Visagista

Visagista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O Visagista é um profissional que cuida da imagem do rosto das pessoas, dando recomendações e dicas sobre cortes e cores de cabelo e penteados, além de conselhos sobre a maquilhagem que mais valoriza o look. Mas vem daí descobrir tudo sobre esta profissão…

A aparência é um aspeto fundamental das nossas vidas. Mesmo que o interior seja importante, o primeiro contacto com os outros é o que vemos e, assim, essa impressão é fundamental, até para encontrar um emprego.

Deste modo, as atividades que ajudam as pessoas a valorizarem a sua imagem estão em alta. Nos últimos tempos, apareceu a profissão de Visagista que se dedica a estudar o rosto e a indicar as melhores alternativas em termos de visual.

Este profissional analisa as linhas, formas e tonalidades da pele da face, pois assim consegue retirar as melhores ideias para o look dos seus clientes. Portanto, tem como objetivo melhorar a sua imagem e, assim, contribuir para a melhoria da sua autoestima.

Mantém-te por aqui para saberes mais sobre esta profissão…

Quanto ganha um Visagista

A profissão de Visagista tem muito potencial, mas ainda não está devidamente implementada no mercado. Trata-se de uma área que está em crescimento e que, portanto, existe apenas dentro de certos locais privilegiados.

Alguns institutos de beleza e salões de cabeleireiros mais conceituados podem ter estes profissionais para dar recomendações aos clientes, o que significa, por isso, que serão espaços frequentados por pessoas famosas ou de um certo estatuto económico.

Assim, os ganhos podem ser interessantes para os Visagistas que consigam estabelecer-se num espaço de renome e com uma boa clientela. Mas o mercado é um pouco incerto.

Mas continua a ler para veres como podes contornar as dificuldades e enfrentar os desafios da profissão…

O que faz um Visagista

O Visagista, como já referimos, procura melhorar a imagem das pessoas, focando-se nos seus rostos, bem como na respetiva moldura que é constituída pelo cabelo.

Mas estes profissionais não se preocupam apenas com os aspetos visuais, pois precisam também de ter em conta a personalidade da pessoa. Trata-se, por isso, de uma consultoria de imagem que implica questões comportamentais e de atitude, além da aparência.

O objetivo é tentar perceber qual a imagem que a pessoa gostaria de transmitir. Pois, bem, afinal, que tipo de pessoa gostaria de ser.

O que é o Visagismo?

O Visagismo é um conjunto de técnicas que pode ser usado para valorizar o rosto, destacando os seus traços mais bonitos.

Assim, pode incluir técnicas e recomendações em termos de maquilhagem, de corte e de cor de cabelo, de design de sobrancelhas, de design de barba, de cuidado da pele e até de acessórios como brincos e piercings.

O artista plástico brasileiro Philip Hallawell é considerado um dos grandes precursores do Visagismo. Ele define-o como uma arte que procura realçar o melhor da identidade de uma pessoa, através de um rosto harmonioso e belo.

Portanto, o Visagista também tem por missão sublinhar o estilo e a personalidade de uma pessoa.

Qual a diferença entre Visagista e Consultor de Imagem

Tanto o Consultor de Imagem como o Visagista têm a missão de melhorar a imagem de quem os procura, mas há algumas diferenças significativas entre as duas profissões.

No caso da Consultoria de Imagem, a abordagem é mais abrangente, pois engloba a sua imagem pessoal num todo, desde a aparência ao vestuário, por exemplo, passando ainda pelo estilo de comunicação e pelo seu comportamento.

Já o Visagista está mais focado no estilo visual da pessoa e na forma como o seu rosto pode ser valorizado. Portanto, é mais centrado numa área exclusiva.

Qual a diferença entre Visagista e Hair Stylist

Na tua cabeça pode parecer tudo a mesma coisa, seja Cabeleireiro, Hair Stylist ou Visagista. Mas, na verdade, há diferenças claras entre as três atividades.

Um Cabeleireiro, como é evidente, trata apenas de cortar, pentear e colorir o cabelo conforme o desejo do cliente. Enquanto isso, o Hair Stylist já dá sugestões ao cliente quanto ao estilo que se adequa melhor ao seu visual e ao seu tipo de cabelo.

