Comentarista Esportivo / Comentador Desportivo

Comentarista Esportivo - Comentador Desportivo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Multimédia

Idiomas:

Português

Um Comentarista Esportivo ou Comentador Desportivo é o/a profissional que se dedica a comentar ou a relatar jogos de futebol ou de outras modalidades, bem como eventos de esportes em geral. Portanto, é uma área da Comunicação Social. Mas vem saber tudo da profissão aqui…

Nos tempos da Rádio, o Comentarista Esportivo era fundamental para relatar os jogos de futebol. Assim, contava todos os lances que sucediam no gramado. E fazia-o com tanta paixão que os torcedores sentiam toda a vibração dos desafios, quase como se estivessem na bancada ou de forma ainda mais intensa.

Esse tempo já está bem longe, mas o papel do Comentador Desportivo ou relatador continua a ser muito importante para assistir a um jogo em direto, seja na televisão, seja através da Internet.

Portanto, esses profissionais da Comunicação Social ajudam a entender os lances, a perceber quem marca os golos e a conhecer outros dados dos desafios. Podem, por exemplo, dar apontamentos sobre jogadores ou explicar que aquele time não vence há não sei quantos jogos.

Mas o seu papel também é relevante na análise após os desafios, pois ajudam a entender como as esquadras se apresentaram e o que correu melhor em termos de estratégia de jogo.

Fica connosco para entender o que esse profissional faz…

O que faz um Comentarista Esportivo

O Comentarista Esportivo tem uma dupla função no mundo do esporte. Por um lado, tem uma função de entretenimento e, portanto, precisa de alimentar a paixão dos torcedores.

Mas, por outro lado, também é um agente de informação, tal como o Jornalista Esportivo.

Assim, esse profissional move-se em duas áreas que podem parecer chocar. Mas, na verdade, o Jornalismo Esportivo tem sempre um facto de paixão muito grande. Como dar notícias de esporte sem a paixão que lhe está associada? É impossível.

O trabalho do Comentarista Esportivo é fazer o contexto das notícias e dos jogos e/ou eventos esportivos. Assim, apresenta uma análise sobre os fatos, observando o que aconteceu e prevendo o que pode vir a acontecer.

Desse modo, o papel do Comentador Desportivo é ajudar os torcedores a entenderem o esporte que adoram. Portanto, junta informação qualitativa aos fatos concretos.

Se gostas de futebol, estás acostumado às discussões sem fim sobre se aquele lance foi ou não pênalti ou falta. O Comentarista também dá a sua opinião nesse âmbito, mas deve fazê-lo de forma mais informada, por exemplo, consultando as Leis de jogo e avaliando o assunto sem a bitola tendenciosa do torcedor.

Portanto, apesar de ter de falar de forma apaixonada sobre o esporte, o Comentador Desportivo não pode dar simplesmente a sua opinião pessoal. Precisa, antes, de se afirmar como uma voz mais conhecedora do que o mero torcedor, reforçando assim a sua posição de referência no setor.

Quais as suas funções

O trabalho de um Comentarista Esportivo passa por quatro áreas fundamentais, ou seja, pela Observação, pelo Estudo, pela Análise e pelo Relato ou Comunicação. Mas vamos falar um pouco de cada uma delas para entenderes o que está em causa…

Observação do jogo ou evento esportivo

A principal função do Comentador Desportivo é observar de forma atenta os jogos de futebol ou de outras modalidades, bem como outros eventos do mundo do desporto.

Assim, precisam de saber olhar todas as incidências e de as compreender e traduzir para palavras fáceis de entender pelo torcedor. Parece fácil, certo? Mas é, na verdade, um grande desafio e que nem todos podem cumprir.

Repara que a profissão exige uma excelente capacidade de comunicação, pois, muitas vezes, requer análises em direto.

Estudo de times e atletas

Antes de cada jogo ou evento, o Comentarista Esportivo precisa de estudar as equipas e os atletas. Esse trabalho é essencial para poder fazer uma análise mais cuidada e informada durante os diretos.

Nos dias que correm, os torcedores são muito mais exigentes e têm, eles próprios, acesso a diversos dados sobre os seus times. Portanto, o Comentador Desportivo não pode saber menos do que isso. Pelo contrário, deve ser capaz de acrescentar sempre algo mais ao que o adepto comum sabe.

Análise do jogo ou evento

Os Comentaristas Esportivos precisam de analisar os jogos em direto, durante as transmissões. Mas também precisam de fazê-lo após o fim dos jogos, já cientes de outros fatos e na posse de mais dados.

Portanto, têm de entender muito do esporte em causa, seja um jogo de futebol ou uma partida de basquetebol ou outra modalidade qualquer.

