Youtuber

Youtuber

A profissão de Youtuber é cada vez mais procurada por jovens, mas já existem muitos adultos que veem o Youtube como uma oportunidade de mudar de vida. Sem dúvida, esta é uma profissão que tem vindo a crescer muito e tem atraído cada vez mais pessoas, não só pelo retorno financeiro, como pela notoriedade que pode trazer.

Outros nomes para esta profissão: Celebridade do Youtube, Personalidade do Youtube, criador de conteúdo do Youtube

  • Modalidades: Teletrabalho, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Informática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

A internet veio revolucionar o mundo inteiro e são várias as oportunidades de trabalho que surgiram com ela, como, por exemplo, o Creator, o Digital Marketer ou o Community Manager.

Com a influência que o Youtube tem, e com os milhões de utilizadores que todos os dias visitam a plataforma, surgiu uma nova profissão. Hoje em dia, muitas pessoas vivem só de fazer vídeos para o Youtube. E é isso que faz o Youtuber: vive dos seus vídeos publicados no seu canal dentro do Youtube.

Se esta é uma profissão que te interessa e causa curiosidade, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira recente, mas que tem muito para oferecer!

Vem connosco!

O que faz um Youtuber?

O Youtuber trabalha unicamente para a internet, mais precisamente para o canal de Youtube. Esta é uma das profissões de futuro, sem dúvida. A internet veio alterar a forma como as pessoas agem e se comportam.

O consumo de conteúdos digitais é cada vez maior e isso fez com que a comunicação se alterasse. Foi nesse sentido que surgiram os Youtubers. É como se fosse um programa de televisão, mas na internet.

Esta forma de comunicação veio responder a uma necessidade maior do público em interagir com os comunicadores. As pessoas procuram uma ligação mais próxima, locais onde eles possam comentar, partilhar conteúdo que gostem. E o Youtube oferece-lhes essa possibilidade.

Hoje em dia, todos podem ter um canal no Youtube e criar os seus próprios conteúdos, os quais ficam visíveis para todos os que queiram. Os ganhos vêm da quantidade de pessoas que assistem aos seus vídeos. Ou seja, quanto mais pessoas assistirem aos vídeos do Youtuber, mais ele ganha.

São milhões de pessoas que todos os dias assistem a conteúdo no Youtube, e isso abre muitas portas àqueles que querem uma profissão ligada à comunicação. Sem dúvida, foram vários os anónimos que se tornaram verdadeiras celebridades nesta rede social e hoje contam com milhares e milhões de seguidores.

Além de se tornarem famosos, os Youtubers são hoje formadores de opinião e, por isso, várias marcas se associam a eles para fazerem publicidade aos seus produtos e serviços.

Então, além de ganharem dinheiro com as visualizações dos vídeos, eles também ganham pela publicidade que fazem à marca.

É importante deixar claro aqui que a profissão de Youtuber não é só para os mais jovens. Muitos adultos têm encontrado no Youtube uma forma de mudar de vida. Afinal, não são só os jovens que assistem a conteúdos nesta rede social!

Quais as suas funções

O Youtuber, ou personalidade do Youtube, é quase que uma espécie de realizador e celebridade da internet. Ele é o dono de um canal na internet. Sendo assim, ele é a cabeça de todo o projeto.

De entre as várias funções, podemos mencionar:

  • Pesquisar temas para abordar nos vídeos
  • Fazer o guião do vídeo
  • Planear e preparar o cenário
  • Gravar o vídeo
  • Trabalhar o vídeo depois de gravado (cortar partes do vídeo, editar, adicionar efeitos visuais e sonoros, entre outros)
  • Publicar o vídeo
  • Partilhar o vídeo
  • Publicitar o canal de Youtube

Quem achou que esta profissão era fácil, enganou-se! Não basta gravar um vídeo qualquer e publicar no Youtube. Sem dúvida, o público está cada vez mais exigente, e já não é qualquer vídeo que agrada.

É preciso muito trabalho antes de gravar, e muito trabalho também de edição do vídeo. Também é preciso ter equipamentos de qualidade, que captem uma boa imagem.

Quando os canais de um Youtuber já têm uma dimensão grande, é normal que tenham outros profissionais a trabalhar para ele, desde cameramans a editores de vídeo, ou até profissionais de marketing digital!

Saídas no Mercado de Trabalho

O Youtuber encontra hoje um mercado amplo e em crescimento. Sem dúvida, existem cada vez mais pessoas a assistirem a vídeos na internet. A maioria das pessoas assiste a vídeos de comédia, música, entretenimento, cultura pop e vídeos de DIY (Do it Yourself, ou Faça você mesmo).

No entanto, os vídeos podem ser de qualquer assunto! Podes fazer vídeos sobre História, podes dar “aulas” de algum assunto que estudaste… Bem, não existe limite para a produção de conteúdos no Youtube.

O importante é que seja um assunto que domines e que faças bem! Quando falamos sobre um assunto que nos interessa e que conhecemos, conseguimos um resultado melhor. E se o resultado é bom, as pessoas que assistem ao vídeo gostam, partilham, e começam a seguir-te.

O trabalho de Youtuber é um trabalho freelancer. Então, se queres seguir esta profissão, tens de saber que estás por tua conta e risco! Não há contrato de trabalho, nem segurança laboral. Mas também todos os resultados do teu trabalho vão para a tua conta bancária!

Como entrar na carreira de Youtuber

Não precisas de ter nenhuma formação para te tornares um Youtuber. No entanto, como esta é uma profissão que tem evoluído muito, não é mal pensado fazeres algum curso de preparação, workshops e formações.

Hoje em dia já encontras muitos cursos profissionais voltados para o Youtube e outras redes sociais. Sem dúvida, da mesma forma que as pessoas encontraram no Youtube uma forma de “ganharem a vida”, também as escolas sentiram a necessidade de oferecer esta formação para aqueles que querem entrar nesta carreira com o pé direito.

Nestes cursos, vais aprender a produzir roteiros e conteúdos que sejam interessantes para o público, vais aprender também a editar os vídeos e a adicionar efeitos, por exemplo.

Se queres começar em grande, então vê alguns dos cursos que podes fazer!

Onde estudar para ser Youtuber

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser Youtuber, então não deixes de lutar por ele! Esta é, sem dúvida, uma profissão com muito futuro, mas também vais ter de trabalhar muito se quiseres ter sucesso! Não deixes de tirar um curso de formação na área, porque vai ajudar-te bastante!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima