Delegado de Informação Médica

delegado de informação médica

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Psicologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O delegado de informação médica é um profissional que divulga informações técnicas sobre medicamentos, produtos farmacêuticos, entre outros, aos médicos, entidades paramédicas e farmacêuticas.

Podemos dizer que este profissional é um vendedor, cujo foco são os profissionais das classes médica, farmacêutica e paramédica. O objetivo é dar a conhecer novos produtos para que estes sejam aconselhados aos pacientes.

Como é óbvio, esta profissão deve seguir uma norma ética, até porque falamos da saúde das pessoas. Então, não podemos divulgar informação errada, ou ocultar informações para conseguirmos melhores resultados.

É verdade que esta deveria ser uma prática de todos os vendedores, mas torna-se ainda mais importante quando falamos de produtos de saúde.

Se te interessas por esta profissão, então não podias estar em melhor lugar. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Delegado de Informação Médica?

O delegado de informação médica divulga informações técnicas sobre medicamentos, produtos dietéticos, farmacêuticos, entre outros produtos que devem ser usados sob orientação médica e/ou farmacêutica. Ele não vende ao público em geral. O objetivo é levar essas informações a médicos, farmacêuticos ou entidades paramédicas.

Sendo assim, podemos dizer que este profissional vende e faz a promoção de medicamentos e outros produtos similares. Mostrar as vantagens dos produtos e explicar a sua composição é a melhor forma de trabalhar. Além disso, é importante falar sobre os efeitos dos produtos, incluindo efeitos secundários possíveis.

Não basta vender estes produtos aos profissionais de saúde. É preciso também dar todo o tipo de apoio, como, por exemplo, dar a conhecer documentação científica e ir a congressos médicos.

Regra geral, o delegado de informação médica faz a promoção de produtos de uma determinada especialidade médica. Ou seja, eles podem promover só produtos ligados à urologia, à cardiologia, pediatria, entre outras especialidades.

Desta forma, os resultados conseguem ser muito melhores do que se estivesse a trabalhar com várias especialidades.

Os contactos e a relação que se estabelece com os profissionais de saúde é o segredo para o sucesso nesta profissão. Por isso, se nos dedicarmos a uma única especialidade, conseguimos estabelecer relações muito mais próximas.

Ainda não tens a certeza se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

A principal função do delegado de informação médica é dar a conhecer novos produtos farmacêuticos, dietéticos, entre outros. Portanto, o dia a dia deste profissional envolve visitar médicos, farmacêuticos e entidades paramédicas para dar-lhes a conhecer os produtos.

Além disso, este trabalhador precisa:

  • Fazer visitas periódicas a médicos
  • Visitar farmácias e entidades paramédicas periodicamente
  • Recolher opiniões sobre os produtos
  • Fazer relatórios sobre as visitas

É fundamental que estes profissionais tenham uma grande responsabilidade e sentido ético, ao mesmo tempo que devem ter uma excelente capacidade de comunicação e, como qualquer outro vendedor, precisam ser persuasivos.

É essencial que estejam sempre a par das novidades da área da saúde e farmacêutica. Todos os dias saem novos produtos e precisam estar a par do que está a ser desenvolvido para não serem apanhados de surpresa.

Seguir o código deontológico é imprescindível. Não nos podemos esquecer, nunca, que produtos de saúde devem ser vendidos com critério de segurança máxima. Qualquer erro pode causar danos à saúde e bem-estar das pessoas.

Por isso, não devemos, nem podemos, dar informações falsas ou ocultar informações importantes sobre o produto que estamos a apresentar.

Saídas no Mercado de Trabalho

O delegado de informação médica trabalha para empresas farmacêuticas. Estas empresas é que estão interessadas em dar a conhecer os seus produtos e, por isso, contratam este profissional para levar as informações junto de médicos, farmacêuticos e entidades paramédicas.

Embora as empresas farmacêuticas estejam sempre à procura de novos delegados de informação médica, a verdade é que a concorrência é forte. Existem muitas pessoas à procura de emprego na área e não é assim tão fácil conseguir uma oportunidade.

No entanto, como em qualquer profissão, com dedicação e perseverança, tudo é possível. Mesmo que pareça impossível, não desistas! Um dia vão dar-te a oportunidade que tanto procuras.

Conhece também a profissão de Promotor de Vendas

Como entrar na carreira de Delegado de Informação Médica?

Se queres seguir a profissão de delegado de informação médica, então deves procurar uma formação na área. Embora não seja obrigatório um curso superior, é vantajoso se tiveres uma licenciatura em ciências farmacêuticas.

Além disso, precisas ser credenciado pelo Infarmed. Esta credenciação é promovida pelos titulares de autorização de introdução/colocação de medicamentos e similares no mercado.

No Brasil, para seguir esta profissão, também não é necessária uma formação superior. No entanto, é fundamental ter um curso de especialização para ser um profissional qualificado na promoção e venda de produtos de saúde.

Onde estudar para Delegado de Informação Médica?

Portugal:

Brasil:

A equipa do Guia das Profissões não conseguiu reunir aqui informações sobre as instituições que oferecem o curso de especialização no Brasil. Se tiveres informações que possam ser relevantes, por favor, não deixes de nos enviar um e-mail ou deixa nos comentários. Ficamos-te muito gratos pela contribuição.

Depois de leres este artigo resolveste seguir mesmo a profissão de delegado de informação médica? Então está na hora de procurares uma formação na área para poderes entrar no mercado de trabalho com o pé direito. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top