Esse trabalho passa por ver o que o torcedor comum não vê, acrescentando, portanto, um olhar especializado sobre o desafio. Assim, precisa de entender muito sobre táticas e sistemas de jogo.

Fazer um relato “limpo” e cuidado

Essa é uma profissão de comunicação e, portanto, o Comentarista tem de ter ótimas habilidades nesse nível. Portanto, precisa de manter o foco e de saber passar a informação mais importante e de forma clara. Repara que o excesso de informação pode prejudicar o entendimento do torcedor.

Portanto, o Comentador Desportivo tem de ser capaz de elaborar um raciocínio conciso e fácil de entender.

Nos comentários em direto, todo o cuidado é pouco para não cometer gafes. Portanto, tem de medir muito bem as palavras, pois um erro pode valer uma carreira.

Diferença entre Jornalista Desportivo e Comentador Desportivo

Há alguma confusão entre o papel do Jornalista e o do Comentador no mundo do desporto. Mas repara que não são bem a mesma coisa.

Assim, o Jornalista Esportivo precisa de ter formação específica na área do Jornalismo, enquanto o Comentarista Esportivo até pode ser um antigo jogador sem formação académica.

Mas também na forma como trabalham há algumas diferenças. O papel do Jornalista é relatar os fatos, embora possa fazer algumas análises, mas sempre com foco em informar.

Já o papel do Comentarista está mais associado ao entretenimento e à opinião esportiva..

Mas vem agora entender como é o mercado de trabalho nesse setor…

Quanto ganha um Comentador Desportivo

Os ganhos de um Comentador Desportivo estão longe dos milhões dos salários dos craques do futebol. Contudo, também no mundo dos comentários, há as vedetas e os outros.

Assim, os rendimentos nessa profissão dependem muito do estatuto do Comentarista. Portanto, os mais conceituados e reconhecidos, e aqueles que captam mais audiências, ganham mais.

Porém, como em outras atividades do mundo do esporte, é uma área que exige, acima de tudo, paixão. Se estiveres só a pensar nos ganhos, talvez devas seguir outro caminho. Caso contrário, terás tudo a ganhar em seguir a tua profissão de sonho!

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de Comentarista Esportivo é bem exigente, pois há muita competitividade e uma necessidade constante de melhorar audiências.

Assim, quem segue essa área, precisa de estar sempre correndo, indo atrás do “jogo” o tempo todo para segurar o seu espaço, tal como os craques no gramado.

Mas, apesar disso, há várias oportunidades nessa área. Até porque, com os novos canais e media que vão surgindo, por exemplo, online, as chances de vagas aumentam.

Os Comentadores Desportivos podem trabalhar em sites, rádios e televisões, mas também em blogues ou jornais e revistas. Portanto, podem rodar na comunicação escrita como na comunicação multimédia.

Em muitos casos, os media continuam a apostar em antigos Jogadores de Futebol para comentarem os jogos. Mas também há sempre lugar para os Comentaristas especialistas “chutarem” a bola.

Como entrar na carreira de Comentarista Esportivo

Não existe um caminho certo para entrar nesse mundo. Portanto, todas as possibilidades estão em aberto!

Mas alguns dos Comentaristas Esportivos mais conhecidos entraram nesse mundo depois de se destacarem nos seus blogues sobre futebol ou outros esportes. Assim, essa uma via possível.

Contudo, para conseguir triunfar dessa forma, é preciso revelar talento e uma “voz” própria, ou seja, um traço carismático e que mais ninguém tenha. Desse modo, será mais fácil saltar para os jornais, as rádios ou televisões.

Portanto, o caminho para o sucesso passa por muita preparação e pelo chamado “tempo de estrada”, ou seja, de muitas análises e comentários desportivos feitos ao longo do tempo.

Mas estudar Jornalismo Esportivo pode ser outro caminho para entrar nesse mundo.

Vê de seguida onde te podes formar nessa área…

Onde estudar para Comentador Desportivo

Há, de forma regular, alguns cursos e workshops na área do Comentário Desportivo e da narração de futebol. Contudo, não existe um curso extensivo para formação de Comentaristas Esportivos.

Portanto, uma boa alternativa pode ser abraçar o Jornalismo Esportivo, enquanto se exercita o lado de Comentador num blogue ou até numa rádio local. Depois da graduação, podes sempre fazer alguma especialização mais focada no Comentário Desportivo.

Mas, para te dar uma ajuda, selecionamos os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Depois de leres esse texto, já tens noção do que faz um Comentarista Esportivo ou Comentador Desportivo. Portanto, já podes avaliar se tens o que é preciso para seguir essa profissão. É esse o caminho que queres seguir? Avança com tudo! Desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top