Cortador-Colador de Anéis

Cortador-Colador de Anéis

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O cortador-colador de anéis é um profissional da área do cinema que trabalha em laboratório cinematográfico. Ele atua na área de edição e montagem de produções cinematográficas.

O mundo do cinema envolve dezenas de profissionais. Quando assistimos a um filme, ou a qualquer tipo de produção artística, não fazemos ideia da quantidade de pessoas que estão por trás das câmaras. No entanto, são muito mais pessoas nos bastidores do que no grande ecrã!

O mundo do cinema é, com toda a certeza, um dos mais mágicos que existem. Todos nós, em algum momento, nos sentimos fascinados com ele, mas nem todos sentiram vontade de se tornarem atores ou artistas de cinema.

Se esse é o teu caso, então sabe, desde já, que existem muitas opções para trabalhares na sétima arte sem precisares ser um ator.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um cortador-colador de anéis, quais as funções que tem no quotidiano, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir a profissão.

Ficaste curioso?

Então segue connosco!

O que faz um Cortador-Colador de Anéis?

O cortador-colador de anéis corta os excertos da primeira cópia do negativo das cenas (copião, no Brasil), a qual não tem nenhum corte e contém todas as cenas. Para tal, o profissional segue a numeração que foi feita anteriormente pelo Marcador de Anéis.

Este trabalho já entra na fase da edição e montagem das produções cinematográficas e são feitas no laboratório cinematográfico.

Este profissional é especialista em negativos, ou seja, no sistema tradicional de gravação cinematográfica. Atualmente, a maior parte das produções já são gravadas em formato digital, deixando de lado o negativo.

Quais as suas funções

Assim que as cenas são todas gravadas, o material é revelado e copiado. Todo este processo é feito no laboratório cinematográfico. É desse processo que conseguimos o negativo do filme.

O marcador de anéis seleciona os excertos das cenas que serão aproveitadas na cópia do trabalho. Depois esta passa para o cortador-colador, que corta a película com uma guilhotina e cola as partes com fita cola, seguindo a numeração previamente definida.

Quando o trabalho estiver concluído, passa para as mãos do montador (editor), que vai fazer a montagem das imagens e som, assim como poderá eliminar mais trechos das filmagens caso não consiga um bom enquadramento.

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de cortador-colador de anéis tende a desaparecer pela rápida mudança para os sistemas de gravação digitais. Como os negativos deixam de existir, o trabalho de cortar e colar os negativos deixa de fazer sentido.

Com a modernização e digitalização do mundo cinematográfico e televisivo, o trabalho de edição e montagem está cada vez mais a cargo do montador (editor).

No entanto, como este sistema digital é ainda caro, é provável que consigamos conviver com os dois sistemas em simultâneo ainda por algum tempo.

Sendo assim, se a tua ideia é trabalhar como cortador-colador de anéis, tens ainda essa oportunidade! Contudo, vale ressaltar que não existem assim tantas oportunidades de trabalho.

O mundo das artes vive em constantes dificuldades, principalmente financeiras. Por isso, existem ainda poucas produções nacionais, o que se traduz em baixa empregabilidade na área.

Como entrar na carreira de Colador-Montador de Anéis?

Se queres seguir a profissão de colador-montador de anéis, o mais importante é teres uma formação em laboratório cinematográfico e edição.

O Guia das Profissões estimula sempre a aprendizagem contínua, até porque o conhecimento não ocupa espaço e é a única coisa que fica sempre connosco por toda a vida.

Além de aprenderes muito sobre pós-produção cinematográfica, vais poder conviver com outras pessoas do meio, o que é muito importante quando o assunto são indicações para trabalhos.

Como as produções na cultura são escassas, a maior parte dos trabalhos conseguem-se por meio de uma indicação ou sugestão de alguém que já trabalha na área.

Portanto, não hesites em frequentar um curso em edição ou laboratório cinematográfico.

Onde estudar para Cortador-Colador de Anéis?

Portugal:

Brasil:

Ficaste com vontade de seguir a profissão de colador-montador de anéis? Então não deixes de lutar pela tua carreira e futuro profissional. Nós desejamos-te muito sucesso na tua profissão!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top