Diretor Técnico (Espetáculos)

Diretor Técnico (Espetáculos)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor técnico de um espetáculo é a pessoa que coordena tudo o que diz respeito à área técnica. Portanto, ele é uma peça central para que tudo corra na perfeição e o espetáculo tenha toda a estrutura necessária para ser realizado.

Qualquer espetáculo tem dezenas de pessoas a trabalhar nos bastidores para que os artistas possam atuar com todas as condições e à hora certa. Desde roadies, técnicos de som, maquilhadora, motoristas, todos eles são peças essenciais para termos um bom espetáculo.

Sendo assim, qualquer artista, por mais importante e famoso que seja, não seria nada se estes profissionais de bastidores não fizessem bem o seu trabalho. 

E é para garantir que todas as ações da área técnica são feitas na perfeição que existe um diretor técnico. 

Se gostavas de trabalhar no mundo do espetáculo, gostas de chefiar equipas e comunicar, então esta pode ser aquela profissão que tanto estavas à procura. 

Neste artigos vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira para poderes entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Diretor Técnico?

O diretor técnico coordena a área técnica de um espetáculo, tanto no que diz respeito à construção, como à montagem, desmontagem, e a todos os processos durante a apresentação ao vivo. É responsável ainda pela manutenção e aquisição dos equipamentos de palco e técnicos. 

Este profissional é, sem dúvida, o que tem maior responsabilidade, pois tem de garantir que todos os setores técnicos estão com os equipamentos a funcionar corretamente, que todo o trabalho está dentro dos prazos, e que todos os profissionais executam as suas tarefas conforme o esperado.

Quais as suas funções

O diretor técnico tem várias funções, até porque é responsável por todos os setores técnicos de um espetáculo. Ele tem de coordenar tudo o que diz respeito à construção de cenários e estruturas de palco idealizado pelo cenógrafo, à montagem, desmontagem, assim como todo o trabalho durante o espetáculo. 

O seu trabalho é garantir que todas as diretrizes técnicas e artísticas são cumpridas e, por isso, é ele que lidera todas as equipas técnicas no local (som, luz, maquinistas, serralheiros, guarda-roupa, carpinteiros, entre outros).

Além disso, ele tem de coordenar o setor da manutenção de equipamentos (tanto de palco como técnicos) e assegura a aquisição de todos os equipamentos necessários para uma produção. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor técnico trabalha na área do espetáculo. Pode trabalhar em espetáculos de música, teatro, festas e eventos (de pequeno, médio e grande porte), ou qualquer produção que implique a construção e montagem de equipamento técnico e artístico. Havendo uma equipa técnica para coordenar, existe sempre a necessidade de um diretor técnico. 

Apesar de a cultura ser ainda um setor da economia que precisa evoluir bastante em termos de emprego e regalias sociais, a verdade é que existem muitas oportunidades de trabalho para quem estiver disposto a aceitar as condições “precárias” de um trabalhador da cultura. 

A maior parte dos diretores técnicos, assim como todos os outros membros de uma equipa técnica, trabalham como freelancers. Como se trata de um trabalho temporário (relativo às temporadas dos espetáculos), não se faz qualquer vínculo laboral. Ou seja, não existe um contrato de trabalho. 

Apesar de ser um trabalho com poucas regalias, é bem pago. Geralmente, estes trabalhadores são pagos ao dia, podendo variar entre os 80 e os 200 euros, em média, para produções de pequeno e médio porte. 

Obviamente que quando falamos de espetáculos grandes, os cachês pagos são melhores. No entanto, nestes casos, normalmente contratam-se empresas especializadas, sendo estas que pagam aos profissionais.

Como entrar na carreira de Diretor Técnico?

Se queres seguir a carreira de diretor técnico, o mais importante é teres conhecimentos sobre todos os setores da área técnica de um espetáculo. Não existe um curso específico para te formar em direção técnica de espetáculos, mas o mais apropriado é fazeres uma formação profissional para técnico de espetáculos.

Estas formações permitem-te saber de todas as áreas técnicas, como, por exemplo:

  • Som
  • Iluminação
  • Vídeo
  • Eletricidade
  • Eletrónica
  • Estrutura de palcos
  • Montagem de palcos

Na hora de conseguires um trabalho, ter esta formação é essencial. Afinal de contas, como podes dirigir uma equipa técnica se não tens conhecimentos de todas as áreas? 

É normal que tenhas de começar por baixo. Podes trabalhar como rodie, técnico de som, técnico de iluminação, entre outras profissões, e só depois tornar-te diretor técnico. 

A bem da verdade, esta experiência de estrada é que te vai dar as ferramentas necessárias para desempenhares bem a tua tarefa em direção técnica. 

Por isso, não tenhas medo de agarrar qualquer coisa no início da tua carreira, porque é assim mesmo. Degrau a degrau, chegarás ao topo. 

Onde estudar para Diretor Técnico?

Portugal: 

Brasil:

Ficaste interessado em tornar-te diretor técnico de espetáculos? Tens a certeza que vais fazer sucesso nesta profissão? Então não desistas e segue os teus sonhos. Com trabalho, dedicação, perseverança e muita paixão, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top