Desenvolvedores de software

Desenvolvedores de software

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Informática Matemática Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

Os desenvolvedores de software são os profissionais responsáveis por criar todo o sistema, com base no que o cliente deseja mas, para isso, eles precisam formar-se na área, adquirindo competências técnicas e teóricas sólidas.

Hoje em dia, com os grandes avanços na área da tecnologia, os desenvolvedores ganham ainda mais espaço no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas procuram criar sites e apps para as suas marcas. Para isso, eles precisam de ter um desenvolvedor com competências.

Como em todas as áreas, para tornar-se um desenvolvedor de software é necessário investir em conhecimento, podendo, assim, destacar-se no mercado de trabalho.

Se a área da tecnologia te interessa e se gostavas de trabalhar na área, então esta pode ser uma ótima profissão para ti. Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta carreira.

Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz um desenvolvedor de software, quais as funções que ele tem no dia a dia, as saídas profissionais, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Desenvolvedor de Software?

O desenvolvedor de software cria sistemas para sites, apps e programas. Além disso, pode ainda testar sistemas já existentes, com o objetivo de detetar falhas na sua construção. Esses softwares podem ser sites, apps, programas de computador (para empresas e para pessoas singulares), redes sociais, entre tantos outros.

Estes profissionais podem ser de grande valia para as empresas, estejam elas no topo, ou apenas no começo dos seus serviços. Um bom programa, ou um site funcional, pode trazer inúmeros clientes para a sua plataforma, por isso é que estes profissionais são tão importantes e as empresas dão-lhes muito valor.

Vê também a profissão de Técnico de Informática

Quais as suas funções

Para percebermos o dia a dia deste profissional, é importante dizer que as suas funções variam de acordo com a sua área de atuação. O desenvolvedor de software pode atuar nas seguintes áreas:

Criação de apps e sistemas: O desenvolvedor pode criar apps e sistemas do zero, levando como ponto de partida apenas as exigências dos clientes. Os sistemas podem ser de grande utilidade no dia a dia de empresas.

Identificar falhas em sistemas já existentes: Principalmente as grandes empresas, precisam de muita segurança, até porque não podem correr o risco de ver as suas infomrações nas mãos dos concorrentes. Por isso, é comum que os desenvolvedores sejam contratados para encontrarem falhas dentro do sistema e encontrarem soluções para elas.

Ensinar a usar novos sistemas: Quando se implementa um novo sistema numa determinada empresa, é importante que os funcionários aprendam a utilizá-lo da maneira correta. Portanto, um desenvolvedor pode tornar-se indispensável neste ambiente.

Aprimorar sistemas antigos: Como a tecnologia evolui um pouco mais a cada dia, é importante que os desenvolvedores atualizem sistemas antigos, com o intuito de torná-los mais eficientes, rápidos e seguros.

Freelancer: Embora muitos desenvolvedores trabalhem em empresas fixas, boa parte deles ainda optam pelo trabalho freelancer. Muitos profissionais preferem ter a sua liberdade, em vez de estarem presos a um vínculo laboral com uma entidade.

Talvez te interesse ver a profissão de Engenheiro de Dados / Engenharia de Dados

Saídas no Mercado de Trabalho

Estes profissionais têm o privilégio de escolher a área onde irão trabalhar. Podem afiliar-se a uma empresa específica de desenvolvimento de softwares e ficar ali durante toda a vida, ganhando um ordenado fixo ou comissões por trabalho realizado.

O desenvolvedor pode tornar-se também um profissional liberal (autónomo), fazendo os seus próprios horários e escolhendo os projetos nos quais realmente deseja trabalhar.

Os desenvolvedores de software também podem construir carreiras ensinando as outras pessoas a atuarem neste mercado, através de cursos e palestras, ou entrando na carreira de ensino (Superior ou Secundário / Ensino Médio).

Como hoje todas as empresas apostam em sistemas e softwares, sejam eles de uso interno ou externo, a procura por estes profissionais é alta. O mercado oferece boas oportunidades de trabalho para quem se mostra qualificado e é, assim, uma ótima escolha para quem gosta de tecnologia.

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então, faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Desenvolvedores de Software?

Para seguires a profissão de desenvolvedor de software, o ideal é teres um curso superior em TI (Tecnologias de Informação). Como o mercado valorizada, cada vez mais, profissionais qualificados, quanto melhor for a tua formação, mais hipóteses tens de conseguir um bom emprego.

Por outro lado, se não quiseres fazer um curso superior, podes fazer pequenos cursos. Existem dezenas deles por aí, incluindo na Internet.

No entanto, como dissemos, as empresas estão a procurar profissionais mais qualificados para o cargo e, por isso, ter uma boa formação é importante para assegurares o teu futuro.

Depois de aprenderes muito sobre desenvolvimento de softwares, podes enviar pedidos de admissão para empresas que precisem deste tipo de serviço, agendando algumas entrevistas de emprego. Procura também ofertas de trabalho na Internet, não só para preencher os quadros da empresa, como para fazer alguns trabalhos freelancer.

Existem plataformas online dedicadas a trabalhos de TI, nas quais podes oferecer os teus serviços e encontrar pessoas que precisam de ti para desenvolver os seus softwares.

Faz uma pesquisa e avalia quais as ofertas merecem a tua proposta. Lembra-te, sempre, que é importante valorizares o teu trabalho. Enviar uma proposta de baixo valor até te pode garantir o trabalho, mas será que o contratante está a pagar o valor do teu trabalho?

Antes de fazeres um orçamento, avalia bem o tempo que vais gastar para terminar o projeto e pensa no teu valor por hora.

Antes de ires, não deixes de ver tudo sobre a carreira de Engenharia Informática

Onde estudar para Desenvolvedor de Software?

Além das Universidades, existem muitas escolas profissionais que formam os seus alunos em desenvolvimento de softwares. Optar por cursos técnicos pode ser muito mais barato do que uma faculdade, e a formação tem uma duração mais curta. Além disso, estes cursos oferecem um plano curricular bom.

Basta pesquisar e escolher os cursos mais completos e com o máximo possível de certificações em áreas diferentes, assim o teu currículo torna-se ainda mais valioso.

É claro que um curso superior te abre mais portas, mas deves pensar nos teus objetivos, expectativas e escolher o curso que melhor se adequa a ti.

Curso de Desenvolvedor de Software em Portugal:

Curso de Desenvolvedor de Software no Brasil:

Esta é uma profissão que, com toda a certeza, se tornará ainda mais valiosa com o passar do tempo e com os avanços da tecnologia. Atualmente, com a importância da Internet na nossa vida, e nos negócios, as empresas procuram, cada vez mais, profissionais que possam ajudá-los a crescer no mercado digital.

Assistimos a uma procura maior por todos os profissionais ligados ao desenvolvimento de sites, apps, não só no desenvolvimento dos softwares, como na produção de conteúdos, design, entre outros elementos importantes.

Essa é uma tendência que vai continuar nos próximos anos, até porque a Internet mostra-se central nas nossas vidas. Portanto, se ainda estavas com dúvidas se devias, ou não, investir na tua paixão, podemos dizer que terás um caminho luminoso!

Sendo assim, não tenhas medo de entrar na carreira de desenvolvedores de software! Se tens vocação para a profissão, se gostas de trabalhar com a área de TI, então a tua carreira em desenvolvimento de software será brilhante! Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top