Porém, o Visagista tem uma função mais completa, uma vez que passa por estudar não só os cabelos. Pois ele também analisa o rosto da pessoa, o seu estilo e personalidade, de modo a englobar todos estes aspetos no melhor visual possível para quem o procura.

Quais as suas funções

O papel do Visagista passa por equilibrar o eu interno com o eu externo, procurando, assim, integrar a forma como a pessoa se vê com a forma como ela se sente. Poético, não é?

Mas, na verdade, há uma certa poesia no Visagismo, pois há uma espécie de criação de um padrão de beleza próprio para cada pessoa. É que os padrões globais não são perfeitos para todos.

Sabes que aquele corte de cabelo que fica tão bem na tua vedeta preferida pode não ser o ideal para ti, nem ter nada a ver com a tua personalidade. Mas, mesmo assim, anseias por fazê-lo, certo?

O Visagista pode ajudar uma pessoa a encontrar aquele estilo perfeito para que ela consiga expressar todo o seu na plenitude.

As suas funções passam, portanto, pelos seguintes domínios:

  • Analisar a estrutura facial e a fisionomia
  • Identificar as características psicológicas (por exemplo, personalidade e valores)
  • Avaliar o estilo e a aparência da pessoa
  • Elaborar uma identidade visual
  • Adaptar essa identidade à imagem visual
  • Definir um perfil único e exclusivo.

 Mas continua a ler para entenderes melhor como podes fazer parte deste mundo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de beleza está em alta desde há alguns anos, pois, cada vez mais, as pessoas se preocupam com a sua imagem. E para quem gosta da área da estética, a profissão de Visagista pode ser uma boa opção.

O Visagismo é assim como um bebé nesta área da imagem, pois a profissão é recente. Mas, por isso mesmo, é uma excelente oportunidade. Ainda há poucos profissionais no mercado e, portanto, há melhores possibilidades de afirmação para quem chega.

De resto, a procura por este tipo de serviços personalizados tem crescido muito ultimamente. Por isso, o caminho está aberto para uma boa progressão na carreira.

Como entrar na carreira de Visagista

A melhor forma de iniciar a maior parte das atividades profissionais é estudar para saber desempenhá-las da melhor forma. Claro que esta ideia se aplica ao Visagismo, ainda mais do que a outras áreas, uma vez que se trata de uma profissão tão específica.

Há pessoas que trabalham nesta área que começaram como Cabeleireira ou como Maquilhadora Profissional. Assim, o Visagismo surgiu nas suas vidas como uma especialização acessória, servindo como uma mais-valia para as suas profissões.

Ainda é assim com muitos profissionais Visagistas, mas cada vez há mais formações específicas para quem quer começar a trabalhar nesta área.

Há quem opte por se especializar no Visagismo de sobrancelhas ou no Visagismo de Maquilhagem, por exemplo, o que pode ser uma boa jogada. Uma boa especialização pode abrir portas de emprego. Contudo, também reduz as oportunidades de trabalho.

Anda connosco descobrir mais sobre como aprender a exercer esta profissão.

Onde estudar para Visagista

Não há muitos cursos de Visagismo, pois trata-se de uma área em crescimento. Mas existem algumas formações técnicas e profissionais que se centram não em apenas nos conceitos teóricos, mas sobretudo nas questões mais práticas, o que é importante.

Também há cursos superiores nesta área que podem ter uma duração média entre dois e três anos.

Deves escolher a opção que melhor te satisfaça, em termos pessoais e profissionais. E não te esqueças de apostar numa instituição de ensino qualificada e reconhecida, o que será uma mais-valia.

Espreita, agora, algumas opções de cursos para Visagista que podem interessar-te…

Portugal:

Brasil:

Agora que tens as cartas todas na mesa e que já sabes o que é um Visagista, bem como aquilo que faz, tens tudo o que é preciso para decidir se é este o caminho que queres seguir. Se acreditas que é mesmo, avança com confiança e ficaremos à espera do teu sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top