Cortador de Carnes (Talhante)

cortador de carnes (talhante)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O cortador de carnes, conhecido vulgarmente como talhante em Portugal, e açougueiro no Brasil, é o trabalhador que desmancha e corta as carnes para vendê-las ao público em talhos.

Esta pode não ser a profissão mais atraente de todas, até porque associamos sempre os talhantes ao avental branco manchado de sangue. No entanto, o mercado de trabalho para aqueles que querem seguir a carreira está bastante “quente”.

Se ainda não sabes bem que profissão seguir, mas se já sabes que queres ficar longe de escritórios e queres comunicar com o grande público, então estás no sítio certo.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de cortador de carnes. Vais descobrir o que faz um talhante, quais as funções que desempenha no dia a dia, as saídas profissionais, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Cortador de Carnes (Talhante)?

O cortador de carnes é a pessoa que corta e desmancha as carnes nos talhos, para vendê-las ao público. Ele realiza o corte das carnes por categorias, seguindo sempre as tabelas de preços e segundo o pedido de cada um dos clientes. Depois de cortada, ele pesa e embrulha a carne, dando ao cliente para pagar na caixa.

O ofício de talhante pode parecer simples, mas não é assim tão fácil. Existe arte no corte das peças de carne, e a verdade é que um corte mal feito pode mesmo distorcer o sabor das carnes.

Geralmente, o dia começa com a decoração da vitrine, ou seja, colocar as peças de carne na vitrine, as quais ficarão expostas ao público. Depois, é hora de tratar de todas as encomendas feitas pelos restaurantes.

Assim que essas tarefas são concluídas, os cortadores de carnes dedicam-se a atender os clientes. Esta tarefa ocupa a maior parte do dia de trabalho.

Já no fim do dia, o cortador de carnes coloca as carnes em arcas frigoríficas e limpa toda a bancada e vitrine.

Se ainda estás na dúvida sobre a profissão a seguir, experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O cortador de carnes, também chamado de talhante ou açougueiro, desmancha as carnes de vários animais, como, por exemplo, porco, vaca, ovelha, entre outros. O talhante corta a carne em pedaços menores, segundo os pedidos dos clientes.

Durante o dia, este trabalhador deve sempre aproveitar as peças / carcaças. O combate ao desperdício alimentar deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que trabalhe com comida. Portanto, o cortador de carnes deve sempre trabalhar com esse propósito em mente.

Além destas funções, ele também tem de:

  • Tirar ossos das peças de carne
  • Retirar gordura excessiva das peças de carne
  • Tirar miudezas, sempre que necessário
  • Picar carne, quando solicitado pelo cliente, ou para fazer hambúrgueres, salsichas, entre outros
  • Pesar a carne
  • Embalar carnes
  • Identificar as carnes expostas

Sendo este um trabalho que envolve a manipulação de facas afiadas, é essencial o uso de equipamentos de proteção individual, como a luva de malha de aço, por exemplo.

Além disso, como falamos de comida, é imprescindível que os talhantes sigam sempre as normas de saúde, higiene e segurança no trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O cortador de carnes pode trabalhar em talhos ou em grandes superfícies que ofereçam o serviço de talho.

Embora o negócio dos talhos não seja tão lucrativo como há uns anos em Portugal, por causa das grandes superfícies que roubaram muitos dos clientes, a verdade é que existe sempre muita procura de talhantes, e os salários até costumam ser bastante bons, quando comparados com outros trabalhadores similares.

A procura de talhantes para o estrangeiro também é grande. A verdade é que são poucos aqueles que querem seguir esta profissão e aprender esta arte. Por isso, existe falta de bons cortadores de carne (daí os salários serem razoavelmente bons).

No Brasil, os açougues estão em alta e as pessoas preferem comprar carnes em casas especializadas. Por isso, as ofertas de emprego para açougueiros são muitas. Então, se quiseres seguir esta carreira, terás um futuro próspero.

Como entrar na carreira de Cortador de Carnes (Talhante)?

Para seguires a carreira de cortador de carnes, o melhor é fazeres uma formação na área. Embora não seja obrigatória, é fundamental se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Em Portugal, existem três categorias para a profissão de talhante: praticante de talhante, talhante de 2ª e talhante de 1ª. Cada uma das categorias oferece salários distintos, ajustando-se à experiência demonstrada.

O praticante de talhante (geralmente começamos nesta categoria) é um aprendiz e é promovido a talhante de 2ª assim que tiver completado dois anos nesta categoria.

O talhante de 2ª é promovido a talhante de 1ª após três anos a trabalhar na categoria de 2ª. No entanto, caso a pessoa tenha ficado um ano a trabalhar como praticante, ou quando tem 21 anos, ou mais, essa promoção é feita dois anos após trabalhar como talhante de 2ª.

Onde estudar para Cortador de Carnes (Talhante)?

Portugal:

Brasil:

Queres ser um cortador de carnes de 1ª? Esta é a profissão que escolheste para toda a vida? Então não deixes de investir numa formação. Aposta num bom curso, pois faz a diferença na hora de entrares no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top