Creators

profissão creators

Os Creators, ou criadores de conteúdo, são personagens importantes para a fluidez da navegação na internet. Estes profissionais encarregam-se de criar conteúdos de todos os tipos para as páginas da web, desde informativos a recreativos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Filosofia, História, História da Cultura e das Artes, Informática, Línguas, Literatura, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Sociologia
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Esta é uma área muito abrangente, o que permite atuar em diferentes nichos, de acordo com a preferência de cada um. No entanto, é fundamental que o profissional tenha muita criatividade!

Vejamos agora o que fazem, na prática, os creators, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho atual, e como ingressar nesta carreira fascinante!

O que faz um creator?

O creator é o profissional responsável pela criação de diversos tipos de conteúdos para sites, páginas, blogues, canais, e todos os meios de comunicação presentes na web. Eles podem criar desde aquelas imagens engraçadas que se veem em páginas de humor, até artes e vídeos de divulgação.

A verdade é que os criadores de conteúdo estão inseridos numa grande categoria que se subdivide em muitas outras, como, por exemplo, os influenciadores digitais.

Estes profissionais podem criar vídeos de curiosidades, apenas para divertir o seu público, que é o caso dos YouTubers. Mas não se engane! Os creators podem trabalhar como muito mais, como fotos, vídeos, áudios, e todo o tipo de conteúdo!

Quais as suas funções?

O creator pode trabalhar nas seguintes áreas:

YouTube: Os YouTubers são os mais típicos criadores de conteúdos: criam vídeos do zero, ou com alguma base, a fim de obterem visualizações e ganharem dinheiro com elas. Eles necessitam de cenários e boas ideais para os seus vídeos.

Influenciador digital: Outra subdivisão importante neste nicho são os influenciadores digitais. Eles criam conteúdos para as redes sociais, vídeos curtos, resenhas, fotos, textos… todo o tipo de conteúdo que pode gerar interesse nos internautas.

Blogueiro: Os blogueiros também fazem parte da grande categoria de criadores de conteúdo. Neste caso, falamos da criação de conteúdo para blogs, desde o texto às ilustrações.

Espalhador de marcas: Uma coisa que faz com que boa parte das pessoas desejem este trabalho é o fato dos criadores de conteúdo serem comumente patrocinados por marcas famosas. Eles são conhecidos por tornarem marcas pequenas em marcas de relevância.

Saídas no mercado de trabalho

As saídas no mercado de trabalho para os creators são muitas, mas eles normalmente começam a atuar nesta área sozinhos. Pode ser que alguma marca decida patrociná-los de maneira fixa com algum valor mensal, tornando-se, assim, um emprego estável.

Outra forma de atuar como creator é ganhar dinheiro com vídeos ou blogues. Eles produzem conteúdo para os blogs, YouTube, etc, e ganham dinheiro mediante as visualizações e patrocínios. Este trabalho dependerá de alguns estudos de nicho mas, com certeza, é uma área com muito retorno, principalmente nos dias atuais.

Outra forma de ganhar espaço nesta profissão é tornando-se um resenhista, comprando produtos, testando e falando sobre eles em vídeos e textos. As empresas enviam os seus produtos ao profissional, o qual fará um vídeo, ou texto, dando a conhecer a sua opinião sobre eles.

Como entrar na carreira de creators?

Não existe nenhum tipo de curso em universidades para se tornar um criador de conteúdo. No entanto, é importante ter criatividade, saber escrever bem e saber comunicar com uma grande variedade de públicos.

É possível realizar alguns cursos isolados para ganhar estes conhecimentos, mas não há nada que possa te guiar em passos retos ao sucesso na profissão. Tudo é uma grande questão de testes.

Conheça o seu nicho, perceba quem é o seu público-alvo, estude e perceba aquilo que mais agrada ao seu público. Com isso será possível tornar-se mais conhecido e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

No início, talvez seja vantajoso pedir a outros creator que divulguem o seu trabalho. É normal que eles cobrem por isso. Afinal de contas, esse é o trabalho deles também. No entanto, vale a pena, especialmente se queremos ter uma carreira sólida.

Onde estudar para Creators

Esta é uma boa profissão para pessoas jovens que estão à procura de uma profissão que dê muito retorno. Se é isso que quer fazer, comece desde já, até porque o retorno financeiro não é imediato!

Por não ser uma área com competências comprovadas, isso pode ser ainda mais fácil, mas quer dizer que terá de se esforçar ainda mais para atingir os seus objetivos. Ser paciente é necessário e imprescindível!

Dê o melhor de si para cada uma de suas atividades neste ramo, logo em breve poderá destacar-se nesta profissão.

Compreenda que é necessário persistir para encontrar o sucesso. Seja justo(a) e convidativo(a) para com os seus seguidores e apreciadores.

Os creators são uma parte importante da web. Se quiser ser um, comece a estudar e a dedicar-se ainda hoje!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima