Streamer / Streaming Profissional

Streamer / Streaming Profissional

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho

Matérias relacionadas:

Informática Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

Um Streamer é um profissional de Streaming, ou seja, alguém que faz transmissões ao vivo online, por exemplo, através do YouTube. A transmissão de conteúdos relacionados com videojogos tem tido especial sucesso nos últimos anos.

O Streaming surgiu, mais ou menos, em 2010 em plataformas digitais como o YouTube, para onde os utilizadores podiam carregar os seus vídeos. Mas, nessa altura, a maioria dos conteúdos não era ao vivo.

Contudo, mais recentemente, o aparecimento de plataformas como o Twitch veio ampliar o fenómeno e tornar o chamado Live Streaming muito popular. Neste caso, já estamos perante transmissões em direto, ou seja, em tempo real.

Atualmente, este tipo de conteúdo assumiu tanta audiência online que há quem faça disso profissão. É, assim, que surgem os Streamers que podem fazer carreira profissional nesta área.

Mas continua a ler para saber tudo da profissão!

O que é o Streaming

Streaming é uma palavra inglesa que significa, em português, “transmissão”. Portanto, trata-se da transmissão de vídeo e de áudio através da Internet.

Esse tipo de conteúdo não tem de ser descarregado em forma de ficheiro para o computador. Pelo contrário, a transmissão fica online, pelo que não ocupa espaço no computador, nem precisa de nenhum formato, como CDs ou DVDs, para ser armazenado.

Há várias plataformas que assentam no conceito do Streaming, como a Netflix que passa filmes e séries, ou como o Spotify que se dedica a transmitir música e podcasts.

Nos últimos anos, desenvolveu-se o conceito de Live Streaming, ou seja, transmissões ao vivo, em que criadores de conteúdos passam as suas próprias transmissões. Espaços como o YouTube, mas sobretudo o Twitch, tornaram-se espaços ideais para os Streamers conquistarem o seu lugar ao sol.

Os conteúdos relacionados com games ou videojogos são uma das áreas que mais tem crescido em termos de Streaming, com transmissões até de campeonatos e batalhas entre Gamers.

O que faz um Streamer

O Streamer dedica-se a criar, transmitir e divulgar conteúdo online. Assim, tem muitas semelhanças com o que faz um Youtuber, mas também com o trabalho de um Videomaker, uma vez que também se dedica à produção de vídeos para a Internet.

Ao longo do dia, o Streamer não faz apenas a sua transmissão ao vivo, em direto, o que pode parecer muito fácil a alguns. Afinal, jogar videogames perante a audiência infinita que a Internet pode proporcionar parece bem divertido!

Na verdade, não é essa brincadeira e exige muito trabalho e planeamento. Há Streamers que podem passar cerca de 10 horas por dia em transmissões ao vivo!

Mas, no resto do tempo, é preciso trabalhar nos próximos conteúdos, planear o que se vai fazer e eventualmente, até estudar, pois é preciso dominar por completo o assunto de que se vai falar.

Além disso, quando não estão em Streaming, os profissionais precisam de cuidar de aspetos relacionados com o Marketing Digital, como as redes sociais. Nesse caso, será preciso responder a seguidores, mas também buscar e trabalhar em novas parcerias comerciais e em colaborações com outros Streamers.

Pelo meio, o Streamer tem de gravar, editar e carregar vídeos de forma quase contínua.

Contudo, precisa ainda de ter atenção às tendências do mercado e a tudo o que há de novo na área onde atue, lidando com a pressão constante para estar sempre online e sempre disponível, para não defraudar os fãs.

Mas também deve saber como atrair audiência e como cativar seguidores, apresentando conteúdos interessantes. Afinal, esse é o segredo para conseguir viver do Streaming como profissão.

Quais as suas funções

Um Streamer é um profissional que precisa de ter competências multifacetadas, como já vimos. Assim, tem o seu quê de profissional do Audiovisual, pois precisa de ter conhecimentos de produção de vídeo e áudio para conseguir criar Streamings de qualidade.

Mas também tem de ter o seu quê de comunicador, misturando qualidades de Locutor, de Apresentador e até de Jornalista, para poder passar informação de forma clara.

Para lá disso, precisa de ter conhecimentos de Marketing Digital para promover os seus conteúdos. Mas até precisa de ter capacidades de Comercial para conseguir boas parcerias.

Além disso, tem de assumir outras vertentes que podem ir da área financeira à administrativa, passando por resolver questões burocráticas relacionadas com pagamentos.

Portanto, tudo isso exige uma grande ética de trabalho, bem como muita organização para não se perder na parte do hobby e deixar o dinheiro escapar.

