Diretor Artístico

Diretor Artístico

O diretor artístico é a pessoa que dirige o processo de criação e realização artística. Não só trabalha no desenvolvimento da ideia, como também atua em todas as etapas do processo, incluindo aspetos administrativos. Trabalha em todas as áreas artísticas, desde o teatro, à televisão, à música, entre outras.

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Línguas, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Este profissional está na “linha da frente” da conceção artística, trabalhando lado a lado com os vários artistas envolvidos para, juntos, chegarem a um resultado que todos gostem e, principalmente, que o público goste.

Se gostas de arte e cultura, mas preferes trabalhar na conceção e idealização dos diferentes projetos, esta é uma excelente profissão para seguires.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um diretor artístico, quais as funções que tem no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Diretor Artístico?

O diretor artístico trata da direção do processo de criação e realização artística. Este trabalho inclui a conceção original do projeto, assim como o desenvolvimento das ideias na prática, como tratar dos aspetos cénicos, escolher as músicas a incluir num CD, entre outras coisas, dependendo da área artística.

Sendo assim, podemos dizer que este profissional é a pessoa que vai garantir que o projeto artístico estará 100% de acordo com o grau de exigência do público, e dos próprios artistas, produtores, entre tantos outros profissionais do ramo artístico.

Como ele tem de garantir que o projeto fique perfeito, tem de levar em consideração diferentes aspetos. Todas as etapas do processo têm de ser pensadas em todos os detalhes. Estando à frente do projeto, ele tem de tratar também das finanças e administração do projeto.

Além disso, o diretor artístico tem de formar a equipa de trabalho para o projeto, mas também tem de motivar e supervisionar a mesma. Todos os profissionais da equipa de trabalho respondem a ele e todos os conflitos e problemas são reportados ao diretor.

Sendo assim, se quiseres seguir esta profissão, tens de passar segurança a todos os profissionais e ter a capacidade para resolver os problemas que vão surgindo.

Como estarás à frente de todo o processo de criação do projeto, tens de ter capacidades artísticas, criatividade e, obviamente, tens de ter capacidades de direção artística.

Outro aspeto importante é a organização. Tal como qualquer outro profissional que esteja à frente de uma equipa de trabalho, é preciso ter uma grande capacidade de organizar o trabalho, horários, prazos e cronogramas.

Quais as suas funções

O diretor artístico é o principal responsável pelo processo de direção da criação e realização artística. Como vimos, isso inclui contratar a equipa de profissionais que vão trabalhar no projeto, assim como administrar todas as etapas, desde a conceção à finalização.

Na prática, este trabalho inclui:

  • Recrutar equipa de trabalho, como, por exemplo, produtores e coordenadores
  • Supervisionar a equipa de trabalho
  • Gerir a equipa de trabalho
  • Definir a estratégia artística
  • Planear etapas do projeto
  • Escolher reportório / peças / vídeos
  • Definir estética de disco, cartazes, entre outros
  • Definir a imagem dos artistas e figurinos (teatro e cinema)

Como podemos perceber, o diretor artístico está envolvido em todos os detalhes. Por isso, ele tem uma grande responsabilidade. É importante que saibas que, se quiseres seguir esta profissão, tens de assumir os sucessos, mas também os fracassos, sempre que for o caso.

Liderando uma equipa, tudo o que corre mal é da tua responsabilidade acima de qualquer outra pessoa. Se um técnico, um produtor, ou um artista falha, a culpa maior é sempre tua, até porque é tua função supervisionar e gerir o seu trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor artístico pode trabalhar no teatro, cinema, artes plásticas, música, entre outras produções audiovisuais, A maior parte dos diretores artísticos atuam como profissionais autónomos e independentes. Por isso, se quiseres seguir esta profissão, tens de pensar em construir a própria carreira.

Embora este profissional possa trabalhe em diferentes áreas artísticas, é importante dizer que atualmente não existe muita empregabilidade. Os artistas passaram a executar o trabalho dos diretores artísticos, especialmente na área da música.

Como entrar na carreira de Diretor Artístico?

Para entrares na carreira de diretor artístico não precisas ter uma formação específica. Muitos profissionais atuam na área sem ter um curso. No entanto, se queres entrar em força no mercado, é bom teres conhecimentos de direção artística. Existem já alguns cursos que vão ajudar a desenvolver as competências na direção.

Com a Internet, podes encontrar já vários cursos online que te vão ajudar a adquirir o máximo de conhecimentos nesta área, não só na direção artística em si, mas também na liderança de equipas.

Como o trabalho passa muito por liderar uma equipa, então é importante conheceres algumas técnicas que te ajudem a alcançar esses objetivos.

Onde estudar para Diretor Artístico?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho sempre foi estar à frente de um projeto artístico? Adoras espetáculo e cultura mas não queres estar na “frente das câmaras”? Então esta pode ser a profissão que encaixa na perfeição. Estuda bastante, envolve-te no meio, e luta sempre pelos teus sonhos. Nós temos a certeza que vais ter um grande sucesso pela frente.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top