Profissional de Jiu-Jitsu

Jiu-Jitsu

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de combate que se baseia, sobretudo, em movimentos no chão para controlo e submissão do adversário. O profissional deste desporto precisa de ter uma boa preparação física, mas também ótimas competências mentais.

Trata-se de uma arte marcial japonesa que é tanto de autodefesa como um desporto de combate. O termo que define esta modalidade derivou de JuJutsu que resulta da combinação de dois termos:

  • Ju significa “gentil” em japonês
  • Jutsu quer dizer “arte”.

Portanto, Jiu-Jitsu é a “arte gentil”. Mas, na verdade, não tem nada de gentil, pois assenta na ideia de submeter o adversário, por vezes, com gestos técnicos que podem colocá-lo em risco.

Mas fica connosco para saberes mais sobre esta profissão…

O que faz um profissional de Jiu-Jitsu

A base do Jiu-Jitsu é derrotar um adversário armado sem usar qualquer tipo de arma, ou seja, recorrendo apenas às mãos nuas.

Contudo, alguns dos golpes pode ser bem letais e até matar um adversário. Por isso, é preciso aprender e aplicar as técnicas da modalidade com muito cuidado.

O Jiu-Jitsu derivou do Judo que foi desenvolvido pelos guerreiros Samurais e era usado como último recurso de sobrevivência. Portanto, quando perdiam as suas armas, recorriam a esta técnica baseada em lutas no chão.

Diferença entre Jiu-Jitsu e Judo e Aikido

É certo que o Jiu-Jitsu é parecido com o Judo, mas também com o Aikido.

Porém, o Judo está mais focado no chamado combate “tachi-waza”, ou seja, na luta em pé. Já o Jiu-Jitsu pratica-se mais no chão.

No caso do Aikido, a base das técnicas assenta na flexibilidade e na resistência, bem como no autocontrole. Pelo contrário, o Jiu-Jitsu é uma arte marcial do rompante e do momento, aproveitando a força do adversário para o dominar.

Jiu-Jitsu Brasileiro

Há vários tipos de Jiu-Jitsu ao redor do mundo, com diversas influências. O chamado Jiu-Jitsu Brasileiro, também conhecido por BJJ, é um desses tipos e os praticantes da modalidade até se chamam de “Jiu Jiteiros”.

Neste caso, o Jiu-Jitsu está mais focado na competição e no desporto, isto é, no combate com um adversário e não tanto na componente de autodefesa. Contudo, a base técnica é a mesma.

Portanto, a arte marcial continua a assentar em “agarranços” ao adversário, em gestos de estrangulamento e manipulações para submeter o adversário. Além disso, é preciso um grande conhecimento da anatomia humana para poder aplicar certas técnicas.

O Jiu-Jitsu Brasileiro é um dos estilos base do MMA (Mixed Martial Artes), ou do “Vale Tudo”, como é conhecido no Brasil..

Quais as suas funções

O Jiu-Jitsu assenta na ideia do poder da mente como força propulsora para derrotar um oponente ou uma qualquer dificuldade. Assim, assenta em técnicas e no conhecimento ao invés da força.

Neste sentido, trata-se de uma arte marcial onde o peso do adversário é um dado menos relevante, pois o que importa é o domínio das técnicas de combate.

Aliás, na base da modalidade está o princípio de que até mesmo uma pessoa mais pequena e fisicamente fraca se pode defender e submeter um rival mais forte – desde que domine as técnicas do Jiu-Jitsu.

Faixas de Jiu-Jitsu

Neste desporto de combate, há uma hierarquia de graduações que é definida pelas cores da faixa que amarra o kimono, ou seja, o casaco do equipamento do praticante.

Deste modo, quanto mais escura for a faixa, mais estatuto tem o praticante, pois significa que tem maior conhecimento do Jiu-Jitsu. Mas não se trata apenas um saber ligado à técnica de combate, uma vez que envolve também as questões da disciplina e da honra.

Assim, as faixas de Jiu-Jitsu são as seguintes por ordem da inferior para a mais alta graduação:

  • Branca
  • Amarela
  • Laranja
  • Verde
  • Azul
  • Roxa
  • Marrom
  • Preta
  • Coral (Vermelho e preto – Mestre)
  • Vermelha (Grande Mestre).

Qualquer iniciante de Jiu-Jitsu começa com a faixa branca, independentemente da sua idade. Contudo, a partir daí, a idade influencia a faixa atribuída.

Quanto ganha um praticante

É impossível estimar um valor médio ou de referência quanto ao que os praticantes de Jiu-Jitsu ganham.

Os ganhos podem variar muito em função do país do Atleta Profissional, mas também do seu estatuto no mundo do desporto.

Assim, as principais figuras da modalidade podem ter rendimentos interessantes, sobretudo em países onde o Jiu-Jitsu é mais popular.

Contudo, está longe de movimentar os milhões de desportos como o Basquetebol, o Futebol e o Ténis.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo dos desportos de combate pode ser muito competitivo. Por isso, nem sempre é fácil triunfar nesta área como praticante. Mas o Jiu-Jitsu continua a ampliar a sua comunidade de fãs, pelo que, todos os dias, nascem novas oportunidades.

Assim, só precisas de traçar o teu caminho com dedicação, paixão e muito treino! Mas fica já avisado conseguir chegar a profissional pode ser muito desafiante!

Contudo, podes equacionar manter uma carreira de Atleta Profissional a par de outros trabalhos relacionados com este desporto de combate, por exemplo, a dar aulas aos mais novos.

A carreira de Treinador de Jiu-Jitsu ou de Instrutor são sempre boas possibilidades para quem quer ficar ligado à modalidade depois de se reformar como praticante.

Como entrar no Jiu-Jitsu profissional

Antes de mais, precisas de perceber que entrar no mundo do Jiu-Jitsu profissional é tão desafiante como entrar em qualquer outro desporto de combate.

Portanto, o primeiro passo é aprender a modalidade, dominando as suas técnicas na perfeição. Mas vê que saltar do mundo amador para o universo profissional da competição é um “passo gigante”! Por isso, é importante que não te percas quando chegar esse momento.

Assim, procura aliar à tua preparação física o desenvolvimento mental, reforçando as tuas competências psicológicas. É importante aprender a lidar com a pressão, sobretudo para conseguir tomar decisões nessas condições.

Deste modo, pode ser interessante procurar um profissional de Coaching que te oriente neste âmbito, ajudando-te a fortalecer o teu espírito.

Mas para seres profissional terás que participar de forma regular em torneios. Portanto, estamos a falar de um esforço físico e exigente constante. Terás de ter arcaboiço para isso!

Onde estudar Jiu-Jitsu

Existem diversas escolas e ginásios que ensinam Jiu-Jitsu ou o cada vez mais popular Jiu-Jitsu Brasileiro. Mas é preciso saber fazer a melhor escolha, até porque nem todas serão vias para a competição.

Deste modo, procura informar-te junto das Federações ou Confederações desportivas da modalidade que também apostam  na formação de praticantes.

Mas, para teres uma ideia, deixamos-te os seguintes links para começares a tua busca…

Portugal:

Brasil:

Depois de teres percebido o que é o Jiu-Jitsu, achas que tens o estofo necessário para abraçar esta modalidade como profissão? Se estás certo disso, começa já a treinar para o teu primeiro combate! Ficamos a torcer pela tua vitória.

Contudo, se ainda tens dúvidas, faz estes Testes Vocacionais para encontrares a profissão certa para a tua felicidade!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top