Coreógrafo

coreógrafo

O coreógrafo é o profissional que cria uma sequência de movimentos de dança para um dançarino, ou corpo de baile, em vários estilos musicais, desde o ballet (balé) ao Hip Hop. É uma profissão que implica empenho, treino, e muita criatividade.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Línguas, Literatura, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

A coreografia é uma sequência de movimentos cujo resultado final é a dança. Todos os géneros musicais são elegíveis para fazer-se uma coreografia, por isso, ao contrário do que muitos pensam, os coreógrafos não trabalham apenas com corpos de baile de ballet.

A beleza desta profissão é que conseguem exprimir vários sentimentos e emoções através dos gestos e dança. Um trabalho criativo, mas de grande sensibilidade.

Se está a pensar ingressar na carreira de coreógrafo, então continue a ler este artigo e saiba quais as funções deste profissional, o que faz no seu dia a dia, como é o mercado de trabalho, e como pode iniciar-se nesta lindíssima carreira!

O que faz um Coreógrafo?

Além de criar as coreografias, os coreógrafos inventam novos passos e gestos corporais para inovar e trazer coisas nunca antes vistas no mundo da dança.

Para ser um bom coreógrafo, é preciso que o profissional tenha uma boa capacidade de memorização visual, pois é necessário criar e decorar coreografias de uma lista infindável de músicas.

Além disso, deverá ser alguém que respeite e obedeça a normas e regras, e que tenha uma excelente cadência rítmica.

É também imprescindível que os coreógrafos tenham uma veia artística muito apurada, capaz de usar a sua criatividade na dança, exprimindo as suas ideias através dos movimentos.

Sem dúvida, para se ser um excelente profissional, é preciso muito trabalho e dedicação, além de vários anos de estudo na área da dança. Ou seja, não se tornará um coreógrafo do dia para a noite. É algo que demora tempo, muitos anos de estudo e prática.

Por isso, normalmente os coreógrafos são antigos dançarinos que, depois de deixarem a dança a nível profissional, optam por seguir a carreira da coreografia.

Apesar do grande esforço necessário, esta é uma profissão bastante gratificante, É sempre um imenso orgulho ver aqueles que ensinamos em cima de um palco, atuando com uma representação que fomos nós que criamos.

Quais as suas funções

A principal função de um coreógrafo é montar coreografias para músicas, ou seja, elaborar uma série de movimentos de dança para criar uma dança a ser executada por bailarinos. Poderá fazê-lo para ritmos diversos.

Sendo assim, este profissional é responsável por criar as figuras e sequências coreográficas, transmiti-la aos bailarinos, dando detalhes sobre a movimentação, a dinâmica, o ritmo, assim como a interpretação que estes deverão dar durante a execução da coreografia.

Neste sentido, os coreógrafos também deverão dedicar-se à preparação corporal dos seus bailarinos.

Além disso, ele é responsável por desenvolver espetáculos musicais e dirigi-los, tanto para corpos de bailes da área da música (espetáculos de vários artistas), como para teatro, cinema, e até televisão.

Quando o trabalho é feito para a televisão, este profissional elabora algumas coreografias para programas de variedades, principalmente.

Na área do teatro, é ele quem idealiza todas as cenas de um bailado ou musical.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte dos coreógrafos trabalha em companhias de dança, onde ele é responsável por fazer a coreografia de bailados e espetáculos de dança. Neste caso, ele pode trabalhar para diversos tipos de artistas e estilos musicais, indo do ballet até espetáculos de música popular.

Em Portugal, o mercado de trabalho para estes profissionais ainda é muito escasso. De facto, a cultura em geral ainda oferece poucas condições e apoios.

No entanto, atualmente existe um aumento da procura dos coreógrafo por parte das televisões e alguns encenadores.

Escolas de dança particulares são, muitas vezes, os maiores recrutadores de coreógrafos. Neste caso, não só ensinam pessoas comuns a dançar, como criam coreografias para bailarinos que trabalham para diversos artistas, de muitos géneros musicais.

No Brasil, a maior parte das contratações deste tipo de profissionais é no Rio de Janeiro. A maior parte destes é contratada para produzir espetáculos de dança.

No entanto, são também procurados para desenvolver a sua atividade no ensino fundamental, associações, hotéis, assim como em pós-produção cinematográfica de vídeos e programas de TV.

Como entrar na carreira de Coreógrafo

A formação em dança é essencial para quem quer entrar na carreira de coreógrafo. Além disso, é importante que tenha conhecimentos alargados da história da dança, culturas e épocas, nas quais os movimentos usados nas coreografias divergem.

Muitas vezes, no início da carreira, coreógrafos fazem trabalhos não remunerados para conseguirem experiência.

Sendo assim, o salário deste profissional varia conforme a experiência do profissional, assim como estilo de trabalho que executa.

Para se tornar um profissional de excelência, é necessário ter um conhecimento profundo do próprio corpo, assim como das suas condições de funcionamento e ação.

É importante que dá montando um portfólio com as coreografias que já criou, de forma a conseguir mostrar aos potenciais clientes o seu trabalho.

Onde estudar para Coreógrafo

Não existe um curso dedicado a ser coreógrafo especificamente. No entanto, o curso de dança é fundamental se quiser seguir esta carreira. Poderá, também, procurar formações com outros coreógrafos, com o intuito de aprender a profissão.

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de coreógrafo, então dedique-se bastante ao estudo da dança, pratique bastante, desenvolva a sua criatividade e arrisque, pois é um trabalho de enorme gratificação!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima