isso – eles também educam as pessoas sobre como cuidar adequadamente dos animais exóticos para que eles permaneçam saudáveis.

Esta é uma das funções mais importantes do veterinário de exóticos, até porque a maior parte das pessoas não sabe as necessidades específicas destes animais.

Sabemos que cada espécie tem necessidades únicas e, como as espécies exóticas não são tão conhecidas, os donos destes animais não sabem como agir da melhor forma.

Ora, o veterinário de exóticos é de vital importância para dar a conhecer as necessidades de um animal em particular, como os requisitos de dieta, iluminação e fontes de calor adequadas, tamanho ideal de aquários e outros espaços, entre outras informações essenciais para a garantia do bem-estar destes animais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O veterinário de exóticos trabalha frequentemente em zoológicos ou santuários de animais, mas também pode encontrar trabalho em consultórios privados, até porque existe uma tendência crescente para a aquisição de animais exóticos.

Ele atende às necessidades dos animais, mas também trabalha com o intuito de atender às necessidades mais globais, como a conservação, preservação e sustentabilidade do ecossistema.

Existe, ainda, a hipótese de trabalhar como profissional autónomo, prestando serviços a diversas instituições de forma pontual, ou atendendo os clientes ao domicílio, por exemplo. Pode, ainda, abrir o seu próprio consultório veterinário, dedicando-se ao cuidado de animais exóticos.

O veterinário de animais exóticos também pode atuar na área da educação, dando aulas na universidade ou dando formações sobre os cuidados necessários a espécies de animais exóticos.

Auxiliar de Veterinária

Conhece ainda a profissão de Auxiliar de Veterinária

Como entrar na carreira de Veterinário de Exóticos?

Os veterinários de exóticos devem ter um conhecimento profundo da anatomia e fisiologia dos seus pacientes, bem como das doenças que os podem afetar. Assim sendo, se queres seguir esta profissão, tens de concluir o curso superior de Medicina Veterinária.

Vais ser responsável pela saúde de animais como lagartos, cobras, macacos, pássaros e outras criaturas exóticas. Ora, isto requer que sejas conhecedor da anatomia e fisiologia específica destas espécies.

Não só precisas compreender as suas características externas, como também o funcionamento interno do corpo destes animais, para que tenham o melhor cuidado possível.

Assim sendo, é fundamental que te apliques bastante durante o curso para que depois consigas oferecer os melhores serviços, garantindo o bem-estar e a saúde dos animais a tratar.

Além disso, deves manter-te atualizado sobre quaisquer doenças que possam afetar os animais exóticos, uma vez que muitos podem não responder aos tratamentos típicos utilizados em gatos e cães.

Onde estudar para Veterinário de Exóticos?

Como dissemos, se queres seguir a profissão de veterinário de exóticos tens de fazer o curso superior de Medicina Veterinária. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas universidades que oferecem este curso para que possas iniciar a tua pesquisa.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar em Medicina Veterinária, mas queres afastar-te do acompanhamento dos animais domésticos comuns, como cães e gatos? Então a profissão de veterinário de exóticos é perfeita para ti. Investe na tua formação e nunca deixes de atualizar os teus conhecimentos ao longo da tua carreira. O Guia das Profissões deseja-te muito sucesso nesta bonita caminhada!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *