Engenheiro de Gravação

engenheiro de gravação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O engenheiro de gravação, conhecido também como engenheiro de som ou engenheiro de áudio, é o profissional que configura os diferentes equipamentos de gravação, assegurando, assim, a qualidade do som.  Além disso, eles editam e mixam sons, usando técnicas de manipulação de som, microfones e outras configurações.

Os amantes de música encontram uma grande oferta de profissões distintas. Embora associemos sempre a músicos e cantores, a verdade é que existem muitas carreiras no mundo musical que não envolve tocar um instrumento.

Se adoras música, gostavas de trabalhar na área, mas preferes um trabalho de estúdio ou de “bastidores”, a profissão de engenheiro de gravação pode ser muito interessante para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, as funções que este profissional tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, entre outras informações importantes.

Vens connosco?

O que faz um Engenheiro de Gravação?

O engenheiro de gravação faz a configuração dos equipamentos de gravação, assegurando que o resultado é de alta qualidade. Além disso, ele cria, edita e produz arquivos de áudio e música.

No seu trabalho, ele usa diferentes equipamentos, como mesas de mixagem, microfones, equipamentos de escuta, gravadores digitais, assim como faz uso de softwares de computador para trabalhar os áudios.

Um engenheiro de áudio, como também é chamado, pode trabalhar também na criação de periféricos de áudio, como, por exemplo, microfones, colunas (alto-falantes), softwares, entre outros.

Ao trabalhar em estúdio, este profissional atua com o produtor e ocupa-se de questões técnicas da gravação e edição do áudio.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O engenheiro de gravação tem como principal função configurar os equipamentos de gravação para que a qualidade dos áudios seja garantida. No entanto, ele também cria e edita as gravações de áudio, além de operar os diferentes equipamentos de gravação.

Este trabalho é realizado em diferentes áreas: cinema, televisão, rádio e música. Independentemente do setor em que está a trabalhar, ele tem de configurar os equipamentos de gravação de som, assim como criar e editar as gravações. Por isso, ele tem de dominar todos os equipamentos de gravação usados nos diferentes setores.

Para trabalhar os áudios gravados, o engenheiro de som utiliza programas de computador próprios, sendo que a maior parte deles utiliza o sistema MIDI (Musical Instrument Digital Interface).

Saídas no Mercado de Trabalho

O engenheiro de gravação pode atuar em empresas de produção de eventos musicais, estúdios de gravação, emissoras de televisão e rádio. Além de poder atuar na área da música, também pode atuar no setor cinematográfico (sonoplastia e edição de som).

Como a maior parte da indústria de produção musical e cinematográfica em Portugal se encontra nas grandes cidades (Lisboa, principalmente, e Porto), é importante que tenhas esse aspeto em conta na hora de procurares uma oportunidade de trabalho.

Queres descobrir outras profissões que se encaixem no teu perfil? Então, faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Engenheiro de Gravação?

Para seguires a profissão de engenheiro de gravação, embora não seja exigida nenhuma formação, é importante teres conhecimentos de teoria e composição musical. Se souberes tocar algum instrumento, terás também mais facilidade em desempenhar todas as tuas tarefas.

Além de te ajudar muito no teu quotidiano, o mercado de trabalho está a tornar-se muito exigente quanto às qualificações dos profissionais. Cada vez mais se aposta em profissionais qualificados, com conhecimentos comprovados.

Por isso, se queres entrar neste mundo com o pé direito, então é bom procurares uma formação na área da engenharia acústica ou de som, por exemplo.

É importante, também, estares familiarizado com os softwares usado para a produção de som. Procura sempre uma formação que te dê a oportunidade de aprender a usá-los da melhor forma.

Este profissional precisa ser muito dedicado, paciente e com grande atenção aos detalhes. Ter um bom “ouvido” é também essencial para quem quer ter sucesso nesta carreira.

Além destas características, devemos deixar de lado as nossas próprias preferências musicais durante o trabalho. Embora possamos ter os nossos gostos musicais, precisamos olhar para todos os estilos com o mesmo respeito e empenho.

Onde estudar para Engenheiro de Gravação?

Para seguires a profissão de engenheiro de gravação, é importante teres conhecimentos técnicos sobre os diversos equipamentos de gravação. Além disso, deverás ter conhecimentos de teoria e composição musical, assim como de softwares de produção e edição de áudio.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de ser engenheiro de gravação (engenheiro de som, ou engenheiro de áudio), então empenha-te bastante, pois todo o teu esforço vai valer a pena. Nós desejamos-te muito sucesso ao longo da tua vida profissional!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top