Conferente de Animação

Conferente de Animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O conferente de animação é a pessoa que confere o trabalho feito pelo colorista. É um superior que dá a ordem dos cenários e desenhos. Esta é uma profissão pouco conhecida, mas tem muito valor na área da animação.

Para os amantes de desenho e animação, esta pode ser uma profissão entusiasmante. Como falamos de um cargo superior, então tens um caminho longo até conseguires chegar a conferente de animação.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas fazer para conseguires chegar a este patamar na tua carreira.

Vais descobrir aqui o que faz um conferente de animação, assim como as funções que desempenha no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e como podes seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais sobre esta profissão?

Então continua connosco!

O que faz um Conferente de Animação?

O conferente de animação é a pessoa responsável por conferir o trabalho realizado pelos coloristas. Também ajuda nas filmagens e trata do mapa de animação. Os conferentes de animação também organizam e dão ordem de cenários e desenhos, de acordo com as cenas e os planos.

O colorista de animação, ou color script, é a pessoa que colore os desenhos de animação. Tradicionalmente, estes trabalhavam com acetatos. No entanto, nos dias de hoje, é tudo feito no computador, em softwares especializados para desenhos de animação.

Portanto, se quiseres ser conferente de animação, tens de estar a par das novas tecnologias e dos softwares usados na animação para conseguires supervisionar o trabalho dos coloristas.

Quais as suas funções

O conferente de animação tem como função principal supervisionar e conferir o trabalho realizado pelo colorista, também conhecido como color script. Ele avalia as cores usadas e pode sugerir modificações de tons, por exemplo, para que o resultado seja perfeito.

Além disso, os conferentes de animação também tratam do mapa de animação, organizam os desenhos e ajudam nas filmagens.

Também é função do conferente de animação dar ordem de desenhos e cenários seguindo os planos e as cenas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O conferente de animação trabalha em diferentes produções que envolvam animação. Atualmente o mercado de trabalho está muito melhor para quem quer seguir uma carreira na área da animação.

Se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em:

  • Emissoras de televisão
  • Estúdios de animação
  • Estúdios de jogos
  • Produtores para a internet
  • Agências de publicidade
  • Empresas privadas
  • Empresas públicas da área da educação e governo

Poderás trabalhar na produção de diferentes produtos, como, por exemplo, filmes, vídeos, GIFs animados, videojogos, curtas-metragens, séries, anúncios de publicidade, entre outros.

Como vês, o mercado de trabalho oferece-te várias oportunidades, bem mais do que há uns anos quando o mercado se limitava aos desenhos animados.

Portanto, se adoravas trabalhar com animação, não desistas e segue em frente.

Vamos mostrar-te agora tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira com o pé direito.

Como entrar na carreira de Conferente de Animação?

Se a tua ideia é seguires uma profissão na área da animação, como conferente de animação, animador, ou colorista, por exemplo, então o melhor que tens a fazer é procurares uma formação na área. Não podes querer trabalhar com animação se não conheceres bem todos os conceitos.

Além disso, não vais começar a tua carreira como conferente de animação. Como falamos de um cargo de supervisão, ou seja, um cargo superior, vais ter de começar em cargos hierarquicamente inferiores.

Sendo assim, o ideal é que tires um curso profissional que te dê conhecimentos de animação 2D, assim como de animação 3D. Existem várias opções no mercado, tanto online como na modalidade presencial.

Uma licenciatura em animação digital é, sem dúvida, a escolha acertada se quiseres progredir na carreira.

Vamos ver algumas das opções para começares a tua carreira em grande!

Onde estudar Animação?

Portugal:

Brasil:

Queres ser conferente de animação? Então investe na tua formação e não desistas dos teus sonhos. Acredita no teu potencial porque é isso que vai fazer com que chegues longe na tua carreira! Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top