Coordenador de Pós-Produção

coordenador de pós-produção

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia História da Cultura e das Artes Matemática Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O coordenador de pós-produção é um dos profissionais mais importantes em produções audiovisuais. Sem dúvida, ele é cada vez mais reconhecido no meio, até porque ele desempenha um papel central na pós-produção, mas também na pré-produção e produção audiovisual.

É ele que coordena todas as etapas de realização, desde a pré-produção à pós-produção. Este coordenador é o responsável por fazer a ponte entre a direção, produção e produção executiva até que a produção audiovisual esteja finalizada.

Como podes perceber, ele é uma peça fundamental para que toda a produção audiovisual mantenha um bom fluxo de trabalho.

Se és uma pessoa dinâmica, proativa, e se adoravas trabalhar no mundo audiovisual, então esta profissão é excelente para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vem connosco!

O que faz um Coordenador de Pós-Produção?

O coordenador de pós-produção é o profissional que coordena e acompanha as etapas de realização de todas as produções audiovisuais, desde a pré-produção até à pós-produção. É ele que faz a ponte e a ligação entre a direção, produção e produção executiva.

A organização e o espírito de liderança são características essenciais para quem quer seguir esta profissão. Além disso, é importante seres uma pessoa proativa, capaz de trabalhar sob pressão e stress.

Como em qualquer trabalho, é importante que sejas apaixonado pelo que fazes, assim como seres comprometido com o teu trabalho. Só desta forma consegues coordenar todas as equipas numa produção audiovisual.

Não é um trabalho fácil, mas, para quem gosta da área, mostra-se uma carreira entusiasmante. A rotina de trabalho é muito variada e é perfeita para quem gosta de se manter muito ativo.

Quais as suas funções

O coordenador de pós-produção é responsável por coordenar e acompanhar todas as etapas de realização de uma produção audiovisual. Ele faz a ponte entre diferentes departamentos, entre os quais destacamos, por exemplo, a direção, produção e produção executiva.

Com maior foco na pós-produção, ele tem de planear todo este processo e gerir a equipa de pós-produção. Além destas funções, o coordenador também tem de:

  • Receber o briefing de atendimento
  • Contratar fornecedores
  • Realizar reuniões com a equipa de pós-produção

Além destas funções, ele também tem de fazer o acompanhamento logístico da finalização da produção audiovisual, com o objetivo de tornar os processos mais rápidos e eficientes, estabelecendo uma ligação próxima entre os diferentes departamentos.

Uma das grandes preocupações do coordenador de pós-produção é assegurar o bom estado dos materiais usados, assim como a sua eficiente distribuição entre os diferentes departamentos (sendo que estes podem estar num mesmo edifício, ou em edifícios diferentes).

Também é o coordenador que trabalha no desenvolvimento de contratos de trabalho com colaboradores de pós-produção, como, por exemplo, editores, assistentes de finalização, técnicos de mixagens, entre outros.  

Faz parte dos seus deveres, também, organizar todos os documentos do projeto que serão entregues ao produtor, assim como assegurar que todas as imagens e áudio masters são armazenados corretamente. Em todo o caso, este profissional tem de responder perante o supervisor de pós-produção.

Como podemos perceber, o coordenador de pós-produção é um líder e, portanto, tem de saber comunicar e motivar a equipa de trabalho. A organização também é essencial para estes profissionais, pois deles depende o planeamento de todo o processo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O coordenador de pós-produção trabalha com produções audiovisuais. Sendo assim, ele pode atuar em diferentes áreas, como, por exemplo:

  • Cinema
  • Televisão
  • Publicidade

O trabalho em cinema é, com toda a certeza, um dos mais difíceis, pois são poucas as vagas de trabalho existentes. Infelizmente, as produções são poucas, muito porque não existem apoios suficientes na área da cultura e das artes, o que se traduz em poucas produções nacionais.

Este é um cenário comum em Portugal e no Brasil, embora o cinema brasileiro tenha vindo a ganhar cada vez mais espaço e relevância.

A televisão e a publicidade oferecem mais vagas de trabalho. No entanto, ainda se mostram poucas ofertas de emprego para a quantidade de profissionais à procura de trabalho na área.

Nos últimos anos, a procura de profissionais na área da pós-produção tem crescido para trabalhar na internet. No entanto, como são produções mais pequenas, não se veem tantas ofertas de emprego para coordenadores de pós-produção.

Como entrar na carreira de Coordenador de Pós-Produção?

Se queres seguir a profissão de coordenador de pós-produção, o ideal é que tenhas conhecimentos de produção de cinema e televisão. É verdade que esta formação não é obrigatória. No entanto, é uma vantagem para quem quer entrar nesta carreira.

Com este curso, vais compreender todo o processo de produção, essencial para desempenhares as tuas tarefas com excelência.

Existem outras formações e cursos interessantes para quem quer trabalhar em coordenação de pós-produção, como, por exemplo:

  • Gestão de projetos
  • Direito
  • Recursos Humanos
  • Administração e Contabilidade

É comum que, antes de desempenhares tarefas como coordenador, trabalhes como assistente de pós-produção. Poderás, ainda, começar como administrativo num estúdio de pós-produção.

Onde estudar para Coordenador de Pós-Produção?

Como dissemos, ter uma formação em pós-produção ou produção é uma vantagem para quem quer seguir esta profissão. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Como vimos ao longo deste artigo, o coordenador de pós-produção é um dos profissionais mais importantes para assegurar o bom andamento de uma produção audiovisual. Se esta é uma carreira que te apaixona, então investe numa boa formação. Com toda a certeza vais ser bem-sucedido!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top