Maquiadora (Maquilhadora)

maquiadora (maquilhadora)

Maquiadora, ou maquilhadora, ou ainda maquiladora, é a profissional que cuida da aparência do rosto na área da estética. Usando a maquilhagem, estas profissionais são capazes de valorizar o rosto, tornando-os mais jovens e corrigindo imperfeições.

Outros nomes para esta profissão: Maquilhadora, Maquiladora, Maquiador, Maquilhador, Maquilador

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Línguas, Literatura, Oficina de Artes, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Apesar de usarmos o feminino no nome da profissão deste artigo, a verdade é que existem muitos profissionais masculinos a exercerem atividade, e já mostraram e deram provas de que podem, sim, ser excelentes maquilhadores.

Aqueles que queiram seguir esta profissão, deverão tirar um curso profissionalizante na área, mas deverá reunir também algumas características essenciais, como o senso estético, por exemplo.

Se está a pensar seguir a profissão de maquiadora (maquilhadora), então continue neste artigo e saiba como é o dia a dia destes profissionais, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho, e como pode iniciar a sua carreira nesta área. Confira!

O que faz uma Maquiadora (Maquilhadora)?

A maquiadora, ou maquiador, tem como principal função melhorar e modificar a aparência dos clientes. Estas modificações e melhoras podem ter finalidade estética ou artística, dependendo do objetivo final do cliente e da sua área de atuação.

Sendo assim, cada uma das áreas em que atua implica diferentes exigências e habilidades. De entre as principais áreas, destacamos:

  • Festas
  • Teatro
  • Televisão e Cinema

Maquiador(a) de Festas

Este profissional usa a maquilhagem para melhorar a estética dos seus clientes para festas e eventos especiais, sejam eles homens ou mulheres. Sem dúvida, este é um dos trabalhos mais requisitados atualmente, especialmente no que diz respeito a festas de casamentos.

Neste caso, a pressão é grande, com horários muito curtos, o que implica conseguir um bom resultado em pouco tempo.

Além disso, não podemos esquecer que cada cliente tem as suas próprias exigências e, por isso, o profissional precisa ter uma boa capacidade comunicativa, lidando com as exigências de cada um.

Teatro

Os maquilhadores que trabalham no teatro, devem dominar técnicas de composição de personagens, atuando com maquilhagem artística.

Muitas vezes, é preciso fazer caracterizações que modificam o rosto dos artistas, o que implica uma maquilhagem realista.

Neste caso, o profissional tem de tirar um curso para aprender estas técnicas.

Televisão e Cinema

Uma maquiadora, ou maquiador, a atuar na televisão e no cinema, tem mais exigências técnicas do que aqueles que trabalham no teatro. No teatro, as modificações são facilmente feitas, pois o público está relativamente longe e não percebe os pequenos detalhes. O mesmo não acontece na televisão e no cinema.

Este é, normalmente, um trabalho de equipa, juntando o trabalho de todos os profissionais da arte dos filmes, séries ou novelas.

Quais as suas funções

Estes profissionais podem trabalhar em diferentes áreas e, por isso, as suas funções vão-se especificando conforme as diferentes necessidades.

No entanto, a sua função principal é sempre tornar o seu cliente mais bonito, trabalhando com contornos do rosto, iluminação, escondendo pequenos defeitos e valorizando os pontos mais bonitos do rosto.

Para exercer bem a sua profissão, a maquiadora, ou maquiador, tem de ser comunicativo e sociável, pois tem de lidar com o público, percebendo aquilo que ele deseja.

Além disso, é preciso estar sempre atento a novas tendências de maquilhagem, novas técnicas, assim como novos instrumentos que possam auxiliar no trabalho de maquilhagem.

Estes profissionais devem, ainda, ser criativos e perfeccionistas.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte dos maquilhadores são mulheres, por isso se fala sempre em maquiadoras. No entanto, têm aparecido cada vez mais homens a seguir esta profissão, e são igualmente aceites no mercado de trabalho, apesar de um certo estigma.

Existem várias opções no mercado de trabalho para os maquiadores, como por exemplo:

  • Salões de beleza
  • Spas
  • Empresas de eventos
  • Casamentos
  • Desfiles de moda
  • Teatro
  • Sessões fotográficas
  • Filmes
  • Televisão
  • Espetáculos Musicais

Como entrar na carreira de Maquiadora (Maquilhadora)

Esta profissão não precisa de uma formação na área. No entanto, se quer ser um bom profissional, é fundamental aprender técnicas de maquilhagem que possam oferecer resultados perfeitos.

É importante aprender sobre os diferentes tipos de pele, rosto, dos clientes, e como a maquilhagem pode ajudar em cada um dos casos.

Onde estudar Maquilhagem (Maquiagem)

Portugal:

Brasil:

Esta é uma profissão muito desafiadora, mas é, de igual modo, muito gratificante. Ver um bom trabalho feito e um cliente satisfeito, é algo que todos os profissionais da área querem.

É verdade que vai ter horários muito apertados, muitas vezes o stress vai tomar conta de todos os nervos da pele, vai trabalhar em feriados e fins de semana, mas, no fim do dia, vai sentir que o seu trabalho foi bem feito.

Sendo assim, esta é uma profissão para quem gosta de maquilhagem, para quem ama maquilhar os outros. Caso contrário, pode correr o risco de ter uma vida corrida, muito stressante, sem ter uma gratificação pessoal. Além disso, vai ser difícil fazer um bom trabalho se não gostar daquilo que faz.

Se o seu gosto por maquilhagem é grande, e se o seu sonho é tornar-se maquiadora, ou maquiador, não deixe de investir num curso profissionalizante, pois faz toda a diferença na hora de ser contratado!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima