Condutor Manobrador

condutor manobrador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Física Geologia Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O condutor manobrador é um trabalhador da área da construção e mineração que é capaz de conduzir e manobrar diferentes tipos de máquinas e equipamentos. Ele pode trabalhar em obras de construção e engenharia civil, mas também pode trabalhar em escavações, sondagens, entre outros.

Para quem adora conduzir, esta é uma profissão excelente. Sem dúvida, quando gostamos de manobrar e conduzir diferentes tipos de máquinas, não há nada melhor do que passar o dia todo de trabalho em cima de uma máquina.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de condutor manobrador. Vais descobrir o que este profissional faz no trabalho, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como o que vais precisar fazer para entrar nesta carreira.

Estás curioso?

Então continua connosco!

O que faz um Condutor Manobrador?

O condutor manobrador conduz e manobra diferentes tipos de equipamentos e máquinas, principalmente escavadoras, retroescavadoras e carregadoras de rasto e de rodas, tanto em obras de construção civil, como noutros tipos de trabalho como, por exemplo, escavações, fundações, sondagens, nivelamento de terras, entre outros.

Este profissional é contratado para movimentar diferentes materiais ou terras. É importante que ele cumpra todas as regras de segurança, não só para garantir a sua integridade física, assim como de todos os trabalhadores do projeto em que está envolvido.

Se seguires esta profissão, terás de conduzir e manobrar diferentes equipamentos industriais, desde que estes sejam para movimentar terras e outros materiais. Podes, então, realizar diferentes operações, como, por exemplo:

  • Carregamento
  • Demolição
  • Transporte
  • Espalhamento
  • Desmonte
  • Nivelamento
  • Empurramento
  • Compactação
  • Despejamento
  • Perfuração
  • Escavação
  • Espedrega
  • Abertura de valas e valetas
  • Limpeza de valas e valetas

Conhece também a profissão de Operador de empilhadeira

Quais as suas funções

O dia a dia de trabalho do condutor manobrador é bastante corrido. Embora a maior parte do tempo seja passado em cima dos equipamentos e máquinas de movimentação de terras, existem outras tarefas que lhe estão associadas.

Antes de qualquer outra coisa, este profissional precisa preparar o seu trabalho, sempre seguindo as instruções dadas pelos seus superiores. Isso implica analisar as fichas técnicas, modelos e desenhos. Depois de todos os itens analisados, o condutor manobrador tem de verificar as marcações no terreno.

Sendo ele o responsável pelas máquinas e equipamento, é preciso verificar sempre o estado das máquinas e acessórios. Afinal de contas, não se pode correr o risco de o trabalho parar a meio porque uma máquina não foi devidamente verificada. Portanto, é preciso fazer a verificação dos níveis de óleo, direção, sistema hidráulico, sistema de transmissão e travagem, motor e combustível.

O condutor manobrador também tem de avaliar as condições de segurança no local de trabalho e verificar a operacionalidade dos materiais que vão ser movimentados.

Depois destas tarefas concluídas, é hora de regular o equipamento tendo em conta o trabalho que vai ser feito, transportá-lo e colocá-lo na melhor posição para começarem os trabalhos.

Na hora de conduzir e manobrar os equipamentos, vais ter de ter em consideração as características do solo, o quadro de riscos, assim como as condições edafo-climáticas.

Para o transporte, recolha e despejamento, o condutor manobrador usa camiões rígidos, camiões articulados, assim como moto-scrapers. Já para a compactação de resíduos e solos, usamos equipamentos de compactação.

Tratores de rasto e de rodas, carregadoras industriais e motoniveladoras são usados para operações de espalhamento, rampeamento de taludes, empurramento, perfuração e nivelamento.

Como serás responsável pelas máquinas e equipamentos, vais ter de fazer a manutenção destes. Embora seja uma manutenção básica, terás de fazer pequenas reparações.

Saídas no Mercado de Trabalho

O condutor manobrador trabalha, na maior parte das vezes, na área da construção civil. No entanto, é possível trabalhar em outras áreas, como, por exemplo, escavações e sondagens na área da mineração.

Por isso, sempre que o trabalho envolva a movimentação de terras ou outros materiais, podes encontrar uma nova oportunidade de emprego.

Sendo assim, encontramos muitas oportunidades de trabalho no mercado atual. Além de poderes trabalhar em diferentes áreas, principalmente a construção civil, cuja procura de mão de obra tem crescido muito, existe ainda falta de profissionais especializados.

Por isso, não terás muita dificuldade em encontrar um trabalho na área, principalmente se tiveres uma boa formação profissional.

Para entrares no mercado de trabalho com o pé direito, vê agora o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Ainda estás na dúvida sobre a profissão que deves seguir? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Como entrar na carreira de Condutor Manobrador?

Se queres seguir a profissão de condutor manobrador, então terás de ter uma formação especializada. É importante teres noções matemáticas (cálculo e geometria), assim como noções de física (sistemas de medições e unidades, calcular densidades, volumes, dinâmica, forças, estática e alavancas). Também tens de ter algumas noções de eletromecânica e mecânica.

Como o meio ambiente está no centro do debate político e social, existe uma preocupação acrescida quanto à proteção do ambiente e à sustentabilidade do planeta. Sendo assim, também deves ter noções claras de proteção ambiental.

Deves ainda saber sobre a tipologia dos solos, assim como as características geotécnicas dos solos.

Sabendo que terás de interpretar desenhos, também deves ter noções de desenho técnico.

No curso profissional para condutor manobrador, poderás aprender tudo isto, assim como:

  • Interpretar fichas técnicas
  • Interpretar modelos
  • Escolher os melhores acessórios dos equipamentos
  • Técnicas de regulação, afinação e montagem
  • Testar a operacionalidade dos equipamentos
  • Técnicas de condução e manobra dos equipamentos
  • Processos de manutenção e limpeza dos equipamentos
  • Identificar anomalias
  • Procedimentos de descrição e relatórios
  • Normas de parqueamento

Onde estudar para Condutor Manobrador?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de condutor manobrador? Então não deixes de procurar um curso bom que te capacite para esta carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top