Em termos gerais, o Streamer precisa de dominar as seguintes vertentes:

  • Produção e Edição de Áudio e Vídeo
  • Efeitos e Animação
  • Storytelling
  • Comunicação Oral
  • Análise de mercado
  • Métricas e estatísticas em redes sociais
  • Informática
  • Branding
  • Social Gaming
  • Captar e manter audiências.

Quanto ganha um Streamer

Há Streamers que ganham muito dinheiro e outros que ganham pouco ou quase nenhum! Portanto, os valores dependem muito do próprio carisma e do sucesso do profissional de Streaming.

Mas é certo que quanto mais conteúdo o Streamer divulgar, mais chance terá de ganhar seguidores e, logo, de fazer dinheiro.

Também importa notar que a plataforma Twitch realça os seus melhores conteúdos na sua página principal, o que ajuda a dar maior visibilidade ao que os Stremares fazem.

Mas, para isso, é preciso criar conteúdos de qualidade, o que exige dedicação e paciência.

Os Streamers mais famosos conseguem ganhar valores bem avultados. E também conseguem assinar parcerias comerciais que lhes garantem ganhos extra bem chorudos!

Além disso, ainda podem vender merchandising aos fãs, além de ganharam dinheiro com as subscrições dos seus canais. Contudo, esses são um pequeno grupo de privilegiados.

Saídas no Mercado de Trabalho

Esta não é ainda uma profissão para a qual existam vagas de emprego e processos seletivos em empresas. Mas esse é um cenário previsível para os próximos tempos, uma vez que as marcas também devem vir a optar por este tipo de comunicação que está bastante em alta.

Contudo, para já, os Streamers são quase sempre independentes, trabalhando para si próprios, o que tem as suas vantagens. Porém, isso quer dizer que é preciso fazer um investimento inicial para poder sonhar com o sucesso no Streaming.

Na verdade, a maioria dos que se dedicam a estas transmissões ao vivo são jovens e que, portanto, ainda podem viver na casa dos pais. Isso facilita muito a sua vida e os primeiros tempos de dedicação a esta atividade.

Atualmente, a área dos videogames é a que mais está em alta. Há vários Streamers nesta categoria que estão entre os mais famosos do mundo.

Os seus canais podem ter pitadas de humor, ao estilo de Comediantes. Mas também há antigos Gamers que mostram a sua extraordinária perícia nos videojogos que jogam – há canais para quase todos os gostos!

O YouTube já foi terreno fértil para o Streaming, mas, agora, o palco perfeito para este fenómeno é o Twitch.

Quem quer entrar neste mundo tem de preparar-se para um ambiente muito competitivo que requer muita energia e entrega!

Como entrar na carreira de Streamer

Não existe uma formação obrigatória, nem um percurso único para quem quer ser Streamer. Na verdade, a maioria dos profissionais do Streaming começou na área como um hobby, passando a ganhar mais dinheiro do que sonharia.

Contudo, é um mundo cada vez mais competitivo e novas ofertas de conteúdos vão surgindo com regularidade. Desse modo, é importante procurar cursos e formações em áreas como a produção e edição de vídeo, ou ainda o Marketing Digital.

Depois deves tornar-te especialista no tipo de conteúdo sobre o qual queres fazer Streaming. Por exemplo, se vais falar de videojogos, joga muito! É importante que sejas melhor do que a tua audiência provável nessa área – nem que seja, por falhares muito.

Entretanto, também precisas de ter algumas qualidades especiais, como, por exemplo:

  • Atitude positiva
  • Muita energia
  • Facilidade para falar em público
  • Capacidade de improviso
  • Uma veia de Humorista
  • Agilidade no uso de computadores e plataformas digitais.

Para lá disto tudo, é preciso ter um computador com uma webcam e uma Internet bem rápida!

Onde estudar Streaming

Essa é uma área nova e, por isso, não existem ainda muitos cursos aprofundados em Streaming Profissional. Contudo, vão começando a aparecer essas opções.

Mas pode-se apostar em áreas alternativas relacionadas com o vídeo, por exemplo. Será uma boa forma de complementar as competências diversificadas de que um Streamer precisa para triunfar.

Deixamos-te, de seguida, alguns links que te podem ajudar nessa procura pela formação certa…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é o Streaming Profissional e o que é isto de ser Streamer, já tens mais noção do que precisas para vingar nesta profissão. Sentes-te preparado? Achas que tens o que é preciso? E vais ser feliz? Se estás decidido, torcemos pelo teu sucesso!

Mas se continuas com dúvidas, faz Testes Vocacionais para encontrares profissões alternativas e o teu caminho rumo à felicidade!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top