Curador de museus

Curador de Museus

O curador de museus é a pessoa que cuida e administra o Museu. Sendo assim, ele é o grande responsável por tudo aquilo que é feito nesse espaço. Esta não é uma profissão muito conhecida, mas é de grande responsabilidade. Se gostas de arte, esta pode ser, com toda a certeza, uma excelente escolha para o futuro. 

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Antropologia, Desenho, Filosofia, História, História da Cultura e das Artes, Línguas, Oficina de Artes
  • Idiomas: Francês, Inglês, Português

Para entender nos melhor esta profissão, vamos analisar a origem da palavra curador. Ela vem do latim “curador” e significa “tutor”. Um tutor é a pessoa que cuida e administra alguma coisa, ou alguém. Neste caso, o curador, ou tutor, faz a administração dos museus. 

Os curadores de museus cuidam da concessão das exposições, assim como tratam da montagem e da supervisão. Este é um trabalho que não se restringe a exposições, mas a todo o museu. 

Só por esta definição, podemos perceber que nem todos têm capacidades e conhecimentos para desempenhar estas tarefas. Uma formação em filosofia, história, ou história da arte pode ser de grande ajuda. Dependendo do museu, pode ser vantajoso ter uma formação em moda, estética ou restauração, por exemplo.

Se tens particular gosto por arte, então esta pode ser uma profissão muito interessante para ti. Viver rodeado de arte, e trabalhar com ela diariamente, pode trazer grande satisfação pessoal e profissional.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que diz respeito à profissão de curador de museus, assim como o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso?

Continua connosco! 

O que faz um Curador de Museus?

O curador de museus é a pessoa que cuida de todo o museu e do seu funcionamento. Isso quer dizer que é ele que cuida de tudo o que lhe diz respeito. Sendo assim, ele trabalha nas exposições, nas pesquisas, no marketing, nos recursos humanos, entre outras áreas. 

É o curador do museu que cuida da criação dos catálogos para as exposições e fazem a sua revisão.

Também é de sua responsabilidade organizar as exposições, assim como decidir aquilo que será exposto no museu. Sendo o maior responsável, é ele que avalia coleções de obras de arte, ou objetos históricos, científicos, ou técnicos.

Além disso, ele também contrata os profissionais para trabalhar no museu, assim como aqueles que prestam serviços esporádicos, como um avaliador, por exemplo.

Como podes perceber, estas são tarefas de grande responsabilidade, e nem todos são capazes de executá-las. É preciso ter conhecimentos técnicos de arte, mas também habilidades no que diz respeito ao marketing e recursos humanos. 

Para entenderes melhor o dia a dia de um curador de museus, vamos ver agora quais as tarefas e funções específicas que ele tem. 

Quais as suas funções

O curador de museus tem várias funções seu cargo. Vamos ver agora em maior detalhe.

  • Organizar coleções de obras de arte, ou objetos de caráter científico, histórico ou técnico
  • Adquirir obras de arte ou objetos para o museu
  • Garantir a conservação das obras de arte e objetos no museu
  • Catalogar o acervo
  • Definir qual a política de aquisição do acervo
  • Classificar o acervo do museu
  • Definir as políticas de exposição do acervo
  • Desenvolver catálogos de exposições
  • Divulgar coleções
  • Fazer o intercâmbio entre o museu e outras instituições, quer sejam elas particulares ou estatais
  • Fazer trabalhos  de investigação
  • Orientar trabalhos de investigação
  • Realizar conferências acerca das coleções de obras de arte e objetos do museu
  • Estudar novas técnicas e métodos de exposição ou preparação de obras de arte
  • Decidir quais as peças do museu necessitam de restauro 

Além de todas estas funções, o curador de museus também tem de assegurar a segurança do local, tanto dentro do espaço, como fora. Além disso, ele também tem como função organizar todo o transporte de obras, sempre que seja preciso.

Como já dissemos no ponto anterior, o curador também contrata as pessoas que vão trabalhar no museu, assim como os profissionais que sejam especializados na avaliação das obras e na comprovação da autenticidade das mesmas.

Saídas no Mercado de Trabalho 

O curador de museus pode trabalhar tanto no setor privado, como no setor público, dependendo do museu para o qual trabalha. É possível trabalhar em museus públicos, ou galerias privadas.

Como o trabalho do curador é muito grande, então, muitas vezes, divide-se este cargo em curador de museu e curador de arte. É muito requisitado por museus com um grande acervo de obras de arte e fica responsável apenas pelas obras e sua exposição. Todo o restante trabalho fica a cargo do curador de museu. 

Embora os salários possam variar bastante de instituição para instituição, na sua maioria são ordenados considerados bons.

Podes também trabalhar como freelancer, conseguindo trabalhos esporádicos para vários museus. Neste caso, os trabalhos podem durar vários meses.

Como entrar na carreira de Curador de Museus?

Para entrar na carreira de curador de museus é importante ter uma formação na área, como história da arte, história geral, filosofia, ou outras formações específicas como, por exemplo, moda, estética ou antropologia.

Como especialização, tens de optar pela curadoria de arte ou museus. É nesta especialização que vais conseguir obter todos os conhecimentos necessários para atuar na área. 

Além disso, todos aqueles que querem tornar-se curadores de museus, ou curadores de arte, devem frequentar o máximo de museus possível, tanto no país como no exterior, e acompanhar várias exposições. Assim, vais conseguir ter um currículo mais vasto, e isso é importante para te destacares no mercado de trabalho. 

Sem dúvida, fazer estágios em museus também é um bom ponto de partida. Outra possibilidade para entrares nesta carreira é apresentar projetos a centros culturais, galerias ou museus.

Onde estudar para ser Curador de Museus?

Portugal:

Brasil:

Se realmente o teu sonho é ser curador de museus, então investe na tua formação superior, mas não deixes de visitar o máximo de exposições e museus possível. Além disso, esforça-te ao longo da tua carreira para estares sempre a par das novas tendências. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima