Professor de Música

Professor de Música

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Alemão, Espanhol, Francês, Latim, Português

O Professor de Música ensina crianças, jovens e adultos a tocarem um instrumento, usarem a voz de forma adequada, assim como ensina os alunos as bases da música. Pode dar aulas no ensino básico, secundário, universitário e também em escolas de música.

Esta pode não ser a primeira escolha de muitos profissionais, mas a verdade é que existem muitas oportunidades de trabalho na área do ensino da música. Como é óbvio, deves sempre procurar uma profissão que gostas e na qual te sintas realizado.

No caso do ensino, é preciso ter vocação e muita vontade para ensinar os outros. Vamos ter de lidar com vários problemas em salas de aulas, com crianças e jovens muito diferentes, e às vezes vamos ter vontade de desistir. É normal e compreensível. Mas se nasceste para ser Professor, então não há nada que te possa fazer desistir.

Portanto, se gostas de música, mas também adoravas ser Professor, porque não seguir a carreira de Professor de Música?

Neste artigo vais descobrir o que faz um Professor de Música, quais as funções que tem no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Professor de Música?

O Professor de Música dá aulas a alunos do ensino básico e secundário, assim como a alunos da universidade e em escolas de música. Ele ensina crianças, jovens e adultos que queiram aprender a dominar um instrumento musical.

Em Portugal, o ensino da música existe desde muito cedo. Muitas creches e escolas infantis já oferecem aulas de música a bebés e criança. No 1º ciclo, a música já faz parte das atividades escolares, embora não exista rigidez nestas aulas, como acontece nas aulas de Português ou Matemática.

No 2º ciclo, todos os alunos têm aulas de Educação Musical e são apresentados à base da música e, na maior parte dos casos, aprendem a tocar flauta de bisel.

A partir do 3º ciclo, só os alunos que escolhem seguir o ensino articulado continuam a ter aulas de música.

No Brasil, o ensino da música acontece no ensino fundamental e médio nas aulas de Artes. Nestas aulas ensina-se música, teatro, dança e artes visuais.

Independentemente do estágio de ensino, ou do tipo de instituição em que trabalha, o Professor de Música tem de ser capaz de partilhar os seus conhecimentos musicais a todos os alunos. Vão aparecer alunos com maior facilidade do que outros, por isso vais ter de ter paciência com alguns alunos.

É importante que os alunos sejam acompanhados com uma certa individualidade. É mais difícil quando temos turmas de 20 alunos, mas como a aprendizagem da música é muito diferente de aluno para aluno, um acompanhamento quase que individual é essencial para garantir o sucesso dos nossos alunos.

Quais as suas funções

A função do Professor de Música é dar aulas, teóricas e práticas, de acordo com o conteúdo e o programa curricular da disciplina. Além de ensinar a teoria musical, como, por exemplo, as notas e figuras musicais, também ensina os alunos a tocar instrumentos musicais.

A música desempenha um papel essencial na formação das pessoas. É muito importante que as crianças entrem em contacto com a música desde novas, até porque estimula ao desenvolvimento de várias partes do cérebro.

O Professor de Música não tem, então, como objetivo formar músicos profissionais. O principal objetivo é dar aos alunos ferramentas necessárias para que eles possam usar a linguagem musical como uma forma de comunicar.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Música encontra um mercado de trabalho amplo. Além de poder dar aulas a bebés e crianças em creches e escolas de primeira infância, também podem trabalhar em:

  • Escolas do 1º e 2º ciclos, públicas ou particulares
  • Escolas do ensino articulado
  • Conservatórios de música
  • Escolas de música
  • Escolas do ensino fundamental e médio (Brasil)
  • Universidades (cursos de Música)

Além destas, podes também dar aulas particulares, tanto na modalidade presencial como online. Podes tu mesmo abrir uma escola de música para crianças, jovens e adultos que queiram aprender.

Como entrar na carreira de Professor de Música?

Para seguires a carreira de Professor de Música em Portugal e dares aulas em escolas tens de concluir o mestrado em Ensino da Música. Esta formação é obrigatória para quem quiser dar aulas nas escolas públicas e provadas do 1º ciclo e posteriores.

Se quiseres dar aulas em escolas de música ou se quiseres dar aulas em casa, embora não seja obrigatória uma formação, é sempre vantajoso poderes apresentar um diploma na área da música.

Já se quiseres dar aulas nas universidades, então precisas tirar um doutoramento na área.

No Brasil, o Professor de Música precisa ter uma licenciatura em Música, Educação Musical ou Pedagogia (com especialização em Música). Assim como em Portugal, para dar aulas na universidade é preciso concluir um doutorado.

Onde estudar para ser Professor de Música?

Portugal:

Brasil:

O ensino da Música é um serviço essencial para a sociedade contemporânea. A aprendizagem desta arte fornece ferramentas únicas aos alunos e, por isso, o Professor de Música é um profissional que deve ser valorizado. Se esta é a profissão que escolheste para ti, então não desistas e investe na tua formação. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top